Universidade Aberta da Melhor Idade da UEMS completa 10 anos com ações do Junho Prata

Projeto tem o objetivo de integrar pessoas idosas no âmbito da universidade

DOURADOS
Por:Eduarda Rosa 14/06/2024 09:34

A Universidade Aberta da Melhor Idade (UNAMI), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da Unidade Universitária de Dourados, completa em 2024 dez anos de atuação com o objetivo de integrar as pessoas idosas no âmbito da universidade, independentemente de sua escolaridade e situação social e econômica.  E neste mês de junho realiza ações em prol do junho Prata, que é lembrado no dia 15 de junho, como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

O estado de Mato Grosso do Sul denomina o mês de junho como Prata, em alusão aos cabelos grisalhos das pessoas idosas e desenvolve uma série de ações em prol do respeito aos idosos. A data 15 de junho é conhecida como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, e portanto, a Universidade Aberta da Melhor Idade da UEMS desenvolve ações com foco no combate à violência e na promoção da autonomia e cidadania dos idosos. A UNAMI realiza palestras sobre o tema, incluindo passeio e participação de atividades em outras instâncias (Centro de Referência de Assistência Social e Centro de Convivência do Idoso).

Atividades da Unami ao longo dos anos - Imagens de arquivo

A Unami é um projeto que existe desde 2014 com o objetivo de integrar as pessoas idosas no âmbito da universidade, independentemente de sua escolaridade e situação social e econômica. A equipe de docentes envolvida no projeto “UNAMI” assumiu como premissa o desafio das políticas públicas voltadas para esta faixa etária de incluírem os idosos em atividades sociais, culturais, educativas e com a participação intergeracional.

Em 2017, o projeto passou a se caracterizar como programa de extensão com projetos e cursos vinculados tais como: curso de informática para a melhor idade; curso básico de espanhol; oficina de mosaico; curso de primeiros socorros e prevenção de incêndio; teatro e coral. Mantém palestras semanais com diversidade de temas desde 2014.

A UNAMI está presente nas redes sociais como Instagram e Facebook (https://www.facebook.com/unami.uems.3).

As atividades da UNAMI convergem com o conceito de Tecnologia Social, uma vez que o processo de aprendizagem e a participação dos idosos caminham vinculados, pois o aprendizado envolve participação, interação e envolvimento social.

Atividades da Unami ao longo dos anos - Imagens de arquivo

Várias pesquisas e publicações foram realizadas ao longo destes dez anos do programa e destacam a transformação social de alguns idosos, bem como dos alunos bolsistas. Também retratam a diversidade de técnicas e metodologias que são empregadas e que promovem a inclusão social, novas aprendizagens e melhoria das condições de saúde.

Em 2024, como ano comemorativo de dez anos das atividades o foco das ações educativas é para desenvolver o potencial cognitivo, de saúde e cultural dos idosos, em uma perspectiva multidimensional, interdisciplinar e promotora da cidadania.

As intervenções educativas são de caráter participativo, democrático e de valorização das experiências de vida dos idosos. As alunas de graduação em Enfermagem que são bolsistas de extensão ou de iniciação científica implementam material educativo que estimulam as funções cognitivas e motoras das pessoas idosas que participam do programa. As atividades de lazer e passeio contam com o apoio de docente do curso de Turismo da Unidade Universitária de Dourados.

Uma vez por mês acontece o dia do desafio que consiste em atividades lúdicas com cunho educativo voltado para estimular a linguagem, concentração, memória, função motora fina e equilíbrio.

A UNAMI reafirma o seu compromisso com as medidas de proteção às pessoas idosas.