POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS
Considerando-se a política de ações afirmativas/reserva de vagas implementada na UEMS nos últimos anos, elencam-se ações e normativas da instituição.
AÇÕES NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO
Elaborou-se dois instrumentos de análise, sendo um para os Programas stricto sensu e outro para os Cursos lato sensu, com o objetivo de conhecer os aspectos socioeconômicos que caracterizam os alunos da Pós-graduação da UEMS, com a finalidade de planejar e oferecer ações de melhoria contínua.
Seguem orientações gerais relativas ao levantamento:
a) No ato da matrícula, a/o Secretária/o informará a/o aluno sobre necessidade de preenchimento do questionário.
b) Após a finalização do preenchimento, as respostas do formulário serão direcionadas à Divisão de Pós-graduação (DPG).
c) Todas as questões visam à coleta de informações para planejar e oferecer ações de melhoria contínua aos Programa/Cursos de Pós-graduação.
d) Por favor, não deixe nenhuma questão sem resposta.
e) Os dados obtidos não serão publicitados de forma nominal, apenas comporão os dados de diagnóstico dos Programas/Cursos.
DO PROCESSO SELETIVO
Aos Programas e Cursos que implementarem a política de ações afirmativas/reserva de vagas em seus processos seletivos atentarem para a portaria e as normativas abaixo:
- DELIBERAÇÃO CPPG/CEPE-UEMS Nº 231, de 28 de agosto de 2018.
- Dispõe sobre a política de ações afirmativas/reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, com deficiência e sobrevagas para quilombolas, travestis e transexuais no âmbito da pós-graduação, “lato e stricto sensu”, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
- RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 2.647, de 22 de agosto de 2023.
- Homologa a Deliberação nº 344, da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de 23 de maio de 2023, que aprova a alteração da Deliberação CPPG/CEPE- UEMS Nº 231, de 28 de agosto de 2018, que dispõe sobre a política de ações afirmativas/reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, com deficiência e sobrevagas para quilombolas, travestis e transexuais no âmbito da pós-graduação, “lato” e “stricto sensu”, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
- DELIBERAÇÃO CPPGI/CEPE-UEMS Nº 344, de 23 de maio de 2023
- Aprova a alteração da Deliberação CPPG/CEPE-UEMS Nº 231, de 28 de agosto de 2018, que dispõe sobre a política de ações afirmativas/reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, com deficiência e sobrevagas para quilombolas, travestis e transexuais no âmbito da pós-graduação, “lato” e “stricto sensu”, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
- Portaria PROE-UEMS Nº 20, de 17 de fevereiro de 2023.
- Constitui Bancas de Verificação Fenotípica para análise dos traços fenotípicos dos(as) candidatos(as) aprovados(as) pelo regime de cotas para negros(as) (pretos(as) e pardos(as)), nos processos seletivos de 2023 na UEMS.
- RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 2.214, de 4 de dezembro de 2020.
- Homologa, com alteração, a Deliberação nº 324, da Câmara de Ensino, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de 4 de novembro de 2020, que aprova a regulamentação das bancas e procedimentos de Verificação Fenotípica dos candidatos negros (pretos e pardos), presencial e/ou virtual, para fins de preenchimento das vagas reservadas no sistema de cotas para negros da UEMS.
- DELIBERAÇÃO CE/CEPE-UEMS Nº 324, de 4 de novembro de 2020.
- Aprova a regulamentação das bancas e procedimentos de Verificação Fenotípica dos candidatos negros (pretos e pardos), presencial e/ou virtual, para fins de preenchimento das vagas reservadas no sistema de cotas para negros da UEMS.
- DELIBERAÇÃO CPPGI/CEPE-UEMS Nº 364, de 19 de setembro de 2024.
- Aprova a alteração da Deliberação CPPG/CEPE-UEMS Nº 231, de 28 de agosto de 2018, que dispõe sobre a política de ações afirmativas/reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, com deficiência e sobrevagas para quilombolas, travestis e transexuais no âmbito da pós-graduação, “lato e stricto sensu”, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.