Letras

Informações:


ESTÁGIO

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório

 

A implementação do Estágio Curricular Supervisionado tem como grande objetivo a convergência entre o conhecimento técnico-científico e a atividade prática em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas, bem como a formação do bacharel em Letras com um perfil técnico-científico e dotado de competências mínimas para a atuação na área de Letras. As atividades de Estágio visam ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. As ações colocarão o aluno em face da dinâmica da realidade profissional, oferecendo-lhe oportunidade para:


• capacitar-se para o exercício no mundo do trabalho;
• aplicar conhecimentos, técnicas e procedimentos acadêmicos de aprendizagem inerentes à função;
• exercitar a prática de princípios éticos e preceitos morais inerentes ao exercício profissional;
• desenvolver a capacidade de iniciativa e maturidade emocional em relação ao desempenho profissional;
• realizar treinamento profissional;
• adquirir experiências prévias na área profissional;
• verificar e solidificar atitudes necessárias a uma postura consciente;
• identificar habilidades requeridas para o exercício profissional;
• estimular o desenvolvimento da reflexão crítica sobre as teorias com que vem trabalhando.
 

No que tange à estruturação do estágio, o mesmo consta de uma carga horária de 204 (duzentas e quatro) horas, distribuídas de forma a enfatizar áreas críticas da atividade do Bacharel. Será realizado no decorrer do último ano do período letivo, observando a distribuição e respectiva carga horária exigida na estrutura curricular aprovada pelo órgão competente. As atividades de estágio serão desenvolvidas em empresas públicas e privadas, que tenham condições de proporcionar experiência prática na linha de formação, à escolha do estagiário, com base em critérios que contribuam com sua formação profissional, respeitando a legislação em vigor.
 

A escolha ou opção do campo de estágio será de responsabilidade do aluno e do professor orientador, observadas a legislação em vigor, conforme seus interesses nas áreas de atuação, sob anuência da Instituição de ensino e a entidade concedente por meio de convênio devidamente legitimado e regulamentado. As avaliações das Unidades de Estudo de Estágio Curricular Supervisionado seguirão as normas internas da UEMS. Poderão fazer parte das avaliações das Unidades de Estudo de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, as observações feitas na organização concedente pelo profissional responsável em acompanhar o aluno-estagiário e pela equipe técnica da instituição/órgão, nos quais se deu o estágio.
 

O registro das atividades de estágio deverá ser acompanhado e avaliado pelos professores de estágio, de forma a garantir qualidade linguística e consistência teórico-histórica. Serão realizados seminários integradores para apresentação e debate das experiências registradas. Será considerado aprovado o aluno-estagiário que ao apresentar o Relatório Final de Estágio, obtiver a média final prevista no Regimento Interno dos Cursos de Graduação da UEMS e tiver concluído a carga horária total de cada Unidade de Estudo de Estágio Curricular Supervisionado dos respectivos módulos, prevista no Projeto Pedagógico. Tendo em vista as especificidades didático-pedagógicas da Unidade de Estudo de Estágio Curricular Supervisionado, não será concedido aos alunos-estagiários o direito a realização de prova optativa e exame final. O acadêmico/estagiário será avaliado por meio de:


I - Apresentação de seminários;
II - Atuação, organização, assiduidade, compromisso e responsabilidade nos períodos destinados à
observação, participação e atividades no mundo do trabalho.
III - Controle de frequência às atividades programadas;
IV - Fichas de avaliação do desempenho do estagiário;
V - Participação e organização nas atividades desenvolvidas durante as aulas de Estágio
Supervisionado;
VI - Elaboração do relatório final;
VII - Planejamento e execução de projetos de intervenção;
VIII - Participação nas atividades previstas no projeto.

 

Estágio Curricular não obrigatório

 

Esta modalidade de estágio é uma atividade opcional que compõe a vida acadêmica, enriquecendo a formação humana e profissional do aluno. Deve ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com a legislação vigente.

 

Convênios de estágio:
 

 

informações Institucionais sobre o Estágio na UEMS se encontram na página: https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/deppe/estagios