UEMS/Nova Andradina: Centro de Convenções recebe Mostra Científica voltada a alunos de escolas

Interinstitucional

UEMS/Nova Andradina: Centro de Convenções recebe Mostra Científica voltada a alunos de escolas

Evento organizado pela UEMS teve parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte

NOVA ANDRADINA
Por:Imprensa UEMS 26/10/2023 17:21

 

A comunidade universitária da UEMS/Nova Andradina, por meio de ação que visa o fortalecimento da presença institucional na realidade local, realizou, nos dias 18 e 19 de outubro, no Centro de Convenções “Sílvio Ubaldino de Sousa” a Mostra Científica, promovida pela UEMS em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), reuniu alunos, educadores e entusiastas da ciência em um encontro enriquecedor e inspirador.

A Mostra Científica, organizada pelo prof. Dr. Edmilson Souza, destacou o potencial da pesquisa e inovação na educação, apresentando de forma interativa e divertida, teorias e conceitos científicos envolvendo Matemática, Robótica e Astronomia. A iniciativa teve como objetivo estimular o interesse pela ciência e tecnologia, permitindo ao público visitante um passeio por diferentes ilhas temáticas com a mediação de monitores, mas sobretudo preservando o conceito de interação com os recursos em exposição.

O evento contou com uma variedade de apresentações e exposições que exploraram temas de Geometria Plana, Sólidos Geométricos, Operações de adição e multiplicação, Ângulos, Simetria, Fractais e a Robótica. Ocasião em que os acadêmicos e professores da UEMS tiveram a oportunidade de mostrar seus projetos e descobertas.

O gerente da UEMS/Nova Andradina, prof. Dr. Sonner Arfux de Figueiredo, afirmou que a Mostra Científica proporcionou uma experiência de aprendizado rica e diversificada para todos os presentes. “Esse evento desempenhou um papel fundamental na promoção do ensino e do aprendizado em um espaço não formal de educação, ou seja, proporcionou discutir ciência e tecnologia para além dos muros escolares e universitários”, destacou.

A coordenadora das ilhas temáticas, profa. Dra. Kátia Guerchi Gonzales, acrescentou que nos espaços os estudantes puderam explorar e aprender sobre uma variedade de tópicos. “Trabalhamos com conteúdos diversos em que houve aprendizado prático, engajamento do público, promoção científica, troca de experiências, inspiração e descoberta, além de variedade de formatos e temáticas que permearam cada ilha”, pontuou.

Um diferencial do evento foi o Planetário da UEMS instalado no local, que gerou empolgação aos visitantes devido os conteúdos exibidos com a projeção hemisférica de 360 graus, permitindo a sensação de imersão no ambiente espelhado virtualmente. Os temas garantiram uma viagem por uma montanha-russa em pleno meio urbano até os confins do sistema solar e a importância da preservação da vida e do planeta Terra.

A parceria entre UEMS e SEMEC foi elogiada por muitos participantes, demonstrando o compromisso de ambas as instituições em promover a excelência educacional e preparar os jovens para um futuro cada vez mais orientado pela tecnologia e pela pesquisa.

Para a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Giuliana Masculi Pokrywiecki, a Mostra Científica trouxe uma atmosfera de entusiasmo pela ciência, destacando o papel fundamental da pesquisa e da inovação na formação de futuros líderes. “Esse evento reforça a importância de investir em educação e na próxima geração de cientistas e inovadores”, afirmou.

Toda a programação foi elaborada e executada com a participação de estudantes e docentes da UEMS, como forma de incluir o município de Nova Andradina na rota das atividades da XX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre anualmente durante o mês de outubro em todo território nacional, envolvendo a comunidade científica e as diferentes instâncias de educação básica e superior do país.

Equipe de organizadores da UEMS/Nova Andradina

A organização do evento foi realizada pelo professor Dr. Edmilson Souza que também trabalha com o Planetário. O prof. Dr. Sonner Arfux de Figueiredo, gerente da UEMS/Nova Andradina, juntamente o seguinte corpo docente do Curso de Licenciatura de Matemática: profa. Dra. Ana Carolina Ribas dos Reis, profa. Dra. Kátia Guerchi Gonzales, profa. Dra. Alaíde Pereira J. Aredes, prof. Dr. Gustavo Antonio Pavani e profa. Ma. Marisa Raquel de Melo Pereira, prof. Dr. Fábio Rodrigues Lucas e a prof. Dr. Oyran Silva Raizzaro ofertaram as ilhas de ensino de Matemática.

Os acadêmicos dos quatro anos do curso de Licenciatura em Matemática se envolveram em todas as atividades, trabalhando diretamente com os alunos da rede básica de ensino. O prof. Dr. Eduardo Machado Real, em conjunto com os acadêmicos do curso de Sistemas de Informação, apresentaram uma ilha de robótica, em que os alunos puderam explorar o Arduíno e o Lego Mindstorms EV3 para aprendizagem de diferentes conceitos.

Com informações da Cogecom, da Prefeitura de Nova Andradina.