Inscrições abertas para o doutorado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais

PGRN

As inscrições seguem abertas até 15 de junho

DOURADOS e NAVIRAÍ
Por:Liziane Zarpelon 16/05/2023 15:45

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em RECURSOS NATURAIS (PGRN) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de aluno regular do Programa, nível doutorado, para ingresso no segundo semestre de 2023.

Acesse o edital em https://www.uems.br/editais/detalhes/008-2023

As inscrições iniciaram em 15 de maio e seguem abertas até 15 de junho de 2023. Para se inscrever acesse: https://sigpos.uems.br/uems-sigpos/portal

A documentação exigida para inscrição deve ser enviada dentro do prazo, para o endereço eletrônico pgrn@uems.br. O Boleto Bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100 será gerado após o(a) candidato(a) se cadastrar no site da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNAEPE), ao qual será redirecionado a partir do Portal da Pós-Graduação UEMS. O pagamento do boleto poderá ser feito até às 10h (horário MS) do dia 15 de junho de 2023.

Para esse processo seletivo serão selecionados até 07 candidatos. As vagas serão preenchidas por ordem de classificação final. As dúvidas referentes ao Processo Seletivo devem ser encaminhadas ao e-mail pgrn@uems.br

Sobre o PGRN

O PGRN tem como objetivos principais formar profissionais com conhecimento interdisciplinar, que contribuam para o desenvolvimento regional, sobretudo no reconhecimento e exploração responsáveis dos biomas Cerrado e Pantanal, habilitando-os ao uso e desenvolvimento de ferramentas específicas para a identificação, prospecção, e monitoramento de recursos naturais. Para tanto, o PGRN está estruturado em três linhas de pesquisa:

• Ambientes Naturais: tem como foco avaliar as condições ambientais (solo, água, atmosfera e biota), principalmente a relação da biodiversidade regional com os fatores abióticos, como pesticidas, resíduos industriais, queimadas, entre outros distúrbios.
  • Produtos Naturais: visa pesquisar e identificar fontes naturais e interpretar como estas podem ser utilizadas na farmacologia, na indústria de alimentos, em bioenergia, em biotecnologia entre outras, com o menor impacto possível ao meio ambiente.
  • Materiais e Métodos Aplicados aos Recursos Naturais: procura desenvolver metodologias de análises e materiais avançados (biomateriais, nanomateriais, cerâmicas, polímeros, vidros, cristais entre outros) que possam ser utilizados em processos, diagnóstico e monitoramento dos recursos naturais.

-
Conheça mais sobre o PGRN em www.uems.br/cursos/pos-graduacao/recursos-naturais-doutorado-dourados

Neste link você encontra os editais e os anexos do processo seletivo: