Entre livros, ideias e encontros que atravessam fronteiras, os acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) estão vivenciando uma nova experiência extramuros: a participação na 1ª Bienal Pantanal. Mais que uma visita às instalações e aos novos títulos do universo literário, a proposta tem como objetivo promover uma verdadeira imersão no universo da cultura, educação e troca de saberes, reafirmando o papel transformador da leitura e da universidade pública.
A “recém-nascida” bienal já estreou inserida no circuito nacional de literatura, reconhecida como um espaço criado para o fortalecimento da cultural local e de troca de experiências entre municípios sul-mato-grossenses e países vizinhos. São 100 convidados de Mato Grosso do Sul, nove estados brasileiros e três países sul-americanos.
Os primeiros a chegar às instalações foram os acadêmicos do curso de Letras, da unidade universitária de Cassilândia. Durante o sábado (4) e domingo (5), eles viveram experiências formativas além da sala de aula, ampliando o contato com autores, obras e práticas culturais diversas.
Para o professor de Educação Especial na UEMS, Lucas Roberto Machado Simões, o evento foi ‘extremamente enriquecedor, oferecendo valiosas oportunidades de aprendizado e crescimento tanto para os discentes quanto para os docentes’. “Aguardo com entusiasmo a possibilidade de participar de futuras edições”.
O acadêmico Ismael Sales Sousa, disse que ‘nunca havia estado em um evento intelectual e inspirador de tamanha magnitude’. “Como futuro professor, considero essa experiência extremamente necessária e enriquecedora para a sociedade. Foi uma oportunidade única de estarmos em contato com livros belíssimos, escritores admiráveis e pessoas incríveis”.

De acordo com o acadêmico Blendon Barbosa Veras, a UEMS ter disponibilizado o transporte foi fundamental para tornar essa vivência possível. “Tivemos o privilégio de estar presente em dois dias da bienal, um evento importantíssimo por valorizar a literatura, autores e cultura - as riquezas do nosso estado. Nós de Cassilândia viajamos quase 900 km - contando ida e volta - mas valeu cada segundo. Deixo meu sincero agradecimento a toda a equipe organizadora, que contribuiu para que esses dias se tornassem verdadeiramente inesquecíveis em minha trajetória acadêmica e pessoal”.
A aluna Nicole Maria de Oliveira Freire, afirmou que o evento ‘superou expectativas’. “O lugar, a atmosfera e a programação estavam excelentes. Essa vivência ampliou minha compreensão sobre o papel do professor como mediador da leitura e sobre a importância de promover o hábito de ler de maneira criativa e acessível. Como futura docente, considero essa experiência fundamental para minha formação, pois ela me motivou a refletir sobre práticas pedagógicas que despertem o interesse dos alunos pela leitura e contribuam para o desenvolvimento do pensamento crítico e do prazer em aprender”.
Conforme a acadêmica Izabel Cristina Costa, o evento proporcionou novas descobertas e reforçou a importância da leitura e literatura na sociedade’. “Eu descobri novos autores e obras, palestras de grande satisfação pessoal. A visita ampliou meus conhecimentos sobre temas atuais, mexeu com minha estrutura emocional, despertou-me para a valorização do tempo e também dedicação ao próximo. Foi simplesmente incrível!”.
Já o acadêmico Alastair Mickail avaliou como uma oportunidade de ouro tanto para o conhecimento voltado ao curso quanto para o conhecimento pessoal. “Descobri diversos autores de Mato Grosso do Sul assim como assisti a palestras que mudaram minha visão sobre diferentes teorias. Foi realmente uma oportunidade incrível. Agradeço a atual gestão da universidade, espero futuramente poder repetir a experiência e desejo que as novas turmas também tenham essa chance”.
Além dos mais de 20 mil títulos, representando 200 editoras brasileiras, o público poderá participar de palestras, conferências, seminários, oficinas, lançamentos literários, exposições, mostras audiovisuais e até atrações gastronômicas com foco na culinária regional. Ao todo, estão sendo disponibilizadas de forma 100% gratuita 129 atividades, distribuídas em 108 horas de programação, que seguem até o dia 12 de outubro.
A programação completa da Bienal Pantanal pode ser acessada no site do evento. (https://www.bienalpantanal.com.br/programacao ). Para mais informações sobre as atividades da universidade e editora acesse nossas redes oficiais nos perfis @uemsoficial @proec.uems @editorauems .
