Docente da UEMS/Ponta Porã conhece pesquisa da UFMS e busca estabelecer parceria em estudos sobre a erva-mate

PONTA PORÃ
Por:Rubens Urue 18/04/2023 13:43

Com o objetivo de formalizar futuras parcerias em pesquisas com a temática na erva-mate, o prof. Dr. Moisés Centenaro, da Unidade Universitária da UEMS de Ponta Porã, visitou o Laboratório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, em Campo Grande. De acordo com ele "o objetivo da visita foi conhecer a pesquisa inédita em nosso Estado sobre a erva-mate com potencial de gerar informações tanto do ponto de vista alimentício, farmacológico, saúde e bem estar, quanto do solo onde é cultivada, contribuindo para a melhoria da qualidade e produção".

Centenaro conheceu o espaço laboratorial da Faculdade de Medicina da UFMS da capital, sendo recebido pelo prof. Dr. Valter Aragão do Nascimento. O docente da UEMS informa que, além dos aspectos já mencionados sobre a erva-mate, "a espécie possui importância ambiental, podendo ser usada para a recomposição de reservas legais e áreas permanentes de proteção, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema".

A visita também visa estabelecer um intercâmbio junto à UFMS com foco em estudos que estão sendo conduzidos pelo Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos da UEMS/Ponta Porã. "A pesquisa em desenvolvimento pela UFMS pretende resgatar a cultura da erva-mate, patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul, sendo realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, que resultará na tese de doutorado da pós-graduanda Jacqueline Marques da Silva Gondim, sob orientação do professor Valter Aragão do Nascimento, que pretende caracterizar o produto por meio da análise de seus componentes nutricionais e contribuir para a construção de literatura específica", informa o docente da UEMS.

Para o professor Centenaro, a pesquisa caracteriza um marco importante para o desenvolvimento da erva-mate no Estado de Mato Grosso do Sul, pois estão sendo feitas análises físico-químicas das folhas, frutos e solos, de diversos municípios do estado. Com essa pesquisa poderemos entende melhor a composição química da erva-mate aqui no estado, e fazer comparações com os tipos de solos. É uma inovação que nos possibilita conhecer melhor a composição química da espécie aqui no estado, gerando valor e benefícios para o setor produtivo", finaliza.