UEMS, Governo Estadual, Prefeitura de Água Clara e MS Florestal lançam o curso de Tecnologia em Silvicultura

Oportunidade

Formação visa novos profissionais que contribuirão no setor florestal

Por:Imprensa UEMS 12/04/2024 18:36

Em cerimônia realizada no município de Água Clara na noite desta quinta-feira (11), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, MS Florestal e Prefeitura Municipal de Água Clara lançaram o curso de Tecnologia em Silvicultura, que conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

De acordo com o reitor da UEMS, prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, "é motivo de muito orgulho integrar um projeto tão inovador como esse, que une instituições públicas e privadas e, com isso, ampliamos nossa atuação de inovação e tecnologia no Estado de MS em atendimento às demandas do Estado, em particular das indústrias situadas da região do chamado "Vale da Celulose". Também destacamos que o curso de Engenharia Florestal, localizado em Aquidauana fornecerá todo o suporte para a formação dessa turma.".

De acordo com o reitor, outras ações internas da UEMS também estão em andamento para a região do Vale da Celulose de modo  fomentar e atender a população dessa região. "Cito o projeto de estágio regional do curso de Medicina em Ribas do Rio Pardo (atendimentos de Telemedicina) e também projetos de Medicina, além de iniciativas e projetos da Rota Bioceânica. Isso demonstra o compromisso da UEMS em levar o Ensino Superior nas regiões que precisam disso em favor do desenvolvimento sustentável", conclui Laércio. ", destacou Laércio Alves de Carvalho.

A prefeita de Água Clara, Gerolina da Silva Alves, "essas parcerias mostram o comprometimento das instituições com o desenvolvimento da nossa cidade e da região. É um esforço conjunto entre a Prefeitura, o Governo do Estado, a UEMS e a MSFLORESTAL. Nós temos condições de ser também, não só a capital do MDF, mas também a capital do vale da celulose, estamos inseridos na rota do desenvolvimento. As ofertas de trabalho de multiplicam e precisamos garantir um futuro melhor para nossos jovens, garantir mão de obra qualificada aqui na região!”, afirmou a chefe do Executivo municipal.

"Essa parceria com UEMS reflete nossos valores de proporcionar oportunidades para a comunidade na área da educação. Acreditamos que essas iniciativas são um exemplo de como a colaboração entre os setores, público e privado, podem gerar um impacto positivo e duradouro. Estamos empolgados em contribuir com o crescimento e desenvolvimento dessas futuras gerações, fornecendo o que precisam para alcançar seu pleno potencial", expressa Marisa Coutinho, Gerente de Relações Institucionais, Governamentais e com Comunidades da MS Florestal" , ressalta Marisa Coutinho, Gerente de Relações Institucionais, Governamentais e com as Comunidades da MS Florestal.

O pró-reitor de Instituição, prof. Dr. Walter Guedes destaca que a implantação do Curso Tecnólogo em Silvicultura na cidade de Água Clara está alinhada ao papel da Universidade em promover o desenvolvimento territorial atrelado às potencialidades regionais do estado de Mato Grosso do Sul. "O Tecnólogo em Silvicultura é um profissional que desempenha um papel fundamental na gestão e preservação das florestas, com conhecimento especializado em técnicas de cultivo, manejo e conservação de florestas e ecossistemas florestais. A proposta do Curso atende a uma necessidade da sociedade frente à atual conjuntura socioeconômica e ambiental do estado, incorporando tecnologias e subsidiando o processo produtivo nos atuais sistemas de produção existente", informa Guedes.

Por fim, o coordenador do curso, prof. Dr. Allan Mota, informa que "o processo seletivo discente será por meio do desempenho escolar durante o ensino médio, ou seja, será utilizado o histórico escolar deste nível educacional para selecionar os acadêmicos para o curso de Tecnologia em Silvicultura. O processo seletivo está previsto para realização até julho de 2024".

Ele ainda explica que os 40 acadêmicos do curso farão, em dois anos e meio, disciplinas sob responsabilidade de professores mestres e doutores. Disciplinas cujas as temáticas são necessárias a produção de madeira visando o abastecimento industrial. As temáticas ministradas serão voltadas a produção silvicultural como manejo e fertilidade do solo, produção de mudas arbóreas, inventário florestal, geoprocessamento e colheita florestal serão alguns dos conhecimentos repassados aos futuros Tecnólogos em Silvicultura. O Tecnólogo em Silvicultura poderá atuar nas mãos diversas áreas do setor florestal, um dos setores econômicos que mais cresce e se desenvolve no Estado de Mato Grosso do Sul", finaliza Mota.

Para acompanhar as novidades sobre o curso, é preciso acessar o site da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul www.uems.br e acessar as notícias sobre a oferta da graduação em Tecnologia em Silvicultura a ser ofertado em Água Clara.

Mais informações sobre o curso

O título de tecnólogo é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como uma qualificação de nível superior, com diferença de ser um curso de menor duração e focado na prática profissional. O início das aulas está previsto já para o segundo semestre de 2024.

O curso terá duração de dois anos e meio. Toda população poderá participar do processo seletivo, assim como colaboradores da empresa que buscam capacitação superior na área.
Em agosto de 2023, o curso foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMS (CEPE). Demais detalhes, como processo seletivo dos alunos e data de início das aulas, serão posteriormente definidos conforme cronograma da Universidade.

Com informações de Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc.