UEMS tem 10 projetos de extensão contemplados em edital da Itaipu Parquetec

UEMS tem 10 projetos de extensão contemplados em edital da Itaipu Parquetec

UEMS tem 10 projetos de extensão contemplados em edital da Itaipu Parquetec

Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial da Itaipu Binacional

Por: Eduarda Rosa

28/08/2024 14:56

O Itaipu Parquetec divulgou, nesta terça-feira (27), o resultado final do Edital de seleção de Projetos de Extensão para o convênio Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial da Itaipu Binacional nos estados do Paraná e região sul do Mato Grosso do Sul. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) teve dez projetos aprovados. Confira:

- Compostagem inteligente: minhocultura como ferramenta de educação socioambiental  

- Conhecer, produzir e utilizar: contribuições das plantas medicinais e fitoterápicas para a alfabetização de crianças  

- Implantação de sistemas agroflorestais na Aldeia Indígena Amambai: com objetivos econômicos e ambientais 

- Implementação de estratégia de compostagem de resíduos orgânicos e divulgação de cartilha traduzida para Tupi-Guarani 

- Oficinas em gerenciamento de resíduos sólidos em escola indígena de Dourados/MS: Plano de Gestão de Resíduos Sólidos – PGRS  

- Os direitos da agrobiodiversidade em Guyra Roka 

- Recuperação Florestal com base na Erva Mate como planta de sub-bosque

- Sustentabilidade em Ação: Viveiro de Mudas e Horta Sustentável com Sistema de Irrigação Automatizado na Escola Rural Prof. Delmiro Salvione Bonin no Assentamento Casa Verde 

- Tempo é vida: Primeiros socorros no ambiente escolar

- UEMS NA COMUNIDADE: Contribuições para o desenvolvimento social e sustentável das comunidades negras e quilombolas do sul do estado do Mato Grosso do Sul 

Cada projeto será contemplado com quatro bolsas para alunos (R$ 700,00 até 12 meses) e uma bolsa para professor/a coordenação adjunta (R$ 1.400 até 12 meses) , 3 Notebooks Básicos para o projeto e custeamento de diárias/Alimentação e Deslocamento para realização das atividades do projeto em campo (conforme o edital).

O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, agradece a iniciativa da Itaipu Binacional por esse brilhante Programa que vai atender aos diversos projetos de extensão das diversas instituições do Mato Grosso do Sul e do Paraná. “E também parabenizo a todos os professores, técnicos, alunos que foram contemplados e aqueles que não foram contemplados, porque nós demonstramos toda a nossa capacidade e potencial de cada vez mais contribuir com o desenvolvimento do Estado, o desenvolvimento das cidades, das pessoas enviando mais de trinta propostas e sendo aprovadas dez propostas na nossa universidade. Isso reflete a nossa qualidade enquanto instituição e é isso que nos engrandece enquanto instituição pública, gratuita e de qualidade para que possamos avançar ainda mais novos projetos e novos desafios”, disse o reitor.

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS, Érika Kaneta Ferri, destaca que a UEMS está muito feliz com o resultado deste edital. “Destaco aqui meu agradecimento a todos/as os proponentes pela aprovação e empenho. Os recursos financeiros são essenciais para a execução e sucesso dos projetos de extensão universitária, pois permitem que as ações planejadas sejam viáveis, sustentáveis e impactantes. Além disso, é possível ampliar o alcance das ações extensionistas, atendendo um maior número de beneficiários e expandindo a atuação para outras regiões e comunidades, aumentando assim o impacto social”, ressaltou a docente.


Sobre o Edital

No edital foram selecionados 200 projetos de extensão e a concessão de 1.000 bolsas para graduandos e coordenadores adjuntos para as seguintes Instituições de Ensino Superior (IES): FAFIMAN, UEM, UNESPAR, UEL, UNIOESTE, UNICENTRO, UENP, UEPG, IFPR, UTFPR, UFPR, UFFS, UNILA, IFMS, UFMS, UFGD e UEMS. 

O Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial da ITAIPU Binacional tem como objetivo principal apoiar projetos de extensão universitária em instituições de ensino superior públicas no estado do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul, visando contribuir para a comunidade e fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade, com projetos tendo como foco principal os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU na Agenda 2030 e os seguintes eixos: educação ambiental; gestão em bacias; agricultura familiar, extensão rural e agroecologia; energias alternativas; plantas medicinais e fitoterápicos; piscicultura e pescadores; comunidades indígenas; gestão de resíduos sólidos e catadores; extensão universitária para ODS; saneamento rural e urbano. 

O Programa estabelece parcerias com específicas instituições de ensino superior, fortalecendo a interação entre a ITAIPU Binacional e as universidades, promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação, além de apoiar a curricularização da extensão nessas instituições de ensino.

Confira o resultado em: https://www.itaipuparquetec.org.br/links-extensao/?utm_source=site-links-extensao&utm_medium=lp-extensao&_gl=1*mt3zwj*_gcl_au*MTQ4MjE4OTk1Mi4xNzIzNTgxNzAz