PROINCA 2023: UEMS recepciona calouros com shows e palestras

Show, Entregas e Mesa Redonda têm o objetivo de integrar estudantes

DOURADOS
Por:Eduarda Rosa 28/03/2023 14:37

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) iniciou nesta segunda-feira (27/03), em Dourados, as atividades do Programa de Inclusão do Calouro (PROINCA) para recepção dos novos acadêmicos. O Programa tem a intenção de informar e orientar os estudantes que ingressam na vida acadêmica. As ações ocorreram conjuntamente com as atividades de lançamento das comemorações de 30 anos da UEMS.

A Programação contou com o Show do Grupo Sampri, a solenidade Oficial de comemoração dos 30 Anos da UEMS no período da manhã. A tarde ocorreu o Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação da UEMS (Participação de Pró-Reitores e Diretores); e a Mesa Redonda: Cotas, Diversidade e Inclusão. E fechou com o Show de Almir Sater no período da noite.

Anualmente, nos primeiros meses de início das aulas, tanto a UEMS de Dourados quanto as outras unidades universitárias promovem ações diversas como palestras, mesas redondas e demais iniciativas que promovam interação entre veteranos e novos estudantes e que, principalmente, levem informação aos estudantes.

A profª Susylene coordena o Proinca (Programa de Inclusão do Calouro) há três edições e destaca que a UEMS faz 30 anos com muito vigor e cada vez mais inclusiva e o PROINCA  não podia se falhar a essa temática. “Nós vamos durante os dias de festividades aí do Proinca, tanto aqui na sede quanto nas Unidades falar da questão das cotas, da diversidade, da pessoa que tem algum tipo de necessidade especial e que precisa de acolhimento, então todas essas questões serão tratadas nesses dias, para que nós possamos durante o ano letivo de 2023 e ao longo dos anos vindouros da UEMS trazer as pessoas pra dentro da nossa Universidade com a certeza de um acolhimento fraterno, preciso e em nome do conhecimento que as pessoas venham aqui buscar”.

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS, Érika Kaneta Ferri, destaca que anualmente o Proinca é realizado com o objetivo de aproximar o calouro, para que ele conheça a Universidade, que ele conheça as ações e especialmente que ele conheça os auxílios e bolsas para que eles possam acessar. “É um dia de festa para que ele perceba também que a Universidade é um lugar que ele não veio também só para estudar. É um lugar onde tem show, onde ele pode fazer outras coisas, além do ensino, a pesquisa, extensão também nós temos atividades culturais, de esporte, de lazer e que ele pode vir participar. Então a mensagem que a gente também deixa no PROINCA é dizer também que essa Universidade pertence a estudante”, fala Érika.

A Chefe da Divisão de Atendimento Estudantil, Magda Carvalho Fernandes, relatou que a Mesa Redonda: Cotas, Diversidade e Inclusão - Acolhimento nas ações da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul foi realizada conjuntamente pela Divisão de Atendimento Estudantil (DAE) e Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE). “A mesa redonda que ocorreu trabalhou a questão das cotas e da inclusão que a UEMS vem buscando por meio de reserva de vagas para indígenas, para negros, pretos e pardos, reserva de vagas para pessoas com deficiência, que é a nossa novidade desse ano. Então, representantes desses segmentos explicaram muitas vezes o que os alunos não compreendem que é desse sistema de cotas. E nesse momento, a gente está indo para além da sala de aula, dos conhecimentos que se desenvolvem em sala de aula. Então, a ideia da mesa é da gente poder trocar uma ideia com o aluno sobre essa proposta de inclusão da UEMS”, disse Magda.

A Mesa Redonda contou com a participação da Prof.ª Dra. Celi Corrêa Neres (vice-reitora UEMS), Prof.ª Dra. Cíntia Santos Diallo (Coord. CEPEGRE), Prof.ª Dra. Marinete Rodrigues (Docente UEMS) e Prof. Dr. Diógenes Egídio Cariaga (Docente UEMS), com mediação da Prof.ª Dra. Magda Carvalho Fernandes (Chefe da DAE). Ao final será aberto espaço para debate.

O evento foi organizado pela Pró-reitoria de Ensino (PROE) em conjunto com a Divisão de Atendimento Estudantil (DAE), vinculada à PROEC. Os acadêmicos das demais Unidades também terão formas de acolhimento organizadas pelos gestores locais, coordenadores de curso e gerentes das unidades. Essas ações ocorrerão de 28 de março a 05 de abril.