Conheça o Projeto de Extensão CineGeo realizado pela UEMS/Jardim

Projeto de Extensão

Conheça o Projeto de Extensão CineGeo realizado pela UEMS/Jardim

A oficina aborda entretenimento e reflexão por meio de filmes e documentários

JARDIM
Por:Liziane Zarpelon 19/09/2023 15:38

O Projeto de extensão “CineGeo: entretenimento e reflexão por meio de filmes e documentários” é coordenado pela profa. Dra. Ana Maria Soares de Oliveira, docente do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Jardim. Neste mês o projeto acaba de realizar a 3ª edição da Oficina CineGeo, o evento foi realizado no Auditório da Unidade de Jardim no sábado, dia 16 de setembro de 2023.

A 3ª edição do CineGeo exibiu o filme “NOMADLAND”, baseado no livro Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century (Nomadland: Sobrevivendo à América no Século Vinte e Um), da jornalista Jéssica Bruder.

A Oficina contou com uma apresentação do projeto, exposição temática com banners explicativos do projeto e do filme, painel elaborado pelas acadêmicas voluntárias sobre o contexto e temáticas associadas ao filme. Após a exibição do filme foi realizada uma roda de conversa conduzida pelo prof. Dr. Gilson Vedoin (Curso de Letras) e pela profa. Dra. Greisse Quintino Leal, responsáveis pelo debate e reflexão do filme exibido.

Registros da 3ª edição da Oficina CineGeo. (Fotos: Arquivo Pessoal)

A Oficina reuniu professores, acadêmicos, dos cursos de Geografia e Letras, bem como o Gerente da Unidade, Hudson Lolli Ghetti, a secretária administrativa Léa de Fátima Maciel Gauna Martins, ambos colaboradores do projeto, bem como membros da comunidade. O CineGeo conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Jardim.

2ª edição CineGeo

Em 25 de agosto foi realizada a 2ª edição da Oficina do CineGeo com a exibição do filme “Uma História de Amor e Fúria”. A ação foi realizada no Centro de Convenções “Oswaldo Fernandes Monteiro”, no dia do encerramento da Semana da Educação Infantil e Feira Literária de Jardim-MS, a convite da Secretaria de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Jardim, na ocasião representada pela diretora Fernanda Pinheiro.

Registros da 2ª edição da Oficina CineGeo. (Fotos: Arquivo Pessoal)

Ao final da oficina foi realizada uma roda de conversa conduzida pelos professores Dr. Luiz Felipe Rodrigues e Dra. Lucimara Cabral Amarante, responsáveis pelo debate e reflexão do filme exibido. Confira algumas fotos da ação:

Próximas Oficinas

O Projeto CineGeo continua uma vez por mês, com oficinas e sessões fílmicas na UEMS, nas Escolas e na praça até o mês de dezembro.