UEMS CG: Plano de Turismo de Jaraguari, elaborado por acadêmicos da UEMS, é apresentado em Audiência Pública

Turismo

UEMS CG: Plano de Turismo de Jaraguari, elaborado por acadêmicos da UEMS, é apresentado em Audiência Pública

O documento, que foi apresentado para discussão e validação por diversos setores da sociedade, agora pode norter o turismo sustentável do município

CAMPO GRANDE
Por:Katiuscia Fernandes ACS / UEMS CG 30/10/2023 14:24

Uma Audiência Pública, realizada na manhã desta segunda-feira, dia 30, no auditório da Câmara Municipal de Jaraguari, discutiu o Plano Municipal de Turismo da Cidade, localizada a 47,9 km da Capital. O documento, que foi elaborado por acadêmicos orientados pelo corpo docente do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), tem como objetivo orientar ações do poder público e dos empresários do setor, orientando investimentos e projetos que possam fomentar a atividade turística local.

A coordenadora do Curso, profª. Dra. Débora Fittipaldi foi quem apresentou o documento, que segundo ela será fundamental para a promoção do turismo sustentável e para o desenvolvimento econômico e social da região. “Este plano faz parte das ações estratégicas do município pensando no desenvolvimento do turismo de forma pensada, organizada e para fazer uma boa gestão”.

Débora explicou que a metodologia utilizada elaboração do documento permitirá que os gestores, trade turísticos locais e comunidade tenham uma visão clara de todas as interações e etapas aplicadas. “Todo o processo, que durou cerca de um ano e meio, se dividiu entre oficinas, consulta pública e a formatação”.

A partir da elaboração do Plano foi possível identificar por exemplo, que o turista que visita Jaraguari é na maioria sul-mato-grossense, a permanência é de apenas um dia – que chamamos de day-use, e que o gasto médio é de R$ 200. “O mês de maior visitação é abril e grande parte dos visitantes conheceu a cidade por intermédio de parentes e amigos. Entre suas motivações estão negócios, eventos e lazer”, acrescentou a coordenadora.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Cleber Oliveira da Costa, que fez a abertura da Audiência, acredita que o Plano vem para colaborar com as ações futuras de desenvolvimento não só do turismo, mas do município como um todo. “O plano ajuda a criar um perfil do município, sua vocação, e proporcionar que toda a população participe deste processo de crescimento e desenvolvimento de forma sustentável”.

 

Furnas do Dionísio

De acordo com o documento apresentado dentre as potencialidades identificadas estão as belezas naturais, a gastronomia rica, a cultura e a história, a hospitalidade da população e cita ainda as Furnas de Dionísio - um quilombo que abriga cachoeira, restaurante, casa de farinha, trilhas e um povo receptivo. Um passeio imperdível para quem gosta de natureza e de valorizar a cultura e história de povos tradicionais.

O local, que recebe esse nome por ficar entre montanhas e ter sido fundado pelo escravo liberto Dionísio Antônio Vieira, um mineiro que chegou a região por volta de 1890 junto com José Antônio Pereira, reconhecido como fundador de Campo Grande. O quilombo possui 1.114 hectares e foi reconhecido pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) como quilombo em 2009.

Vera Lúcia Rodrigues do Santos, que é coordenadora da promoção de igualdade racial de Jaraguari e integrante da comissão de organização do turismo de base comunitária de Furnas. Ela participou da apresentação e diz acreditar que este documento apresentado vai contribuir para melhorar o que já é proporcionado na comunidade. “O que a gente quer é ser modelo, se destacar no Estado e no País como turismo de base comunitária e o Plano será fundamental para isso”, concluiu Vera.

 

Envolvimento da Comunidade

O poder público, o trade turístico e a comunidade foram envolvidos em todas as etapas de elaboração do documento, desde as primeiras oficias e consultas públicas. A diretora municipal de turismo, Marinete dos Santos Martins aposta que a partir da elaboração do Plano e todas as suas etapas será possível resolver uma das principais fraquezas diagnosticadas que é a desunião do trade turístico local e a consequente falta de investimentos. “O presente e o futuro do turismo do município dependem deste trabalho. Nossa expectativa é de que a partir de agora essas deficiências apresentadas sejam resolvidas”.

O documento ainda aponta que o poder público deverá investir em um bom plano de marketing para a divulgação das suas riquezas, na estrutura de acesso não só do município, mas dos atrativos e na elaboração de um calendário de eventos. Além disso, devem ser levadas em consideração as devidas preocupações com a degradação ambiental, com a descaracterização da cultura, com a necessidade de qualificação da mão de obra, com a necessidade da elaboração de roteiros turísticos, com a participação em eventos estaduais e nacionais e com o desenvolvimento sustentável.

O Plano propõe inclusive uma identidade visual para os produtos turísticos do município

 

Um convênio, ainda em fase de elaboração, garantirá a manutenção da parceria e do envolvimento do corpo docente e acadêmicos nas próximas etapas de validação, implantação e estruturação do Plano Municipal de Turismo. “Continuaremos sendo parceiros da Prefeitura Municipal no desenvolvimento sustentável do turismo no município de Jaraguari”, concluiu Débora Fittipaldi.

 

Projeto de Lei

Os vereadores Mário Nogueira de Souza e Claudio Ferreira da Silva também participaram da apresentação e das discussões. Mário Nogueira explicou que após a validação do documento, o Plano Municipal de Turismo deverá se transformar em um projeto de Lei do Executivo Municipal, e passar por discussão e aprovação na Casa de Leis.