A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizou neste sábado (31) mais uma importante ação do Programa UEMS na Comunidade, por meio da maior caravana universitária do Estado, promovendo agendamento para emissão do novo RG, atendimento ortopédico e ginecológico, exame oftalmológico, balcão de empregos, conhecimento sobre cidadania, educação ambiental, turismo e extensão, quiz entre história e brincadeiras, adubos e hidroponia em casa, fungos na agricultura e minhococultura foram alguns dos serviços disponibilizados pelo Programa de Extensão UEMS na Comunidade, que nesta 15ª edição foi realizado no Residencial Ramez Tebet, no último sábado, dia 31 de agosto.
Esta é a quinta vez, que a capital de MS, Campo Grande, recebe uma ação do Programa, coordenado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC). Professores e acadêmicos dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental, Pedagogia, Turismo, Dança, História, Ciências Biológicas, Medicina e Administração Pública participaram da ação com as mais diversas atividades.
O reitor, Laércio de Carvalho, destacou a importância deste projeto, não só para a instituição, quanto para a comunidade. “O UEMS na Comunidade é a perfeita representação do papel da Universidade, é a nossa essência, é isso que a UEMS faz, estar com o povo, na Capital e no interior, avançando com estudo, pesquisa e extensão que é o que transforma a vida”, concluiu.
Já a vice-reitora, Luciana Ferreira, agradeceu aos parceiros, que se engajaram ao projeto. “Essa é uma grande oportunidade de aproximação entre a comunidade acadêmica e a população, mas que só é possível graças as parcerias, como o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por exemplo”, ressaltou Luciana.
Comunidade
Karina Graciela Ramires é moradora da região há pelo menos 15 anos e disse que o bairro nunca tinha recebido uma ação como esta. “Hoje eu vim aqui pra agendar o novo RG pra dois dos meus quatro filhos, uma facilidade muito grande pra gente que não tem condições de ir sempre aos pontos de atendimento”.
Já o senhor Athayde Vicente Ventura, que é tesoureiro da Associação de moradores do Residencial Ramez Tebet acredita que a ação é uma excelente oportunidade para que os jovens conheçam a Universidade e saibam que podem ter acesso a todos esses serviços. “Tem coisas que esses jovens nem imaginam que podem usufruir, é uma forma de agregar conhecimento para o nosso povo”, concluiu.
Acadêmicos
Larissa da Silva Benites está cursando o primeiro ano de agronomia e participa pela primeira vez do Projeto. Segundo ela a receptividade da população ao conhecimento que está sendo repassado é o mais interessante. “A interação com a comunidade e o interesse deles pelo que estamos ensinando é o mais gratificante”.
Participando pela terceira vez, a acadêmica do primeiro ano do curso de História, Bianca Alencar conta que todas as vezes que participou foram incríveis. “Nós trouxemos um quis de História Geral e brincadeiras com argila para crianças, e a nossa proposta é levar conhecimento de história geral de uma forma prazerosa e ainda chamar a atenção das crianças para o tema”.
Já a acadêmica do primeiro ano de Medicina, Geovana Custódio Molinari, participa pela segunda vez e ressalta a oportunidade que o programa oferece de exercitar o aprendizado. “Aqui no UEMS na Comunidade podemos ter o primeiro contato prático com a população. Hoje estamos aferindo a glicemia, a pressão arterial e orientando quanto ao uso de algumas ervas no tratamento da pressão arterial”.
Mais sobre o UEMS na Comunidade
O Programa de extensão da UEMS já desenvolveu ações nos municípios de Amambai, Jardim, Campo Grande (5 edições), Dourados, Mundo Novo, Ponta Porã, Maracaju, Assentamento Itamarati, Miranda e Paranaíba e já atendeu um público estimado de 80 mil pessoas.
O UEMS na Comunidade é o carro-chefe das ações da PROEC e, de acordo com a responsável pela pasta, prof. Dra. Erika Kaneta Ferri, trata-se de uma ação crucial no âmbito Universitário em nosso estado, pois “é através do Programa que a UEMS desenvolve ações e atividades nas mais diversas áreas: educação, saúde, direito humanos e justiça, ciência, meio ambiente, tecnologia e produção, cultura, arte, lazer e serviços à Comunidade”.
A UEMS, por meio do Programa UEMS na Comunidade, fornece não apenas educação e pesquisa, mas também desempenha um papel ativo no fortalecimento e no enriquecimento das comunidades em que foram ofertadas as edições. A universidade passa a ter um papel significativo nas comunidades em que está inserida, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social, cultural e educacional.
Acompanhe as redes sociais e ações do Programa UEMS na Comunidade seguindo as redes sociais @uemsoficial e @uemsnacomunidade , na plataforma do Instagram.
Mais imagens na galeria do evento, CLIQUE AQUI.