UMA UEMS: Senadora Soraya Thronicke visita alunos da Universidade da Maturidade e anuncia destinação de novos recursos

CAMPO GRANDE
Por:Katiuscia Fernandes ACS / UEMS CG 02/10/2023 12:44

Alunos da Universidade da Maturidade – UMA, projeto de extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, receberam na manhã desta segunda-feira, dia 02 de outubro, a visita da Senadora da República pelo Podemos, Soraya Thronicke.

Carinhosamente conhecida entre os acadêmicos, como “madrinha da UMA”, a parlamentar incluiu em sua agenda a visita à Universidade, já que a UMA está entre os projetos por ela apoiados. “É um orgulho para o nosso mandato apoiar projetos como a Universidade da Maturidade, que contribuem não só para o ensino, mas também para inclusão e a qualidade de vida em um dos momentos mais delicados da vida humana – a fase do envelhecimento”.

A senadora ainda manifestou a sua vontade em continuar contribuindo para a missão da UMA. “Recentemente estive reunida com o governador Eduardo Riedel, e recomendei que parte dos recursos por mim destinados ao Estado de Mato Grosso do Sul sejam direcionados a Universidade da Maturidade”, explicou Soraya.

Ciente da importância que o conhecimento traz para o cidadão, Soraya aproveitou a oportunidade para distribuir entre os acadêmicos exemplares da Constituição Federal e do livro “O Senador por Elas” – Casos de Inspirações e Superações, e ainda se comprometeu, para a próxima visita, com exemplares do Estatuto do Idoso.

Madrinha da

O Projeto de Extensão "Universidade da Maturidade" – UMA, oficialmente lançado durante aula inaugural no dia 20 de março de 2023, contou com o apoio da Senadora Soraya Thronicke (Podemos) desde sua criação. Soraya ministrou aula magna e anunciou seu apoio financeiro por meio de emenda no valor de R$ 500 mil.

Como uma tecnologia social, a Universidade da Maturidade tem por objetivo promover a educação e a saúde intergeracional. As aulas da UMA são ministradas por docentes e colaboradores da UEMS e da UFT que possuem experiência e qualificação acadêmica. Como programa de extensão, haverá uma dupla certificação, intitulada de "Educador Político-Social do Envelhecimento Humano". Essa certificação poderá contribuir com o reingresso ao mercado de trabalho, como também possibilitar novos conhecimentos e experiências de vida.

O Projeto UMA/UEMS tem duração de 2 anos (4 semestres), de acordo com o Projeto Político Pedagógico. O estudante deverá ter no mínimo 75% de participação nos módulos previstos. As aulas ocorrerão presencialmente na UEMS (saída para Rochedo) sendo a Turma Matutina (Segundas, Quartas e Sextas, das 08h às 11h30) e a Turma Vespertina (Segundas, Quartas e Sextas, das 13h30 às 17h).