Caravana da UEMS na Comunidade reúne cerca de 1,5 mil pessoas no assentamento Itamarati

Caravana da UEMS na Comunidade reúne cerca de 1,5 mil pessoas no assentamento Itamarati

O programa apresentou projetos nas áreas da educação, saúde, ciência, meio ambiente, tecnologia, cultura, entre outras

PONTA PORÃ
Por:Wender Carbonari 18/06/2024 12:23

O assentamento Itamarati, no município de Ponta Porã, recebeu no sábado passado, 15 de junho de 2024, o UEMS na Comunidade, a maior caravana de extensão universitária de Mato Grosso do Sul. Esta foi a 12ª edição do programa, que esta vez visitou o local conhecido como 'Casarão', antiga sede da fazenda.

O programa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) é realizado por meio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), com apoio do Governo do Estado e da Unidade Universitária da UEMS/Ponta Porã, visando levar atendimento em diversas frentes e promover conhecimento universitário à população local.

“Estamos muito orgulhosos primeira edição do UEMS na Comunidade realizado no distrito de Itamarati, que reuniu cerca de mil e quinhentas pessoas. Nossos alunos e alunas tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos de ensino, pesquisa e extensão e de trocar experiências. O público recebeu muito bem a nossa equipe, que contou com apoio da Prefeitura de Ponta Porã e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para realização deste importante evento”, avaliou o reitor, prof. Dr. Laércio de Carvalho.

A UEMS, por meio do Programa UEMS na Comunidade, fornece não apenas educação e pesquisa, mas também desempenha um papel ativo no fortalecimento e no enriquecimento das comunidades em questão ofertadas as edições - (Fotos: DCS/UEMS)

A vice-reitora, prof.ª Dr.ª, Luciana Ferreira, também considerou positiva a experiência da 12ª Edição do UEMS na Comunidade. “Os cursos mais uma vez marcaram presença levando conhecimento científico, cultura e entretenimento, além de importantes serviços até esta população. Cada edição tem uma especificidade, mas sem dúvida o grande propósito do programa UEMS na Comunidade é levar a extensão e cada vez mais avançar na nossa missão que é de atender as pessoas residentes no Estado”, comentou.

O UEMS na Comunidade é o carro-chefe das ações da PROEC e, de acordo com a representante da pasta, prof. Dr.ª Erika Kaneta Ferri, trata-se de uma ação crucial no âmbito Universitário em nosso estado, pois “é através do Programa que a UEMS desenvolve ações e atividades nas mais diversas áreas: educação, saúde, direito humanos e justiça, ciência, meio ambiente, tecnologia e produção, cultura, arte, lazer e serviços à Comunidade”.

 A universidade passa a ter um papel significativo nas comunidades em que está inserida, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social, cultural e educacional - (Fotos: DCS/UEMS)


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A GALERIA DE FOTOS 

Acompanhe as redes sociais e ações do Programa UEMS na Comunidade seguindo as redes sociais @uemsoficial e @uemsnacomunidade