Eixos de trabalho da UEMS integram metas instituídas pela Agenda ONU 2030

Eixos de trabalho da UEMS integram metas instituídas pela Agenda ONU 2030

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) passarão a ser sinalizados em divulgações institucionais

Por:Rubens Urue 18/06/2024 13:57

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS inicia uma Campanha específica voltada à popularização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolvida pelo Conselho Gestor da Instituição e implementada pela Diretoria de Comunicação Social (DCS). A Instituição já desenvolve iniciativas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Internacionalização em consonância com as ODS.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

De acordo com o reitor da UEMS, prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, "é fundamental para a UEMS vincular suas ações  junto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fortalecendo a busca pelo fim da pobreza, da proteção do meio ambiente e do clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil".

No link destacado abaixo é possível acessar e conhecer os detalhes das metas para cada um dos 17 ícones que integram as ODS. Os objetivos visam o cumprimento da Agenda 2030 com foco no âmbito social, econômico e ambiental.

Em estratégia definida pelo Conselho Gestor da Universidade com a Diretoria de Comunicação Social (DCS) a Campanha visando popularizar a pauta das 17 ODS junto aos públicos interno e externos da UEMS veiculará posts e materiais de comunicação e divulgação (artes, banners, faixas) e materiais de outras natureza (como editais) obrigatoriamente com o selo das ODS, conforme Manual de uso de Marca da Organização das Nações Unidas para este objetivo.

Constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Agenda 2030 foi definida no ano de 2015, com objetivos ambiciosos que abordam várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, econômico e ambiental) como foco na paz, na justiça e na eficiência das instituições.

A Agenda 2030, integrada pelas metas dos ODS são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e os povos e uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta. Conheça em detalhes cada um destes 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs .