Acadêmicos, pesquisadores e profissionais interessados em tecnologia, inovação e inteligência artificial participaram, na última quinta-feira (18), da palestra online “Da conversa de corredor à startup deep-tech: PahiLabs, IA aplicada e confiança digital”, promovida pelo curso de Sistemas de Informação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Nova Andradina.
O evento foi organizado e mediado pelo professor Dr. Eduardo Machado Real e proporcionou aos participantes uma imersão em temas relacionados à inteligência artificial aplicada, cibersegurança, empreendedorismo tecnológico, propriedade intelectual e inovação baseada em pesquisa científica.
A atividade contou com a participação de pesquisadores com atuação internacional e destacou como ideias desenvolvidas em ambientes acadêmicos podem evoluir para soluções tecnológicas capazes de atender demandas da sociedade e do mercado. O debate teve como foco a trajetória de criação da PahiLabs, startup deep-tech dedicada ao desenvolvimento de tecnologias de confiança digital, autenticação, prevenção de fraudes, inteligência artificial aplicada e agentes inteligentes.
A palestra principal foi ministrada pelo professor Dr. Adriano Del Pino Lino, cofundador da PahiLabs e pesquisador com atuação no Brasil e em Portugal. Atualmente, o docente integra a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e desenvolve pesquisas junto à Cátedra CEiiA, da Universidade de Évora. O evento contou ainda com a participação do Dr. Rahul Sharma, vinculado à University of Alabama at Birmingham e à University of Coimbra, fundador da startup.
Durante a atividade, os palestrantes compartilharam experiências sobre o processo de transformação de pesquisas acadêmicas em protótipos, produtos tecnológicos, patentes e projetos-piloto, evidenciando o potencial da ciência e da inovação para a geração de soluções com impacto social e econômico.
Segundo o professor Dr. Eduardo Machado Real, a iniciativa buscou aproximar os estudantes das possibilidades de atuação profissional e científica em um cenário cada vez mais conectado às tecnologias emergentes. “O grande objetivo foi mostrar aos nossos estudantes e à comunidade como ideias que nascem em ambientes de pesquisa e cooperação acadêmica podem evoluir de forma estruturada para protótipos, produtos mercadológicos, patentes e projetos-piloto de grande impacto”, destacou.
Além das discussões sobre empreendedorismo e inovação, os participantes conheceram a LENS, uma ferramenta desenvolvida pela PahiLabs que utiliza inteligência artificial para verificar links, e-mails e páginas suspeitas antes da interação do usuário, contribuindo para a prevenção de ataques cibernéticos e fraudes digitais.
Ao final da apresentação, os fundadores da startup convidaram os participantes a integrarem um grupo inicial de testes da tecnologia em um projeto-piloto. A iniciativa abre oportunidades para que estudantes tenham contato direto com processos de validação tecnológica, inovação aplicada e possibilidades de cooperação internacional.
A realização da palestra reforça o compromisso da UEMS com a formação de profissionais preparados para os desafios da transformação digital, promovendo o diálogo entre universidade, pesquisa, inovação e mercado. Ao aproximar os estudantes de especialistas e experiências internacionais, a instituição amplia oportunidades de qualificação acadêmica, desenvolvimento tecnológico e inserção em redes globais de conhecimento.