8ª Edição do UEMS na Comunidade acontece neste sábado (13) em Mundo Novo

Projeto de Extensão

8ª Edição do UEMS na Comunidade acontece neste sábado (13) em Mundo Novo

Programa de Extensão da UEMS leva atendimento e conhecimento universitário ao Cone-Sul do Estado

Por:Rubens Urue 10/04/2024 07:53

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), e com apoio da Unidade Universitária da UEMS/Mundo Novo, realiza neste sábado (13), das 14h às 19h, uma grande ação no município que visa levar atendimento em diversas frentes e promover conhecimento universitário à população local. As atividades ocorrem na Praça Oscar Zandalalli, rua Gercino Alves Rocha com Rua Filinto Müller.

Na 8ª Edição da caravana da UEMS na Comunidade em Mundo Novo, cerca de 320 integrantes da comunidade acadêmica da UEMS, entre docentes e técnicos de 13 cursos de 5 Unidades Universitárias, estarão envolvidos em diversas ações que promoverão cidadania, atendimento de saúde, e orientações diversas de diferentes cursos. A ação integra o maior Programa de Extensão da UEMS e já ocorreu nos municípios de Amambai, Jardim, Campo Grande, Dourados, Maracaju e Paranaíba e já atendeu um público estimado de 60 mil pessoas.

Os cursos envolvidos são as 3 graduações ofertadas na UEMS/Mundo Novo: Agronomia, Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental, além do Mestrado em Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental. As demais Unidades da UEMS que levarão atendimento à população mundonovense são: Amambai, com os cursos de Ciências Sociais e Pedagogia Intercultural; Ponta Porã, com os cursos de Administração, Ciências Econômicas e o Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos; Naviraí, com os cursos de Direito, Química e Engenharia de Alimentos; e Nova Andradina, com os cursos de Matemática e Sistema de Informação.

A edição pioneira do UEMS na Comunidade ocorreu no município de Jardim. Confira algumas fotos das ações.

A parceria para a execução desta Edição do Programa conta com o Governo Estadual de MS, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), Prefeitura de Mundo Novo, com as diversas Secretarias Municipais (Educação, Saúde, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Assistência Social e Cultura). A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul também promoverá ações de atendimento à população, entre outros agentes e instituições apoiadoras.

O UEMS na Comunidade é o carro-chefe das ações da PROEC e, de acordo com a responsável pela pasta, prof. Dra. Erika Kaneta Ferri, trata-se de uma ação crucial no âmbito Universitário em nosso estado, pois “é através do Programa que a UEMS desenvolve ações e atividades nas mais diversas áreas: educação, saúde, direito humanos e justiça, ciência, meio ambiente, tecnologia e produção, cultura, arte, lazer e serviços à Comunidade”.

De acordo com ela, a finalidade do UEMS na Comunidade promove a interação e a integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade do MS com diversos objetivos, “entre eles a promoção da vivência das realidades da população sul-mato-grossense, do fomento ao pensamento crítico por parte da comunidade acadêmica e com a promoção da reflexão das múltiplas realidades, sobretudo no atendimento às necessidades dos públicos em maior vulnerabilidade social”, ressalta Erika.

O programa conta com várias Parcerias e Colaborações, entre elas as organizações locais, governo estadual e municipal e outras instituições para abordar desafios comuns e promover o desenvolvimento sustentável da comunidade.

No município de Dourados, o Programa foi o primeiro de uma Universidade no Estado e ser realizado na Aldeia Jaguapiru.

Em resumo, a UEMS através do Programa UEMS na Comunidade não apenas fornecem educação e pesquisa, mas também desempenham um papel ativo no fortalecimento e no enriquecimento das comunidades em questão ofertadas as edições. Desempenhando um papel significativo nas comunidades em que estão inseridas, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social, cultural e educacional.

Acompanhe as redes sociais e ações do Programa UEMS na Comunidade seguindo as redes sociais @uemsoficial e @uemsnacomunidade , na plataforma do Instagram.

Serviço UEMS na Comunidade – 8ª Edição

Município: Mundo Novo

Horário: Das 14h às 19h

Local: Praça Oscar Zandalalli, localizada na rua Gercino Alves Rocha com Rua Filinto Müller