UEMS/CG: Sala Verde chega a unidade da capital

Por:Lucinéia Ramos 12/04/2024 16:25

Na primeira semana de abril, foi implantada a Sala Verde Imbiruçu, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na capital. A partir de agora, a comunidade externa, bem como os acadêmicos e docentes, podem contar com um local para desenvolver atividades de caráter educacional. Dessa forma, a informação sobre meio ambiente pode ser democratizada e ampliada.

O local deve trabalhar temas com interface aos preconizados pelo Ministério do Meio Ambiente como: resíduos sólidos, gestão de áreas verdes urbanas, conservação da biodiversidade, fomentando práticas de sustentabilidade, com educação ambiental e cidadania para crianças, jovens, adultos, estudantes, professores, comunidades e poder público.

A Professora Dra. Adriana Maria Güntzel, coordenadora da Sala Verde, pela Instituição, afirma que, a expectativa agora é dar continuidade aos projetos ambientais já desenvolvidos, ampliando a participação da comunidade acadêmica, para um trabalho transversal. “Temos ações de educação ambiental sobre coleta seletiva abordando a forma correta de descarte, fazendo a entrega do material recolhido na usina de triagem de resíduos sólidos, junto as associações de recicladores que têm essa atividade como fonte de renda”, afirmou.

Para a Professora Doutora Lilian Giacomini, coordenadora local da Sala Verde Imbiruçu, além de integrar ações no ensino, pesquisa e extensão é preciso dar visibilidade à discussão sobre a sustentabilidade ambiental na própria universidade e, posteriormente, desenvolver novos projetos. “Atualmente, minha principal linha de trabalho é a inserção da educação ambiental no contexto escolar, a formação de professores de ciências e Biologia, então, a ideia inicial é seguir desenvolver trabalhos com outras áreas, como a Geografia, por exemplo”, completou.

Imbiruçu é uma planta resistente a seca que floresce em algumas regiões brasileiras, popularmente usada no tratamento de inflamações e bronquites, mas usado na indústria para fabricação de papel. O nome Imbiruçu vem do tupi mbira-assu, que significa “embira grande” (árvore decídua, ou seja, que numa certa estação do ano, perde suas folhas, geralmente nos meses mais frios e sem chuva).