A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) participou da Missão à Colômbia junto Da Comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) por meio do Reitor, Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, da Vice-reitora, Profa. Dra. Luciana Ferreira da Silva, da Diretora de Relações Internacionais (DRI), Profa. Dra. Rosenery Loureiro Lourenço, e do Diretor de Infraestrutura, Alencar Ferri.
A missão internacional na Colômbia ocorreu entre os dias 14 e 21 de novembro e foi importante para consolidar laços entre instituições de ensino superior dos dois países. A delegação brasileira conduzida pela ABRUEM foi composta por 25 membros de diferentes universidades estaduais e municipais que participaram de reuniões estratégicas com membros da Embaixada do Brasil na Colômbia, com membros da Association of Colombian Universities (ASCUN), membros do Instituto de Cultura Brasil - Colômbia (IBRACO), além de realizarem visitas institucionais nas universidades para diálogos voltados à cooperação acadêmica e científica na América Latina.
A agenda na ASCUN ressaltou a importância de ações conjuntas para enfrentar desafios educacionais regionais em ambos países. Junto aos representantes da Embaixada foram discutidos temas de interesse comum, como educação, ciência e tecnologia. Na ocasião, o embaixador Paulo Estivallet de Mesquita reforçou a relevância da colaboração entre os dois países, especialmente considerando as questões históricas e econômicas entre os dois países. Ao longo da missão, ficou evidente a necessidade de alinhamento entre os desafios educacionais enfrentados por Brasil e Colômbia no campo do ensino superior, bem como a necessidade de promover ações conjuntas para acesso à educação pública de qualidade e de abordar questões regionais.
Foram visitadas durante a missão as seguintes universidades: Universidad Nacional de Colombia, Universidad de Cartagena, Universidad Del Atlántico, Universidad de Antioquia. Um momento marcante para a UEMS durante a missão foi a assinatura do Convênio de Cooperação Internacional com a Universidad Del Atlantico.
O Reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, destacou que esse convênio com a Universidad Del Atlántico “reforça nosso compromisso com a integração do ensino, pesquisa, extensão e internacionalização, na busca de soluções conjuntas para os desafios globais”, enfatizou.
Durante a missão a UEMS teve a oportunidade de falar de alguns de seus projetos estratégicos, discutir possibilidades para pesquisa conjunta, e outras ações interinstitucionais que fortalecerão a política de internacionalização e estratégias colaborativas entre as instituições. Com a abertura para as relações bilaterais entre as instituições, espera-se que os acordos firmados e aqueles que foram alinhavados durante a missão contribuam para a consolidação de uma educação superior mais integrada e inovadora na América Latina.
Para a Diretora de Relações Internacionais, Rosenery Loureiro Lourenço, a missão abriu diversas oportunidades para alunos, professores e técnicos internacionalizarem seus projetos e estratégias no contexto global e gerarem impacto na comunidade local. “A UEMS tem avançado na internacionalização e especialmente a partir do eixo sul-sul tem estabelecido parcerias que possibilitam transformações e qualidade na oferta educacional da instituição”, disse Rosenery.