Ciências Sociais

Unidade: Paranaíba
Coordenador adjunto: Ailton de Souza

Informações:


Os docentes do curso de Ciências Sociais - Modalidade Bacharelado têm contribuído com a produção científica na área de Ciências Humanas. Com formação nas grandes áreas das Ciências Humanas, como Antropologia, Ciência Política, Sociologia, Filosofia, História e Letras, trabalham com temas diversos como Participação e Associativismo, Políticas Públicas nas áreas de Cidades, Desenvolvimento e Educação, História, Etnologia Indígena, Sociologia da Educação e Sociologia da Ciência e da Tecnologia.


 

Abaixo uma amostra da produção docente:


 

DOCENTETÍTULO
Ailton  Souza

1) A produção parlamentar da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (1998-2018): aspectos, dimensões e resultados. Paraná Eleitoral: Revista Brasileira de Direito Eleitoral e Ciência Política, v. 11, p. 95-114-114, 2022. (https://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/bitstream/handle/bdtse/10485/2022_parana_eleitoral_v11_n1.pdf?sequence=1)

 

2) DISPUTAS NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE CAMPO GRANDE ? MS. REVISTA BRASILEIRA DE ASSUNTOS REGIONAIS E URBANOS (BARU), v. 8, p. 1-16, 2022. (https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/baru/article/view/12660 )

Alexandre De Castro

1) Alforrias e religiosidade em Sant'Anna de Paranahyba (1838-1888). (https://periodicosonline.uems.br/index.php/rcs/issue/view/281)

 

2) O trabalho como princípio educativo e o papel dos intelectuais na sociedade de classes. (https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/issue/view/688)

Amanda Cristina Danaga

1) Políticas e poéticas em variações discursivas Tupi Guarani. R@U : REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR, v. 13, p. 17-38, 2021. (http://www.rau.ufscar.br/wp-content/uploads/2021/11/2.pdf)


2) Povos Indígenas em São Paulo - novos olhares. 1. ed. São Carlos: EdUFSCar, 2016. v. 1. 310p .DANAGA, A. C.; PEGGION, E. A. (Org.) (https://edufscar.com.br/povos-indigenas-em-sao-paulo-500600006)

Geovane Ferreira Gomes

1) A experiência de implantação do Programa Residência Pedagógica em universidade multicampi (https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/4931)


2) Tempo e espaço: onde as teorias da natureza se encontram com as da cultura. (https://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2018.54.2.06)

Luciana Henrique da Silva

1) SILVA, L. H.; CORREA, A. E.. RESISTANCE IN TIMES OF A PANDEMIC: SOCIAL DISORDER IN BRAZIL IN CRISIS. International Journal of Human Sciences Research, v. 2, p. 2-9, 2022.

 

2) SILVA, L. H. ; HILSENBECK FILHO, A. M. Comunas rurales y urbanas: potencialidades y límites de la experiencia de autonomía del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (mst). In: Alicia Hopkins; César Enrique Pineda Ramírez. (Org.). Pensar las autonomías. Experiencias de autogestión, poder popular y autonomía. 1ed.Cidade do México: México, 2021, v. , p. 305-344.

Luciano Von Der Goltz Vianna

1) MONTAGEM COMO PROCESSO/PERCURSO, DESMONTAGEM COMO EVENTO/RUPTURA:. PRELÚDIOS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFBA, v. 10, p. 58-82, 2022. (https://periodicos.ufba.br/index.php/revistapreludios/article/view/37666)

 

2) A -escritura- como jogo de (des)montagem: um relato sobre a construção de uma -obra aberta-. TEMPO DA CIÊNCIA, v. 27, p. 10-29, 2020.  (https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/25924)

Tarsila Chiara Albino da Silva Santana

1) ALBINO, Chiara; OLIVEIRA, J. G. (Org.) ; MELO, M. S. P. (Org.) . Neoliberalismo, neoconservadorismo e crise em tempos sombrios. 1. ed. Recife: Seriguela, 2021. v. 1. 279p (https://editoraseriguela.com/livros/).

 

2) ALBINO, Chiara; OLIVEIRA, J. G. (Org.) . Leituras sobre neoliberalismo. 1. ed. Recife: Seriguela, 2021. v. 1. 103p . (https://editoraseriguela.com/livros/)