Mais de dois mil moradores de Maracaju e região foram beneficiados durante as ações realizadas pela caravana UEMS na Comunidade, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal. O evento foi realizado no sábado (04) e contou com uma programação completa voltada para toda a família, com orientações, serviços e atividades 100% gratuitas.
A Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), Profa. Dra. Erika Kaneta Ferri, informou que a UEMS levou uma verdadeira força-tarefa com cerca de 200 pessoas entre acadêmicos, professores e técnicos. “Foram oferecidos atendimentos gratuitos em saúde, atividades culturais, ações de educação, meio ambiente, cidadania e direito, promovendo integração, conhecimento e serviços essenciais à comunidade. Nosso compromisso é seguir como uma universidade inclusiva, atuante nas demandas sociais e contribuir cada vez mais para o desenvolvimento regional”.

O Reitor da UEMS, prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, enfatizou o impacto positivo e o papel transformador da iniciativa. “Nossa missão enquanto instituição pública vai além de formar bons profissionais, mas também o de promover, por meio do acesso ao conhecimento, um impacto positivo na melhoria da qualidade de vida para todos”.
De acordo com o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, a parceria foi importante por levar os serviços mais próximos à população. “Nossas secretarias estão aqui ampliando o alcance e garantindo soluções ainda mais próximas das reais necessidades da população. Estou muito feliz com todos os serviços e atendimentos recebidos pelos moradores do nosso município”.
O gerente da unidade universitária de Maracaju, prof. Dr. Alex Sandro Richter Won Muhlen, ressaltou que a UEMS está fazendo mais uma grande entrega para a comunidade. “A UEMS se aproxima da comunidade cada vez mais, atendendo demandas, principalmente com relação à extensão. Estão participando vários grupos de alunos, das unidades de Maracaju, Dourados e Jardim, todos com muitas atividades que beneficiam diretamente os cidadãos”.

O acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e bolsista do Itaipu Parquetec, Reinaldo Rodrigues, esteve orientando os moradores com informações sobre inclusão digital. “Auxiliamos muitos moradores a fazer o cadastro no aplicativo Gov.br, que oferece inúmeros serviços como acesso a documentos digitais (carteira de trabalho, certificado de vacinação), assinatura eletrônica, prova de vida, consulta a benefícios, entre outros. Nosso objetivo é promover a inclusão digital, dando mais autonomia a eles”.
Para a moradora Elen Fernandes, o UEMS na Comunidade foi o diferencial desse final de semana. “Muito importante pra nós, com toda certeza. Eu trouxe meus filhos que puderam cortar o cabelo e se divertir nas atividades oferecidas para as crianças e os jovens. Também visitei as barracas e tive a oportunidade de aproveitar vários serviços. Que o programa possa voltar mais vezes”.
Participam acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Química Industrial, Química licenciatura, Turismo, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Física, Física, Matemática, Letras, Geografia, Direito, Pedagogia, Administração, Agronomia, das unidades universitárias de Dourados, Jardim e Maracaju.

O Governo do Estado ofereceu os serviços de emissão do novo RG, atendimento da Defensoria Pública, atividades organizadas pela Fundesporte e orientações do Procon. A Prefeitura de Maracaju disponibilizou equipe de imunização, assistência social (CRAS e CadÚnico), conselho tutelar, atualização do CPF com auxílio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA).
A população contou ainda com ações dos parceiros: exames de preventivo e mamografia (CASSEMS), Pintura Artística (Escola de Idiomas Five), teste de visão; cartório de protestos; corte de cabelo, pipoca, algodão doce e outras ações pelo Instituto Pequeno Cidadão.
Histórico - O programa "UEMS na Comunidade" foi lançado em 2023, com a primeira edição realizada em Jardim (MS), no mês de abril daquele ano. A iniciativa tem como objetivo levar a extensão universitária às comunidades, promovendo atividades de cultura, ciência e serviços de cidadania em diversos municípios do Mato Grosso do Sul.
Desde o início, o programa já impactou mais de 100 mil pessoas em diversos municípios com milhares de atendimentos a comunidades em situação de vulnerabilidade social, indígenas, quilombolas e assentamentos. O trabalho consolidado da comunidade acadêmica e parceiros reforçam ainda mais o compromisso da UEMS em promover cidadania, inclusão e desenvolvimento regional por meio da extensão universitária.
Para acompanhar as atividades e novidades do programa, siga as redes sociais oficiais @uemsoficial e @uemsnacomunidade.
