UEMS/Dourados abre 1º Seminário de Educação Inclusiva com conferência de referência nacional - UEMS

UEMS/Dourados abre 1º Seminário de Educação Inclusiva com conferência de referência nacional

UEMS/Dourados abre 1º Seminário de Educação Inclusiva com conferência de referência nacional

O evento organizado pela PROAFE reuniu estudantes, professores, pesquisadores e comunidade externa

UEMS/Dourados abre 1º Seminário de Educação Inclusiva com conferência de referência nacional
Ampliar
Unidade DOURADOS
Por
Publicado em

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Equidade e Permanência Estudantil (PROAFE) e da Divisão de Inclusão Educacional (DINE), realizou, na noite desta terça-feira (16/09), a abertura oficial do 1º Seminário de Educação Inclusiva da UEMS, que segue até o dia 18 de setembro de 2025, em formato híbrido e com participação gratuita.

O encontro aconteceu no Anfiteatro Central da UEMS, em Dourados, reunindo estudantes, professores, pesquisadores e comunidade externa. A palestra foi ministrada pela Prof.ª Dr.ª Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCar), referência nacional e internacional na área da Educação Especial e Inclusiva, que abordou o tema “Acessibilidade Curricular e nas Práticas Pedagógicas: O que há de novo no front?”. A mediação foi conduzida pelo Prof. Dr. Washington Cesar Shoiti Nozu (UFGD).

Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Bolsista de Produtividade do CNPq, Enicéia possui ampla trajetória acadêmica e coordena redes de pesquisa como o Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) e o GP-FOREESP, que contribuem para políticas públicas voltadas à inclusão. 

O pró-reitor de Ações Afirmativas, Equidade e Permanência Estudantil (PROAFE), Fernando Machado destacou a importância da realização do evento e o papel da instituição na promoção da inclusão. “O 1º Seminário de Educação Inclusiva da UEMS é uma ação realizada pela PROAFE, mas que converge, evidentemente, todo o trabalho da nossa instituição. Ele tem como foco principal trazer palestrantes de renome nacional para que possamos, ao longo de toda a programação, discutir diversas políticas e práticas pedagógicas voltadas à inclusão da pessoa com deficiência. A PROAFE – Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Equidade e Permanência Estudantil – tem como missão institucional o fortalecimento das políticas públicas de permanência dos nossos alunos”, disse.  

Para a chefe da Divisão de Inclusão Educacional (DINE/UEMS), Profa. Dra. Gabriele Cristine Rech, a abertura marca um passo fundamental no compromisso institucional com a equidade e a valorização da diversidade.

“O I Seminário de Educação Inclusiva da UEMS foi organizado com o objetivo de criar espaços de reflexão sobre práticas pedagógicas voltadas para a educação de todos e todas, ou seja, para que se possa garantir que todos os estudantes tenham acesso real ao conhecimento, com respeito às suas singularidades. Ele ocorre no mês de setembro considerando que este mês é dedicado à luta pelos direitos da pessoa com deficiência. O Seminário e a Campanha UEMS Anticapacitista vêm para reforçar ainda mais o compromisso da UEMS com a equidade, com a acessibilidade e com a valorização da diversidade dentro e fora da sala de aula”, destacou.

A programação segue nesta quarta-feira (17/09), com a apresentação de trabalhos em formato remoto, pela plataforma Google Meet, e se encerra na quinta-feira (18/09), com a palestra de encerramento, transmitida ao vivo pelo canal da PROAFE no YouTube (@proafe).