UEMS alcança destaque entre as IES do MS no Edital CAPES - PIBID 2024

UEMS alcança destaque entre as IES do MS no Edital CAPES  - PIBID 2024
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UEMS alcança destaque entre as IES do MS no Edital CAPES - PIBID 2024

Mais de R$ 11 milhões ampliam bolsas concedidas e fortalecem a formação de professores no Estado

Por: Rubens Urue

14/10/2024 15:47

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) foi destaque nos resultados referentes ao Edital Capes – PIBID 2024 ao alcançar o melhor desempenho entre as Instituições de Ensino Superior no Estado de Mato Grosso do Sul, alcançando nota máxima no projeto institucional e ampliando o número de bolsas concedidas à Instituição. O desempenho da UEMS fortalece a formação de professores no MS. O valor montante conquistado pela Instituição é de R$ 11. 476. 800,00 anuais, contemplando 1.032 bolsistas dos cursos de Licenciaturas e demais supervisores e coordenadores.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), parte integrante da Política Nacional de Formação de Professores, e visa à formação qualificada de futuros docentes para a educação básica. O PIBID se constitui como uma importante estratégia para fortalecer os cursos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior (IES), promovendo a inserção de licenciandos no cotidiano escolar e estimulando a construção da identidade profissional docente.

No âmbito do PIBID, os estudantes de licenciatura têm a oportunidade de participar ativamente da realidade escolar, realizando atividades pedagógicas orientadas e supervisionadas por professores experientes da educação básica e docentes universitários. Esse processo ocorre de forma gradual, proporcionando aos estudantes uma vivência prática que complementa sua formação teórica. Assim, o programa não só incentiva a vivência prática da docência, como também fomenta a pesquisa, a produção acadêmica e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, com foco na melhoria da qualidade da educação pública.

Ações desenvolvidas por bolsistas PIBID de cursos de Licenciatura da UEMS

Por intermédio do PIBID, a CAPES concede cotas de bolsas às IES para que estas implementem projetos institucionais de iniciação à docência. “As bolsas são distribuídas em várias categorias: bolsas de iniciação à docência para estudantes de licenciatura, bolsas para professores supervisores das escolas da rede pública que acompanham os alunos, e bolsas para coordenadores de área e de gestão, além da bolsa para o coordenador institucional que supervisiona todo o projeto dentro da universidade. A vigência das bolsas, o valor oferecido e as responsabilidades dos bolsistas são definidos pela CAPES, com o intuito de garantir o bom andamento das atividades e a excelência no cumprimento dos objetivos do programa”, informa o prof. Dr. Lucélio Ferreira Simião, coordenador institucional do PIBID na UEMS.

Histórico da UEMS no PIBID

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul tem uma longa e bem-sucedida trajetória de participação no PIBID, contribuindo para a formação de novos docentes e promovendo uma estreita colaboração entre a universidade e as escolas da educação básica. Desde a aprovação do primeiro projeto institucional da institição, em 2009, intitulado “Iniciação à Docência: fortalecendo o compromisso entre universidade e escolas de educação básica”, a UEMS tem sido uma referência no desenvolvimento de projetos voltados para a iniciação à docência.

Ao longo dos anos, a Universidade expandiu sua atuação no PIBID. Em 2011 a universidade ampliou a oferta de bolsas e subprojetos, envolvendo um número maior de unidades e cursos de licenciatura. Com a aprovação de novos editais, como o de 2013, a UEMS consolidou sua presença no PIBID, alcançando resultados expressivos tanto em número de bolsistas quanto em qualidade das ações desenvolvidas nas escolas.

A partir de 2020, com o Edital CAPES nº 02/2020, a UEMS deu continuidade ao desenvolvimento de projetos institucionais voltados para a formação inicial de professores, contando com a participação de 360 bolsistas de iniciação à docência e 45 professores supervisores nas escolas parceiras. Em termos de recursos, foram investidos mais de R$ 2 milhões em bolsas para alunos e professores, demonstrando o comprometimento da CAPES e da UEMS com a formação de qualidade dos futuros docentes.

"Em 2023, fomos contemplados com uma segunda chamada de cotas de bolsas de Iniciação à Docência, no âmbito do Edital CAPES nº 23/2022, o que permitiu a ampliação do número de bolsas concedidas, beneficiando ainda mais alunos e professores envolvidos no programa", confo me Simião. Nesse contexto, a UEMS passou a contar com um total de 624 bolsistas de iniciação à docência, distribuídos em diversos núcleos e subprojetos.

Edital CAPES nº 10/2024: A Importância do Resultado para a UEMS

No dia 28 de maio de 2024, a CAPES lançou o Edital nº 10/2024, com o objetivo de selecionar novos projetos institucionais para o PIBID. O edital ofereceu um total de 80.040 bolsas de iniciação à docência, divididas entre subprojetos gerais, subprojetos de alfabetização e subprojetos voltados para a equidade, como os destinados à formação de professores indígenas.

Sob a coordenação institucional do prof. Dr. Lucélio Ferreira Simião, a UEMS submeteu uma proposta que envolveu todas as licenciaturas presenciais e à distância oferecidas pela universidade, com um enfoque especial em subprojetos de áreas gerais das licenciaturas e iniciativas voltadas para a alfabetização e educação indígena. A proposta, elaborada com rigor acadêmico e uma visão inovadora, destacou-se entre as demais no processo de avaliação.

Em 25 de setembro deste ano foi divulgado o resultado da análise de mérito dos projetos institucionais e dos subprojetos que concorreram no Edital nº 10/2024. “A UEMS conquistou uma posição de destaque ao ser classificada em 38º lugar entre as 300 IES participantes de todo o Brasil. Um dos principais marcos desse resultado foi a atribuição da nota máxima para o projeto institucional da UEMS, que se igualou a outras dezessete instituições de grande renome no país, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Brasília (UnB). 

Essa nota máxima garantiu que os subprojetos da UEMS, especialmente aqueles voltados para alfabetização e equidade, fossem contemplados com 100% das cotas de bolsas solicitadas, um feito que evidencia a excelência da proposta. Nesse sentido, esse resultado reflete o alto nível da proposta apresentada e a qualidade das ações desenvolvidas no âmbito do PIBID pela universidade ao longo dos anos”, ressalta Simião.

Ações desenvolvidas por bolsistas PIBID de cursos de Licenciatura da UEMS


 

Distribuição das Bolsas Concedidas à UEMS

No dia 4 de outubro de 2024, a CAPES divulgou a distribuição final das cotas de bolsas. A UEMS foi contemplada com um total de 1.032 bolsas de iniciação à docência, sendo a instituição do MS com o maior número de bolsas concedidas neste edital. A distribuição das bolsas foi da seguinte forma:

34 núcleos em vagas gerais, totalizando 816 bolsas de iniciação à docência;

7 núcleos de alfabetização, com 168 bolsas de iniciação à docência;

2 núcleos para a Licenciatura Indígena, com 48 bolsas destinadas aos estudantes indígenas, dentro da política de equidade promovida pelo PIBID.

Além dessas bolsas, também foram contempladas cotas para professores supervisores e coordenadores de área, garantindo o acompanhamento qualificado das atividades realizadas pelos bolsistas nas escolas públicas de educação básica.

A relevância do projeto institucional aprovado pode ser mesurada nos quantitativos totais dos valores alcançados. O valor da bolsa de iniciação à docência é de R$ 700,00 mensais por bolsista. Somando as 1.032 bolsas concedidas à UEMS, o investimento mensal será de R$ 722.400,00. Em um ano, o total de recursos investidos apenas em bolsas de iniciação à docência será de aproximadamente R$ 8.668.800,00.

“Quando adicionamos os valores destinados aos supervisores e coordenadores de área, que também recebem bolsas para acompanhamento das atividades, os valores totais investidos no PIBID/UEMS sobem consideravelmente. Estima-se que o montante global de investimento anual no programa, considerando todas as categorias de bolsas, seja superior a R$ 11 milhões, o que demonstra a relevância financeira e o impacto social do projeto no fortalecimento da formação de professores” informa o docente da UEMS.

De acordo com ele, a participação da UEMS no Edital CAPES nº 10/2024 reafirma o compromisso da UEMS com a formação de professores qualificados e com a valorização do magistério. O resultado obtido é fruto do trabalho contínuo e colaborativo entre professores, servidores, estudantes e escolas, que, ao longo dos anos, têm contribuído para a construção de uma educação pública de qualidade.

“O sucesso da UEMS no PIBID é também uma vitória para os cursos de licenciatura, que têm a oportunidade de integrar teoria e prática, proporcionando aos futuros docentes uma formação completa e voltada para as reais necessidades da educação básica brasileira. Com a continuidade das ações do PIBID, a UEMS segue investindo na formação de professores comprometidos com a transformação social e o fortalecimento da educação pública, consolidando-se como uma referência em projetos de iniciação à docência no Brasil”, conclui o coordenador institucional do PIBD na UEMS. Com informações do prof. Dr. Lucélio Simião Ferreira.