Em cerimônia emocionante, Governador de MS empossa reitor Laércio de Carvalho

Após 20 anos, UEMS recebe o Governador do Estado para empossar a reitoria

Por: Eduarda Rosa

27/09/2023 18:54

Em uma cerimônia emocionante, o Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, empossou o reitor reeleito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dr. Laércio Alves de Carvalho, e a vice-reitora, Dra. Luciana Ferreira da Silva, para o quadriênio 2023-2027, na noite desta terça-feira (26), na sede da UEMS, em Dourados.

Após 20 anos, a UEMS recebeu o Governador do Estado pessoalmente para empossar o reitor da Instituição. O Governador Eduardo Riedel deu posse ao reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, no primeiro e segundo mandato. "Eu tive a alegria de dar posse ao reitor na última gestão, em quanto Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica de MS e agora ele reeleito, em uma votação histórica, o que demonstra o bom trabalho realizado em Mato Grosso do Sul.  Poder voltar aqui, como Governador do Estado para novamente poder empossar o reitor Laércio, a Luciana, toda a reitoria, para que dê continuidade a um trabalho de fortalecer cada vez mais a Universidade no âmbito do estado do Mato Grosso do Sul por diferentes demandas que nós temos em todo o Estado. A UEMS tem essa característica, 15 Unidades físicas e mais 13 Polos UAB/EaD, e isso faz da UEMS a Universidade do Mato Grosso do Sul. Eu e o Barbosinha temos um carinho muito grande pela UEMS e o trabalho tem sido totalmente correspondido".

O Vice-governador, José Carlos Barbosa, também esteve presente e registrou a alegria e a satisfação de ver a transformação da UEMS.  "Uma instituição que se transformou em árvore frondosa, um símbolo do conhecimento, da cultura, da extensão, da pesquisa, a UEMS presente em todos os recantos do Mato Grosso do Sul e hoje com a posse do reitor, da vice-reitora é momento de celebração e consagração dessa instituição que cresce, consolida cada vez mais como a instituição de ensino do Mato Grosso do Sul".

O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ficou muito emocionado e feliz durante a cerimônia. "É motivo de muita alegria, sem palavras perceber tanta emoção eu, a Celi e a Luciana, que representamos toda a comunidade acadêmica, só temos a agradecer a presença governador e vice-governador, de prefeitos, vereadores e instituições parceiras, nosso secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, deputados. Então, a gente tá muito alegre, muito feliz e o trabalho se renova, são mais quatro anos de de muito trabalho, para que a gente possa continuar com excelência do ensino, a Universidade obteve a nota máxima na sua avaliação externa e que a gente possa continuar trabalhando dentro das demandas da população de Mato Grosso do Sul com o apoio do nosso governador e do nosso vice-governador fica muito mais fácil. Então só tenho a dizer, a palavra é gratidão, muito obrigado. Que possamos ter uma grande posse, momento de festa, mas também de muita celebração e trabalho que vem pela frente".

O resultado da Eleição foi publicado pela Comissão Eleitoral em 7 de junho deste ano. A Chapa “UEMS Transforma +”, recebeu a aprovação, entre os votantes que compareceram, de 91,25% dos docentes; 88,33% dos técnicos administrativos; e 94,33 % dos alunos. As urnas foram distribuídas nas 15 unidades universitárias e nos 13 polos de educação a distância da UAB/UEMS.

O reitor acrescenta que  para os próximos quatro anos, junto com a nova equipe, com apoio do Governo do Estado e de todas as instituições parceiras, o objetivo é "continuar avançando a nossa atuação de ensino, pesquisa e extensão, principalmente, no interior do Mato Grosso do Sul  que é a nossa missão. E com isso nós pretendemos manter o nível de excelência das nossas atividades e trabalhar nas grandes frentes do Estado, junto a nossa comunidade acadêmica".

A vice-reitora, Luciana Ferreira da Silva, esteve oito anos à frente da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) da UEMS e agora assume o novo cargo. "É um momento especial demais na nossa vida, para a comunidade acadêmica, eu estou feliz demais e eu tenho total consciência da responsabilidade que a gente tem ao assumir junto com uma equipe os próximos desafios para os quatro anos. Eu posso dizer que nesses dez anos, oito à frente da PROPPI, eu pude avançar muito com a comunidade na proposição de novas políticas de pesquisa, na aprovação de novos programas de mestrados e doutorados. Em todas políticas que foram construídas com a comunidade acadêmica, com a representação dos nossos profissionais técnicos de atuação superior, com os nossos docentes, com os nossos alunos. E agora o meu desafio é fazer a integração das outras pastas, fazer a integração da pesquisa, da extensão, do ensino, da internacionalização, liderar essa equipe de excelência que nós temos para avançar na nossa missão, na nossa função social que é transformar cada dia mais vidas".

Após quatro anos à frente da gestão da UEMS, como vice-reitora, Celi Corrêa Neris, deixa seu legado "Nós fomos uma gestão muito importante pra UEMS, como todas as outras, mas eu quero destacar nesse tempo de gestão o avanço nas políticas de gestão que nós tivemos, tanto no ensino, na pesquisa e na extensão e nas políticas de inclusão que é assim uma "cereja do bolo" para mim, que aquilo que me move profissionalmente e eu tenho muito orgulho de deixar hoje a Universidade com uma política de inclusão sistematizada e que a partir dela poder avançar ainda mais para que a Universidade acolha cada vez mais aquele e aquela que não pode acessar até agora os espaços universitários e que a gente continue sempre com uma política de não deixar ninguém para trás".