UEMS / CG: Alunos da Universidade da Maturidade passam por avaliação física e corporal

CAMPO GRANDE
Por:Katiuscia Fernandes ACS / UEMS CG 30/08/2023 13:58

Com uma proposta voltada para a recuperação da saúde, do prazer com a movimentação e o resgate da qualidade de vida, um novo projeto começou a ser desenvolvido com os acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA), projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Nesta quarta-feira, dia 30, os acadêmicos começaram a ser avaliados por profissionais do Estúdio Wilquer Cruz, parceiro da UMA. Segundo o idealizador do projeto, professor Wilquer Cruz, essa metodologia é bastante utilizada nos Estados Unidos, e consiste no fortalecimento articular, muscular e no desenvolvimento da força com pessoas que se lesionaram ou procuram por performance esportiva, ou ainda simplesmente aqueles que buscam mais qualidade de vida.

Porém, para isso, é preciso primeiro, uma avaliação completa e precisa. Dentre os exames realizados nesta segunda-feira estão a análise da composição corporal, análise músculo-gordura, análise de obesidade, análise de massa magra segmentar e análise da gordura segmentar. “Todos esses exames servirão como base para elaboração de um planejamento adequado a realidade corporal de cada um dos alunos da UMA”, explicou o professor.

Segundo Wilquer, os resultados obtidos também poderão subsidiar não só o trabalho físico, mas também um possível planejamento nutricional, fundamental para um bom resultado. “Todos os nossos profissionais tem capacitação para atender cada necessidade específica. Temos alunos que chegaram no estúdio sem conseguir sentar sozinhos e hoje acompanham os demais alunos do grupo sem nenhuma dificuldade. Ou seja, conseguimos garantir a mobilidade segura e ainda a inclusão, acrescentou o professor”.

A coordenadora pedagógica da UMA, prof. Leila Machado ressaltou que num segundo momento serão estabelecidas novas parcerias para acompanhamento nutricional entre outros, e os dados coletados ainda servirão como métricas para que toda a equipe da UMA trabalhe no desenvolvimento de futuras atividades físicas.