Comitiva da UEMS participa da 35ª Reunião da Rede ZICOSUR Universitário

Evento ocorreu em Salta, na Argentina

Por:Imprensa UEMS 09/04/2024 10:43

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) participou da 35ª reunião da Rede de Integração do Centro Oeste da América do Sul (ZICOSUR), em Salta, na Argentina, de 3 a 5 de abril.

Estiveram presentes no encontro representantes de Universidades do Brasil, da Argentina, do Paraguai e da Bolívia. Pela UEMS, participaram o reitor, Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, a Diretora de Relações Internacionais, Profa. Dra. Rosenery Loureiro Lourenço, o Coordenador Geral do Projeto UEMS na Rota Bioceânica/RILA, Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel e a servidora da Diretoria de Relações Internacionais, Mônica de Fatima Berno.

O ZICOSUR Universitário é um Grupo de Universidades Públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, que vem atuando em programas conjuntos para fortalecer a integração regional acadêmica e, por fim, consolidar o intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Um dos objetivos do evento foi fortalecer parcerias e ações de internacionalização entre as IES que compõem a Rede, além de promover a 35ª Plenária de Reitores, a 10ª Assembleia de Assessores Internacionais e o I Seminário Zicosur de Ciências Forenses.

Durante o evento a UEMS fez o lançamento do Edital de Mobilidade para mestrados sanduíches, que prevê 8 bolsas para estudantes das universidades que compõem a Rede, que devem vir para a UEMS no 2º semestre de 2024.

A participação da UEMS também se deu por meio de palestras, ministradas pela Profa. Rosenery Lourenço e pelo Prof. Ruberval Maciel, além de fala do reitor Laércio de Carvalho, convidando os presentes para o Pantanal Tech.

Em sua fala, a Profa. Rosenery compartilhou a experiência da UEMS, através da DRI, em fomentar a internacionalização através de Editais PIBICin, PIBICin-AFF, PIBEXin, PIBIDin, discorreu sobre a mobilidade de alunos da UEMS nos países da Zicosur além de apresentar os desafios e soluções encontradas pela UEMS para as mobilidades curtas.

Já o Prof. Ruberval abordou o projeto UEMS na Rota, que visa o desenvolvimento econômico, sustentável e social das comunidades do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, afetadas pela Rota Bioceânica, com ações integradas entre a academia, governo, setor privado e sociedade.

Em plenária, o reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, convidou a todos para o Pantanal Tech MS, evento que ocorrerá entre os dias 28 e 29 de junho de 2024, na Unidade Universitária de Aquidauana. Ele destacou a necessidade de se discutir sustentabilidade e produção, com práticas inovadoras, na região do bioma Pantanal.

“O evento foi muito importante para demonstrar o potencial da região e aproximar as universidades para pensarem ações conjuntas para a melhoria de suas realidades locais”, destacou a docente Rosenery.