Zootecnia

Unidade: Aquidauana
Coordenadora adjunta: Deliane Cristina Costa

Informações:


Assista ao vídeo institucional do curso:

 

 

Criação do Curso

Zootecnia/UEMS foi o 1º curso de Zootecnia implantado no Estado de Mato Grosso do Sul e celebra, em 2023, 30 anos de criação e 29 anos de funcionamento. A criação da Faculdade de Zootecnia, nas dependências da antiga Escola Agrícola do município de Aquidauana, foi prevista no artigo nº 46 da Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul (05/10/1989), mas só foi efetivada em maio de 1993, por ocasião da criação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), sendo o primeiro vestibular realizado em julho de 1994 e as primeiras aulas ministradas em 08 de agosto de 1994.

Assim, dava início do Curso de Zootecnia, juntamente com a única universidade estadual de Mato Grosso do Sul, sendo o primeiro Curso a ser implantando na Unidade Universitária de Aquidauana.

 

Corpo docente

O Curso iniciou com um grupo de professores contratados e em 1998 a UEMS realizou seu primeiro concurso público para docentes efetivos, os quais tomaram posse e iniciaram suas atividades ainda em 1998.

O corpo docente do Curso é formado por 29 professores, dos quais 59% são Zootecnistas. No total são 23 docentes efetivos e 6 docentes contratados, entre os quais duas Psicopedagogas para atendimento AEE.

O Curso de Zootecnia foi pioneiro ao ofertar o Atendimento Educacional Especializado - AEE, com ações específicas para atendimento do plano educacional individualizado para acadêmicos com necessidades especiais.

 

Avaliações do Curso

Em 2005 o Curso teve sua primeira avaliação pelo Guia do Estudante recebendo 3 estrelas (bom). No ano de 2008 o Curso saltou para 4 estrelas (muito bom) permanecendo até os dias atuais (Guia da Faculdade).

No primeiro ENADE, realizado em 2004, o Curso de obteve conceito “2”. Em 2005 o aluno Ricardo Verdi foi considerado o melhor acadêmico de Zootecnia do Brasil devido à maior nota do ENADE, naquele ano. No último ENADE (2019) o curso foi conceituado com a nota “3”.

O último Processo de Reconhecimento do Curso ocorreu em junho de 2023, concedido pela Deliberação CEE/MS N.º 12.773, de 03 de outubro de 2023, tendo seu prazo de vigência concedido até 31 de dezembro de 2027.

 

Projeto Pedagógico

Desde sua criação, o Curso de Zootecnia passa por um contínuo processo de reflexão, amadurecimento e planejamento, buscando uma melhoria constante da qualidade do ensino e na formação de profissionais completos, ativos e integrados no mercado de trabalho.

A Zootecnia/UEMS já passou por quatro Projetos Pedagógicos. O primeiro, de 1994, que deu início ao curso; o segundo reformulado e implantado em 1997, o terceiro reformulado e implantado em 2006; e o quarto, reformulado e implantado em 2014, com adequações em 2019 e 2023. Todas as reformulações foram realizadas com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Zootecnia, e consideraram as especificidades regionais para atender às necessidades do profissional Zootecnista moderno. Neste mesmo contexto, o PPC passa, nos tempos atuais, por uma nova reformulação.

 

Conquistas

Em 2009, foi criado o Programa de Pós-graduação em Zootecnia - Produção Animal no Cerrado-Pantanal, stricto sensu, nível de mestrado.

Em 2016 recebeu da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul o cerificado de Honra ao Mérito, em comemoração aos 50 anos do Curso de Zootecnia no Brasil, uma vez que foi o primeiro Curso de Zootecnia no Estado.

O Curso possui, juntamente com a PGZOO, um Centro em Excelência em Ciência Animal do Cerrado e Pantanal - CECA-CP, que visa desenvolver projetos de forma independente ou em parceria com órgãos do governo, empresas público-privadas, institutos de pesquisa científica tecnológica e universidades.

 

Organização de eventos

O Encontro Científico da Zootecnia (ECZ), criado em 2012 é organizado por docentes, alunos de mestrado e graduação, e tem como objetivos integrar a comunidade científica da área de Zootecnia e áreas afins e oportunizar aos alunos a publicação e apresentação de seus trabalhos científicos. A Semana da Zootecnia é organizada pelos alunos do 5º ano, no formato de minicursos, com o objetivo de promover a atualização e capacitação em novas técnicas. A semana acadêmica “UEMS Mania” foi o precursor da Semana da Zootecnia e iniciou em 2001.

 

Egressos

O curso formou um total de 551 (quinhentos e cinquenta e um) Zootecnistas, os quais atuam nos mais variados ramos: profissionais de campo, professores, pesquisadores, extensionistas, pecuaristas, empresários, supervisores técnico-comerciais, gerentes, consultores, administradores rurais, Responsável Técnico, entre tantos outros. Em todos os setores do Agronegócio, movendo a engrenagem do desenvolvimento em suas áreas de conhecimento, com técnica, criatividade, competência e comprometimento, no Brasil e no exterior.