UEMS/CG: Palestra sobre saúde feminina encerra o mês alusivo ao Dia das mulheres

UEMS/CG: Palestra sobre saúde feminina encerra o mês alusivo ao Dia das mulheres

Por:Lucinéia Ramos 27/03/2024 16:22

Comunidade acadêmica da UEMS/Campo Grande e comunidade externa participaram, hoje (27), de uma palestra sobre saúde da mulher realizada no auditório da Unidade Santo Amaro. O evento encerrou o mês das atividades especiais em alusão ao mês das mulheres, março.

A gerente da unidade de Campo Grande, Jaqueline Moreira da Silva Jurado, abriu o evento falando da importância do autocuidado, para a saúde e a qualidade de vida, até porque as mulheres têm jornadas de trabalho muito intensas com casa, filhos, profissão. “É preciso se cuidar para cuidar do outro”, enfatizou.

Para a palestra dessa manhã de quarta-feira, a médica ginecologista Renata Vidal Cardoso Gardenal, que também é professora do curso de medicina da UEMS, começou fazendo um resgate histórico sobre o papel da mulher na sociedade. Em seguida falou a respeito das políticas públicas que ampliaram os direitos da mulher como a Lei Maria da Penha e o Programa de Planejamento Familiar. A médica também trouxe reflexões da Mulher do Século XXI que tem a missão de dar a vida e educar a geração futura e, portanto, precisa estar com saúde.

Ainda foram destacados os pontos prejudiciais à qualidade de vida feminina como hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, uso de álcool e o climatério – assunto tão importante, pouco discutido e que interfere diretamente na saúde por causa da queda dos hormônios. “ Para encarar as diversas fases da vida, principalmente, o climatério; isto é o início da menopausa é preciso compreender que a segunda metade da vida pode ser melhor que a primeira – basta dedicar parte do tempo para um envelhecimento saudável”, salientou.

Karina de Souza e Silva, acadêmica da Universidade da Maturidade (UMA), afirmou que a palestra foi muito esclarecedora porque, muitas vezes temos dificuldades em entender as mudanças que acontecem no decorrer da vida, causadas pelas características biológicas do corpo feminino. “ Compreender cada fase e buscar ajuda quando necessário é fundamental para ter saúde e qualidade de vida’, concluiu.