A Divisão de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), lança a VII Campanha de Integridade e Ética em Pesquisa nesta quinta-feira (20). Neste ano serão divulgados vídeos rápidos e explicativos do Comitê de Ética com Seres Humanos (CESH) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).
Clique aqui e confira os vídeos
A Chefe da Divisão de Pesquisa, Dra. Alessandra Paim Berti, destaca que a Divisão realiza a Campanha de Integridade e Ética em Pesquisa sempre no mês de Abril, objetivando trazer à tona a relevância desse tema na pesquisa científica da Universidade, especialmente tendo em vista que faz parte das ações previstas no Planejamento estratégico da PROPP, vinculado às metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UEMS.
“Dessa forma e, tendo em vista o alinhamento sempre presente entre as ações e políticas da PROPPI com o CESH e CEUA, é pertinente divulgar a Campanha com vídeos informativos, a fim de sanar dúvidas recorrentes, bem como, sensibilizar a comunidade acadêmica a ter esse olhar sobre a importância do cadastramento correto dos projetos, bem como, da responsabilidade ética e legal que os pesquisadores envolvidos precisam assumir na execução de projetos”, enfatiza Alessandra Berti.
A Profa. Dra. Tânia Mara Baptista, presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) ressalta que falar sobre ética no ambiente universitário é extremamente importante, pois assegurará uma educação comprometida, de qualidade, que forme cidadãos de responsabilidade com princípios e valores.
Nas ciências da vida a “bioética” busca garantir que os valores morais humanos não se percam, além de indicar os limites e as finalidades da intervenção do homem sobre a vida. A bioética é um princípio que deve reger o funcionamento e andamento das atividades da CEUA. Todos os procedimentos devem ser adotados seguindo os princípios do bem-estar e minimizando, ao máximo, o sofrimento desnecessário dos animais utilizados no ensino e na pesquisa.
“A CEUA desenvolve um trabalho primordial para que a nossa instituição mantenha funcionando Cursos de Graduação e Pós-graduação da área das ciências da vida. Nos seus 11 anos de funcionamento, a CEUA/UEMS tem trabalhado junto à comunidade acadêmica, em especial aos Cursos de Agronomia, Biologia e Zootecnia, tanto em nível de Graduação quanto Pós-graduação, com o intuito de assegurar que as normativas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) sejam respeitadas por todos os envolvidos na produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica”, disse Tânia Mara Baptista.
A Profa. Dra. Alessandra Machado, Presidente do Comitê de Ética em Seres Humanos (CESH) da UEMS, explica que há várias razões pelas quais é necessário seguir as normas básicas de conduta científica durante a pesquisa acadêmica. Diante da necessidade cada vez maior de publicar as produções científicas, tornou-se cada vez mais desafiador para os pesquisadores relatar uma pesquisa única e pioneira. Entretanto, a prática de divulgar dados incorretos e resultados científicos manipulados, infelizmente, ainda continua a ser seguida por alguns membros da comunidade acadêmica no Brasil e no mundo.
“Dessa forma, o Comitê de Ética em Seres Humanos (CESH) da UEMS desempenha um papel importante na definição e análise dos padrões que precisam ser cumpridos para que a ética em pesquisa seja cumprida. Por esse motivo, essa série de vídeos foi desenvolvida para auxiliar nossa comunidade acadêmica da UEMS a alcançar cada vez mais qualidade nos procedimentos éticos necessários”, falou a docente.