UEMS e Governo anunciam nesta sexta-feira (15) o evento PantanalTECHMS e investimentos de mais de R$ 12 milhões

Emendas parlamentares e do Executivo estadual fortalecem o Ensino, Pesquisa e Extensão

DOURADOS e CAMPO GRANDE
Por:Rubens Urue 13/03/2024 09:13

Nesta sexta-feira (15) o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Reitoria da Universidade Estadual (UEMS) promovem o lançamento do evento PantanalTECHMS durante solenidade que ocorrerá às 9h, no complexo do Bioparque Pantanal, em Campo Grande. O governador Eduardo Riedel e o reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, são os anfitriões do evento que contará com presença de autoridades e da classe política e com anúncios de investimentos de mais de R$ 12 milhões.

O evento ocorre nos dias 28 e 29 de junho de 2024 e será um evento marcado pela inovação e sustentabilidade na região do Pantanal. A Unidade Universitária da UEMS Aquidauana é a grande anfitriã deste evento que conta com um aporte de R$ R$ 3.735.500,45 para sua execução. A realização do evento é do Governo de MS e da UEMS, e a organização conta com a Unidade Universitária da UEMS Aquidauana, Prefeitura de Aquidauana, FUNDECT-MS, Sistema Fiems, Embrapa Pantanal, Fundação MS, além da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc). Mais de 15 instituições parceiras e 40 empresas também já confirmaram presença.

Conforme o reitor da UEMS, “a proposta do PantanalTECHMS é apresentar uma agenda positiva entre sustentabilidade e produção na região geográfica do bioma Pantanal, de modo a divulgar as boas práticas tecnológicas e inovadoras da produção sustentável”. Laércio destaca que este evento já nasce como o maior no ramo de tecnologia na região pantaneira.

Evento ocorre às 9h desta sexta-feira (15) no Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

O anúncio oficial dos investimentos e as respectivas assinaturas de termos e convênios será conduzido pelo governador Eduardo Riedel, com a presença de Laércio de Carvalho, secretariado estadual, conselho gestor da UEMS, comunidade universitária e lideranças políticas, dentre as quais os deputados federais Vander Loubet (PT) e Beto Pereira (PSDB). Os dois são autores de emendas e repasses que também serão anunciadas no evento.

Convênios a serem formalizados

Durante a solenidade, além do lançamento do PantanalTECHMS, está prevista as seguintes entregas:

- Lançamento do Edital de Apoio aos Cursos de Graduação UEMS – montante de R$ 4.000.000,00. O objetivo é implementar os programas e ações com o objetivo de elevar os níveis do ensino de graduação e pós-graduação da UEMS com apoio financeiro, em atendimento as demandas do Estado de MS e Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade.

- Lançamento do UEMS na Comunidade – montante de R$ 2.000.000,00, sendo R$ 1 mi do Governo de MS e R$ 1 mi de emenda parlamentar do deputado federal Deputado Federal Vander Loubet. Visa apoiar o maior Programa de Extensão Universitária de MS, que retrata a perfeita representação do papel da Universidade, aproximando a comunidade acadêmica do povo de MS, seja na Capital ou no interior, com ações de ensino, pesquisa e extensão para transformação de vidas e atendimento as demandas do Estado.

- Assinatura do convênio entre UEMS, Governo Estadual e MS Florestal para início do curso Superior Tecnológico de Silvicultura em Água Clara – R$ 1.317.670,00. O recurso é oriundo da empresa MS Florestal e contrapartidas do Governo de MS e Prefeitura Municipal de Água Clara.

- Entrega de mobiliários e 1 Caminhão para Unidades da UEMS para apoiar na estruturação das Unidades Universitárias e nas ações de ensino, pesquisa e extensão, sendo emenda individual do Deputado Federal Beto Pereira, sendo R$ 999.498,00 (Emenda Parlamentar Especial), R$ 227.829,89 (Emenda Individual) e R$ 199.170,11 (fonte 500 – Governo do Estado de MS).

Sobre o PantanalTECHMS

O PantanalTECHMS trabalha no eixo estratégico “Desenvolvimento sustentável do Pantanal”, que abrange: Agricultura familiar, Agroindústria, Agronegócio, Agropecuária sustentável, Economia criativa, Empreendedorismo, Geração de renda, Inclusão produtiva, Inovação, Sustentabilidade e Turismo. "O apoio da bancada federal do MS foi essencial para a concretização deste grande evento", ressalta o reitor da UEMS.

Também busca inserir dentro do contexto do bioma, oportunidades e desafios da Rota Bioceânica, além de buscar inserir o Pantanal na temática da COP 30, observando os desafios da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Confira os principais temas que serão discutidos:

• Produção sustentável no Pantanal: da mesa à exportação
• Boas práticas de produção sustentável no Pantanal
• Rota Bioceânica: oportunidades e desafios para o Pantanal
• COP 30/Agenda 2030/ODS
• Agricultura familiar, de ribeirinhos e de povos originários
• Fazenda Pantaneira Sustentável
• Preparando as futuras gerações
• Turismo de Pesca Sustentável: mudança de conceito; turismo de serra e charme
• Protocolo de carne sustentável e orgânica do Pantanal
• Manejo de pastagens; manejo e recuperação de pastagens nativas e exóticas
• Uso e conservação dos solos do Pantanal