Acadêmicos de Pedagogia realizam Mostra Cultural

Acadêmicos de Pedagogia realizam Mostra Cultural

MARACAJU
Por:Liziane Zarpelon 17/11/2023 11:38

Os acadêmicos do 2°ano do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Maracaju, realizaram no dia 13 de novembro a Mostra Cultural de Pedagogia, com o tema “Vivenciando a arte inclusiva e a Diversidade Cultural”. A organização e realização do evento faz parte do Componente Curricular “Teoria e Prática do Ensino de Artes”, ministrado pela professora doutora Rosilene Moreira de Souza.

A Mostra Cultural de Pedagogia teve a participação do artista plástico de Maracaju, Jonathan Liws Corpes, que discursou sobre a importância da arte em todas as etapas da vida. Além de um bate-papo com os alunos, o artista plástico também realizou um trabalho no local enquanto ocorriam as apresentações preparadas pelos acadêmicos.

Artista plástico Jonathan Liws Corpes pintando sua obra durante a Mostra Cultural. (Arquivo pessoal)

A turma do 2° ano fez uma apresentação da cantiga africana “Funga Alafia”, cujo significado do nome é “seja bem-vindo (a)”, a cantiga tem como tradução de sua letra: em ti eu penso, contigo eu falo, gosto de ti, somos amigos. Após a apresentação, os acadêmicos Josivan e Alexander cantaram a música de origem indígena “Ûti xâne kopenoti - canção do índio” e explicaram sobre os objetos que estavam presentes, as vestes e colares indígenas.

Seguindo a mostra, os acadêmicos Alexander, Andressa, Gabriele, Joilson e Maria Aparecida realizaram uma apresentação teatral no qual teve o objetivo de refletir sobre o racismo. A apresentação foi encerrada com uma poesia “Diversidade” de Braulio Bessa.

Já as acadêmicas, Elaine e Flávia, fizeram uma apresentação explicando aos presentes sobre as vestes africanas e seus significados. A acadêmica Maielin trouxe informações sobre a Comunidade Quilombola de Maracaju, com exposição de fotografias que retratam suas vestes típicas e cultura, ao final ressaltou que a Comunidade Quilombola está aberta para visitação.

Registros das apresentações realizadas na Mostra Cultural. (Arquivo pessoal)

As acadêmicas de Pedagogia Giovana, Maria Aparecida, Natiellen, Silvia e o acadêmico Renan, do curso de Administração apresentaram uma dança ao som da música “Diversidade” de Lenine. Renan é cadeirante e se apresentou com o grupo representando a inclusão presente na universidade.

Registros das apresentações de dança e teatro. (Arquivo pessoal)

Como encerramento da Mostra Cultural de Pedagogia, os presentes ouviram a música “SER diferente é normal” de Lenine, que também foi interpretada em Libras para que as acadêmicas da UEMS com deficiência auditiva pudessem estar inclusas. A obra executada pelo artista plástico, Jonathan Liws Corpes, durante a Mostra foi apresentada ao final das atrações e doada gentilmente pelo artista para o acervo da UEMS.

Obra doada pelo artista plástico Jonathan Liws Corpes. (Arquivo pessoal)

Acadêmicos do 2º ano de Pedagogia. (Arquivo pessoal)