Letras, Habilitação Português Inglês e suas Literaturas

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Ano de Início: 2024

Sociolinguística e linguística aplicada: aspectos linguísticos, sociais, psicológicos e educacionais das lingua(gen)s

  • Resumo: O objetivo principal deste projeto é apresentar os estudos e pesquisas sobre os conceitos teóricos relacionados aos aspectos linguísticos, sociais, psicológicos e educacionais das línguas e linguagens, em diálogo com a Sociolinguística e a Linguística Aplicada, desenvolvidos pelos membros do grupo de estudos liderado por sua coordenadora, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros. Esses conceitos têm sido pesquisados, discutidos, compilados e desenvolvidos pela professora, seus colegas parceiros, seus orientandos dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como por monitores, acadêmicos do programa de Iniciação Científica, durante os anos vigentes e/ou anteriores. Como objetivos específicos, este projeto busca incentivar cada um do grupo de estudos a estudar, ler, debater, escrever e publicar seus próprios textos sobre as teorias que abrangem a noção de língua e linguagem, relacionadas aos aspectos sociais, psicológicos e de ensino-aprendizagem, nas áreas da Sociolinguística e da Linguística Aplicada. Além disso, pretende-se valorizar o trabalho desses pesquisadores e fornecer uma base teórica para estudos futuros nessas áreas propostas. Destaca-se a relevância deste trabalho, uma vez que registrar e divulgar as teorias que permeiam as pesquisas desenvolvidas por esse grupo de estudo pode beneficiar a todos os interessados pelos temas abordados, à UEMS e à academia. Com este projeto, espera-se ampliar a compreensão da língua em relação aos aspectos propostos e fomentar pesquisas sobre os fenômenos linguísticos à luz dessas áreas de estudo.
  • Coordenadora: Adriana lúcia de Escobar Chaves de Barros
  • Status: Em andamento (2024 -2028)

 

Ano de Início: 2022 

O incentivo à leitura em Angola, Brasil e Portugal: estudo comparativo das estratégias de promoção da leitura literária.

  • Resumo:  A pesquisa objetiva realizar um estudo comparativo entre três ações de fomento à leitura, o Projeto Ler para Crescer (LPC, 2010, Angola), o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE, 1997-2013, Brasil) e o Plano Nacional de Leitura (PNL, 2005-atual, Portugal). Em comum, as três propostas buscam promover o acesso à leitura e favorecer a capacidade leitora durante o ciclo escolar, dando atenção às questões linguísticas, culturais, simbólicas e materiais que circundam cada um dos contextos em foco. No projeto LPC (Angola), o empenho principal tem sido na formação de bibliotecas em algumas províncias e na constituição de acervos. Em relação ao PNBE (Brasil), durante sua vigência houve uma ênfase na democratização do acesso a obras e na distribuição de acervos de reconhecida qualidade e de gêneros variados nas bibliotecas escolares. No caso do PNL (Portugal), além dos mesmos objetivos do PNBE, foram formuladas estratégias para fomentar e difundir a leitura literária na escola e na sociedade em geral, estimulando o acesso a livros em formatos e suportes variados, antes e após o ciclo de escolarização. A fim de mesurar as contribuições e impactos das propostas, a pesquisa recorrerá metodologicamente à análise documental e à revisão bibliográfica. Como principais referências teóricas incluem-se Chartier (2001), Colomer (2002, 2005), Bordini e Aguiar (1993), Zilberman (2015), Paiva (2016), dentre outros. Ao final da pesquisa, esperamos alcançar uma síntese crítica que aprofunde a compreensão dos avanços e dos impasses de propostas dessa natureza para a formação do leitor literário e a democratização da leitura.
  • Coordenador: Lucilene Soares da Costa
  • Docente colaboradora (do curso): Susylene Dias de Araújo
  • Status: Em andamento  (2022-2024)

 

Sentidos que constroem o discurso sobre o processo de identificação do professor: tensão no trajeto

  • Resumo:  A proposta deste projeto é analisar alguns aspectos do discurso sobre a identidade do professor e seus sentidos. A pesquisa se organiza em dois eixos de reflexão/análise: o primeiro diz respeito a construção da identidade de professor como ela se constitui desde o ingresso no curso superior, quais condições de produção dos discursos apresentam certa regularidade na inscrição desse espaço, e como acontece nele a constituição do efeito de identificação, aspecto analisado para primeira etapa da pesquisa: - Discurso Sobre a Construção da Identidade do Professor e os sentidos que em seu conjunto dão sustentação: - Sentido de Dom e Vocação, Sentido de Gosta de Ler e de Escrever, Sentidos Gostar, Paixão e Amor, Sentido de Influência Familiar, Sentido de Escolha pela Literatura, Influência de Colegas, Sentido de Incentivo do Professor, e Sentido Influência da Disciplina. O outro ponto importante a ressaltar refere-se ao professor de Língua Portuguesa e outras áreas. Neste sentido, é importante compreender o funcionamento do efeito de sentido da Língua Portuguesa e outras áreas e como a prática de ensino produz seus efeitos de sentidos no/sobre o professor. Neste aspecto, a proposta de reflexão/análise tem como ponto de referência a escuta discursiva do cotidiano. “Ouvir” o discurso do professor nesse “intervalo” entre as formações imaginárias e as práticas discursivas da posição sujeito de professor.
  • Coordenador: Marlon Leal Rodrigues
  • Status: Em andamento (2022 - 2024)

 

A personagem feminina na Literatura de Língua Portuguesa: um estudo sobre representação e construção de identidade

  • Resumo: Este Projeto de Pesquisa se propõe ao mapeamento de obras do conjunto historiográfico da literatura de língua portuguesa. Neste  sentido, buscar a  investigar nas obras selecionadas, especificamente romances e contos, representações de personagens femininas formadas por características peculiares dos países africanos de língua portuguesa vitimados pela opressão colonialista, bem como dos países asiáticos de língua portuguesa oficial. Como parte final e não menos importante de nosso interesse, buscaremos no filão literário concernente à literatura afro-brasileira ou à literatura negro brasileira, conforme discutiremos, a mesma perspectiva de personagens de início já mencionadas. Ao longo da proposta, autores e obras serão mencionados em nosso recorte e com critérios de interpretação, embasados por estudos teóricos sobre a personagem de ficção, pretendemos constatar o processo de transformação da representação da mulher em contextos narrativos diversos e, assim, perceber o quanto o protagonismo feminino faz parte do imaginário das literaturas de língua portuguesa produzidas em países como Angola, Moçambique, Cabo Verde, Macau, Portugal e Brasil, ao longo do século XX e primeiros anos do século XXI. A primeira vista, o que se percebe na constituição  dos textos escolhidos, revela personagens femininas representadas como heranças do legado histórico e político, da configuração social, típica de países colonizados, de independência recente. Nestas obras, o protagonismo feminino avança e ganha destaque, porém a excessiva valorização do corpo, a exploração da sexualidade e a submissão a antigos padrões revelam esquemas de relações de poder e contribuem para o processo da repetição de estereótipos como impulsos na formação da identidade.
  • Coordenador: Susylene Dias de Araújo
  • Docente colaboradora (do curso): Lucilene Soares da Costa
  • Status: Em andamento  (2022 - 2024)

 

Ano de Início: 2021

O indígena nos quadrinhos nacionais

  • Resumo: Hoje, segundo dados do censo do IBGE realizado em 2010, a população brasileira soma 190.755.799 milhões de pessoas. Ainda segundo o censo, 817.693 mil são indígenas, representando 305 diferentes etnias. A arte, as histórias  em quadrinhos, refletem as condições preconceituosas enfrentadas pela população indígena, expressas graficamente com a imagem negativa do índio nesse tipo de publicação artística. Os padrões europeus dos corpos conceituados como "normais e perfeitos" sempre colocaram à margem etnias diferentes. Assim, pretende-se a trajetória dos indígenas nos quadrinhos nacionais.
  • Coordenador: Nataniel dos Santos Gomes
  • Status: Concluído (2021 - 2023)

 

Ano de Início: 2020

A internacionalização acadêmica brasileira em Angola

  • Resumo: : O projeto propõe levantamento, descrição e análise das principais ações desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras em Angola no último decênio, período em que se consolida na academia brasileira a internacionalização como dimensão de avaliação da qualidade dos programas e pesquisas de pós-graduação no país. Tal recorte põe em evidência ainda o período em que se deu a abertura dos primeiros programas de pós-graduação em Ciências da Educação em Angola, para os quais a contribuição de docentes e discentes de pós-graduação brasileiros ainda precisa ser devidamente auferida. Constituem objeto de investigação questões como: 1) Qual o impacto dos seminários e projetos realizados entre os dois países para a criação dos primeiros cursos de pós-graduação em solo africano; 2) Qual o peso de profissionais brasileiros na docência universitária na região; 3) Em que medida as ações de cooperação acadêmica têm sido significativas para repensar o processo de aquisição e circulação de conhecimento científico no eixo sul-sul. A pesquisa será desenvolvida em duas etapas: 1) análise documental e bibliográfica concernente às atividades de internacionalização realizadas em Angola; 2) entrevistas in loco com interlocutores privilegiados desse processo.
  • Coordenadora: Lucilene Soares da Costa
  • Status: Concluído (2020-2021) 

 

A imagem do menino pobre em três contos de Lima Barreto

  • Resumo:
  • Coordenador: Marcos Vinícius Teixeira
  • Status: Concluído (2020-2021)

 

Do alheamento ao enfrentamento: um estudo da poesia marginal

  • Resumo:
  • Coordenador: Marcos Vinícius Teixeira
  • Status:  Concluído (2020-2021)

 

A constituição discursiva de si em políticas de combate à violência contra as mulheres: um estudo sobre a "Casa da Mulher Brasileira", em Campo Grande/MS.

  • Resumo: O discurso constitui as práticas sociais e como tal constitui a realidade social e as identidades. Nesse sentido, tanto as configurações históricas de determinadas práticas sobre as relações de gênero social quanto os modelos historicamente construídos dessas relações (masculinidades e feminilidades) se mantêm em grande medida a partir de construções discursivas. Os diferentes tipos de violência contra a mulher, nesse sentido, têm sido mantidos historicamente via discursos que legitimam certa masculinidade hegemônica, pautando-a em violências sobre as formas de existir que divergem desse modelo. Tal quadro social, no entanto, tem sido tensionado a partir, por exemplo, da reivindicação e institucionalização de políticas públicas de combate à violência de gênero. Nesse contexto, no Brasil destacam-se as políticas de combate à violência contra a mulher. Considerando isso, o presente projeto objetiva criar inteligibilidades sobre a relação entre a constituição discursiva de masculinidades e feminilidades e a efetivação de políticas de combate à violência contra a mulher na rede de práticas que circunda a Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande/MS, instituição referência na área e que integra serviços de acolhimento e triagem, Delegacia especializada de atendimento à mulher, equipe multidisciplinar, Promotoria, Defensoria pública, a 1ª Vara de medidas protetivas do país, Abrigo de passagem, Brinquedoteca, Orientação ao trabalho e central de transportes. Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa de tipo etnográfico na instituição, por meio da qual serão gerados dados a partir de gravações em áudio, consulta a documentos e confecção de notas e diários de campo.
  • Coordenador: Vanessa Arlésia de Souza Ferretti
  • Status: Em andamento (2020-2023)
      

Ano de Início: 2019

Aspectos linguísticos, sociais e de ensino de línguas: dialogando com a Sociolinguística e a Linguística Aplicada.

  • Resumo: Este projeto tem por objetivo principal apresentar os conceitos teóricos relacionados aos aspectos linguísticos, sociais e de ensino das línguas, em diálogos com a Sociolinguística e a Linguística Aplicada, que vêm sendo pesquisados, discutidos, compilados e (co)construídos por mim e pelos meus orientandos dos cursos de graduação e pós-graduação, monitores e acadêmicos do programa de Iniciação Científica, durante os anos vigentes e/ou anteriores a este projeto. Por objetivos específicos buscarei promover, junto aos orientandos, o estudo, a leitura, o debate, a escrita de seus próprios textos, sobre as teorias que abrangem a noção de “língua”, pertinentes às minhas duas linhas de pesquisa: a Sociolinguística e a Linguística Aplicada; valorizar o trabalho desenvolvido por esses pesquisadores sob minha orientação; e servir de aporte teórico para atuais e futuros estudos nas duas referidas áreas. Para tal, partiremos das leituras de expoentes da Sociolinguística, como Bortoni-Ricardo (2005); Labov (2008); Mollica (2003), como também, dos recorridos aos estudos da Linguística Aplicada como, Bakhtin (1999); Bhabha (1994); Cope e Kalantzis (2000); Lankshear e Knobel (2005, 2003); Mignolo (2000); Monte Mór (2009, 2004, 2007); Pennycook (2010). Destaca-se a relevância deste trabalho, pois registrar e divulgar as teorias que permeiam as pesquisas desenvolvidas por este grupo de estudo pode beneficiar todos os interessados pelos assuntos abordados. Com este projeto espero ampliar a compreensão da língua no tocante aos seus aspectos linguísticos, sociais e educacionais, em diálogo com a Sociolinguística e a Linguística Aplicada e incentivar as pesquisas sobre os fenômenos linguísticos à luz desses campos de estudo.
  • Coordenadora: Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
  • Discente colaborador (do curso): Matheus Carlesso da Silva
  • Status: Concluído (2019-2023)

 

Português como Língua de Acolhimento e Fluxos Migratórios: experiências de ensino e aprendizagem no Mato Grosso do Sul

  • Resumo: A aquisição de uma nova língua é um processo complexo, vinculado às relações que se estabelecem entre pessoas, culturas e identidades, e esse processo parece ser ainda mais intrincado ao pensarmos nas experiências de ensino e aprendizagem de novas línguas por migrantes e refugiados. Com base nessa suposição, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral favorecer a compreensão do processo de ensino e aprendizagem de língua-cultura como espaço privilegiado para o reconhecimento da diversidade linguístico-cultural de migrantes e refugiados no estado de Mato Grosso do Sul. O projeto propõe ainda discutir o papel e a formação do professor que atua nesse contexto, como agente transformador que pode amenizar o conflito inicial entre aprendiz e a nova língua. Desse modo, o professor, o planejamento e o material didático constituem elementos-chave do processo de ensino e aprendizagem, como também a ressignificação da formação de professores de línguas para estrangeiros, para atender exigências específicas que a dinamicidade do fluxo migratório contemporâneo nos impõe.
  • Coordenador: João Fábio Sanches Silva
  • Status:  Concluído (2019 - 2021)

 

O preconceito linguístico e o ensino da gramática: uma pesquisa com professores de escolas públicas de Campo Grande - Etapa 2

  • Resumo: A língua é um fenômeno social que tem por função a interação entre as pessoas. A princípio a língua era estudada fora do contexto social de acordo com a teoria saussuriana. Com o avanço dos estudos sociolinguísticos a língua passa a ser estudada levando em consideração os fatores sociais. Neste sentido pretendemos dar continuidade em realizar uma pesquisa que mostre em que algumas atitudes linguísticas do professor podem levar ao constrangimento do aluno e impedir o desenvolvimento de sua competência. A pesquisa irá fundamentar-se por meio dos documentos reguladores do ensino aprendizado: os Parâmetros Curriculares Nacionais e Referenciais Curriculares, além disso, pesquisaremos qual a metodologia usada por professores em escolas que oferecem a educação básica. 
  • Coordenadora: Natalina Assêncio Sierra
  • Status: Concluído (2019-2021)
      

Discurso sobre a identidade do professor de língua portuguesa: tensão nas redes de memória

  • Resumo: A proposta deste projeto é analisar o discurso sobre a identidade do professor de Língua Portuguesa. A pesquisa se organiza em dois eixos de reflexão/análise: o primeiro diz respeito a construção da identidade de professor, como ela se constitui desde o ingresso no curso superior, quais condições de produção dos discursos apresentam certa regularidade na inscrição desse espaço, e como acontece nele a constituição do efeito de identificação. O outro ponto importante a ressaltar refere-se ao professor de Língua Portuguesa, condição que exclui outras possibilidades de inscrição em um outro espaço disciplinar. Neste sentido, é importante compreender o funcionamento do efeito de sentido da língua e como a prática de ensino dela produz sobre o professor. Neste aspecto, a proposta de reflexão/análise tem como ponto de referência a escuta discursiva do cotidiano. “Ouvir” o discurso do professor nesse “intervalo” entre as formações imaginárias e as práticas discursivas da posição sujeito de professor e professor de língua portuguesa. Ainda um outro aspecto significativo da pesquisa é analisar como o professor de Língua Portuguesa significa o espaço escolar e como é ele é também significado por ele no jogo das identidades.
  • Coordenador: Marlon Leal Rodrigues
  • Status: Concluído (2019-2021)

 

História em quadrinhos em sala de aula: observações sobre o uso da nona arte nos livros didáticos na comunidade remanescente quilombola Furnas do Dionísio

  • Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de refletir acerca do ensino da língua portuguesa por meio de quadrinhos, com o suporte teórico-metodológico da teoria da variação linguística ou sociolinguística  laboviana (LABOV, 2008) na Escola Estadual Zumbi dos Palmares, Comunidade Quilombola Remanescente de Furnas do Dionísio, Ms. Esse trabalho investiga em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Lei nº 9.394 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que citam as histórias em quadrinhos como gênero textual em sala de aula, bem como as observações sobre a variação linguística existente no português do Brasil. Diante disso, pretende-se refletir sobre o impacto da legislação que delimita o percurso teórico para o ensino da disciplina língua portuguesa, porque a reflexão acerca da língua se dá como sistema linguístico e com decisões políticas e culturais. Nesse sentido, pelo ensino de língua portuguesa perpassam as variações linguísticas encontradas no território brasileiro, os dialetos, as adaptações do falante ao ouvinte e o planejamento linguístico da língua á situação de comunicação. Compreende-se que o planejamento linguístico gera formas linguísticas de prestígio. Por conseguinte, a existência do conceito de certo e errado acarreta preconceito linguístico (BAGNO, 2007), Molica (2010) afirma que em toda língua existe uma variante com mais prestígio do que outras
  • Coordenador: Nataniel dos Santos Gomes
  • Status: Finalizado (2019-2021)

 


Espectros do feminino em romances de língua portuguesa e autoria masculina: incursos comparatistas

  • Resumo: O Projeto propõe uma nova retomada da espectropoética derridiana como mote/instrumento crítico-teórico, tal como procedemos em nosso projeto anterior, mas agora a partir de problemáticas e recortes mais específicos, a saber: 1) a relação entre figurações masculinas e femininas, tomando estas, ou seja, as femininas, como potenciais 'espectros' nos discursos e configurações actanciais e axiológicas das masculinas em posição de narradores e/ou protagonistas (tal como se dá em todas as obras selecionadas); 2) as possibilidades aproximativas entre a espectropoética e as perspectivas críticas feministas; 3) a aplicação da espectropoética a estratégias comparatistas no estudo de literaturas de autores e países de língua portuguesa (Brasil, Portugal e Angola). A pesquisa será desenvolvida em duas etapas, concernentes a dois incursos comparatistas: 1) entre os romances A rainha dos cárceres da Grécia, do brasileiro Osman Lins, e Ensaio sobre a cegueira, do português José Saramago; 2) entre os romances Os cus de Judas, do português Lobo Antunes, e O reino das casuarinas, do angolano José Luís Mendonça. Essas discussões serão feitas em concomitância com trabalhos de Iniciação Científica específicos desenvolvidos por acadêmicos.
  • Coordenador: Ravel Giordano de Lima Faria Paz
  • Status: Concluído (2019-2021)

 

Ano do Início: 2018

Literatura Fantástica: novas abordagens teóricas e interpretativas.

  • Resumo: Esta pesquisa se propõe a dar continuidade ao estudo teórico que viemos desenvolvendo, sobre a literatura fantástica, desde o mestrado, quando estudamos o contista mineiro Murilo Rubião (1916-1991), considerado pela crítica, como o precursor de um determinado gênero fantástico moderno no Brasil. Desde então, em nosso percurso como professor de literatura, retomamos o tema diversas vezes, sempre que algum escritor desse margem à discussão sobre o fantástico, nos programas de todas as disciplinas que lecionamos. Em 2015, iniciamos um projeto de pesquisa, cadastrado na UEMS, com o título de “Literatura fantástica: abordagens teóricas e interpretativas”, através do qual nos propusemos a estudar alguns dentre os principais autores que refletiram teoricamente sobre a literatura fantástica, bem como ler detidamente as principais narrativas analisadas por eles. A proposta, porém, revelou-se ampla demais e pouco viável, dentro do período previsto para a realização da pesquisa. Sendo assim, a nossa proposta atual é a de dar continuidade ao projeto anterior, procurando delimitar melhor o nosso objeto de estudo, para que a pesquisa se realize de modo mais satisfatório.
  • Coordenador: Fábio Dobashi Furuzato
  • Status: Concluído (2018-2022)

 

A participação de Aníbal Machado em obras coletivas do século XX

  • Resumo: Antes de publicar seu primeiro livro, Vila feliz, Aníbal Machado participou de duas obras ficcionais coletivas. Ainda residindo em Belo Horizonte - MG, escreveu parte da novela O capote da guarda, que foi publicada em jornal no início dos anos 1920, e nunca recebeu uma edição em livro. Depois, vivendo no Rio de Janeiro, participou do romance Brandão entre o mar e o amor juntamente com os escritores Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, José Lins do Rego e Jorge Amado. O objetivo desta pesquisa é estudar as duas obras escritas coletivas, observando-se especialmente o universo de Aníbal Machado. Cabe ressaltar que se tratam de obras pouco estudadas, mas importantes para a compreensão não só do universo do escritor mineiro, mas de dois momentos importantes do Modernismo brasileiro.
  • Coordenador: Marcos Vinícius Teixeira 
  • Status: Concluído (2018-2021) 

 

Letramento crítico em Saúde: diálogos transdiciplinares entre linguagem, educação e saúde

  • Resumo: A presente proposta busca investigar, a partir de uma perspetiva transciplinar, de que maneira os sentidos são produzidos e ressignificados por intermédio da linguagem multimodal na interação entre acadêmicos de medicina e usuários de unidades básicas da saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com características da Epistemologia da Emergência (Summerville, 2007; Maciel, 2016) e da perspectiva rizmática (Deleuze e Guatari, 1985, Maciel e Ono, 2018) como visão metodológica. A fundamentação teórica de forma inter/transdiciplinar se pautará nos estudos sobre multiletramentos e letramentos críticos em diálogo com a área da linguística aplicada, educação e saúde. Para tanto, participam dessa pesquisa, linguistas aplicados do curso de letras e do curso de medicina, médicos e enfermeiros e acadêmicos das turmas do segundo, terceiro e quarto ano. Busca-se, com esse, expandir os estudos emergentes na área da linguagem, mais especificamente, sobre letramentos, multiletramentos e letramentos críticos, ressigficados para letramento crítico da saúde.
  • Coordenador: Ruberval Franco Maciel
  • Docentes colaboradores (do curso): Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
  • Status: Concluído (2018-2020)

 

Arqueologia do conto na literatura de Mato Grosso do Sul

  • Resumo: Nossa proposta conncentra-se na configuração do conto, gênero breve e condensado, a partir de sua conceituação e enfoque histórico e na avaliação dos critérios da crítica literária que acentuam sua variedade temática e multiplicidade e na busca de novos pontos de vista críticos que apontem para uma possível revisão de conceitos. Como enfoque principal, a pesquisa busca caminhos para tornar compreensível a realização do conto em Mato Grosso do Sul e, a partir dos exemplares selecionados, observar a tradição na qual nossos expoentes se inserem e de que forma se encaminham para critérios mais modernos a partir de levantamento e análise de seus principais representantes no século XX até o os primeiros anos do século XXI.
  • Coordenadora: Susylene Dias de Araujo
  • Docente colaboradora (do curso): Lucilene Soares da Costa
  • Status: Concluído (2018-2020)

 

Ano de Início: 2017 

 

Língua de Acolhimento, Investimentos e Comunidades Imaginadas: um diálogo pertinente

  • Resumo: A aquisição de uma nova língua é um processo complexo, vinculado às relações que se estabelecem entre pessoas, culturas e identidades, e esse processo parece ser ainda mais intricado ao pensarmos nas experiências de aprendizagem e uso de línguas por imigrantes em situação de refúgio. Com base nessa suposição, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo compreender como os conceitos de Investimento e Comunidades Imaginadas podem ser expandidos na perspectiva da literatura nacional de Linguística Aplicada, a partir dos estudos do conceito de Língua de Acolhimento, conduzindo um estudo do referencial teórico-analítico de pesquisadores que têm voltado suas pesquisas ao estudo dos conceitos mencionados. As ações vinculadas a esse projeto buscam favorecer a compreensão do processo de ensino e aprendizagem de língua-cultura como espaço privilegiado para o reconhecimento da diversidade linguístico-cultural de imigrantes em situação de refúgio na cidade de Campo Grande, MS. O projeto propõe apresentar uma revisão sobre o papel e a formação do professor que atua nesse contexto, como agente transformador que pode amenizar o conflito inicial entre aprendente e língua, e estabelecer condições necessárias para que esse aprendente comece a investir nas práticas da nova língua e a interpretá-la como elemento de mediação entre ele e a sociedade anfitriã. Desse modo, o professor, o planejamento e o material didático constituem elementos-chave do processo de ensino-aprendizagem, como também a resignificação da formação de professores de línguas para estrangeiros, para atender exigências específicas que a dinamicidade do fluxo migratório contemporâneo nos impõe.
  • Coordenador: João Fábio Sanches Silva
  • Docentes colaboradores (do curso): Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
  • Status: Concluído (2017-2019)

 

Formação do povo brasileiro: cultura e línguas 

  • Resumo: Esta pesquisa pretende identificar e discutir as referências em torno do mito da democracia racial presentes nas obras "O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro" e "Casa Grande  e Senzala" de Gilberto Freire. Tais obras tem sido apontadas como importantes para reforçar o pensamento, segundo o qual, a maioria dos brasileiros não se identifica com práticas de discriminação racial, não prejudicando ou promovendo pessoas baseadas na raça. Tratando-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica. Além de identificar a produção do mito da democracia racial, o estudo pretende discutir como esse mito, por velar o preconceito racial, coopera em dificultar a real promoção de relações de valorização das diferenças e enriquecimento cultural das matrizes étnico-raciais que formaram o povo brasileiro.
  • Coordenadora: Sonia Filiú Albuquerque LIma
  • Docentes colaboradores (do curso):  Antônio Carlos Santana de Souza
  • Discentes colaboradores (do curso): Andréa Firmino Chaves, Elon Sobrinho Marcos, Gislene Aparecida Assalin, Marcelo Ricardo Camilo da Silva, Marisa Luna Kitzig, Reasilva de Albuquerque, Rebeca Vital Fernandes, Renata Pantaleão Carvalho
  • Status: Concluído  (2017-2019)

 

Ano de Início: 2016

(De)colonialidade na fronteira seca Brasil/Paraguai: histórias sobre culturas, línguas e identidades

  • Resumo: Com este estudo procuro aprofundar as matrizes teóricas sobre (de)colonialidade e culturas das fronteiras, ao resgatar histórias vividas e (não)contadas oficialmente, na fronteira seca de Ponta Porã, Brasil e Pedro Juan Caballero, Paraguai, promovendo o diálogo entre os conceitos pós-coloniais pertinentes à transculturalidade, às línguas de contato e às identidades híbridas, a fim de deslocar a história do centro imperial brasileiro, para evidenciar a paraguaia. Esta é uma pesquisa qualitativa e de caráter transdisciplinar, por meio da qual, procuro atravessar as fronteiras epistemológicas das Ciências Sociais, Ciências Humanas, dos Estudos Culturais e Sociolinguísticos, na intenção de investigar, de maneira interpretativa, intersubjetiva e situada, valores, crenças, hábitos, atitudes, representações e opiniões sobre fatos individuais e coletivos de paraguaios e brasileiros que vivem na fronteira de seus dois países. As perspectivas adotadas tomam por base teorias pós-coloniais abordadas por autores como Brydon (2004, 2008) e Souza (2010), Grosfoguel (2008), Quijano (1997, 2010), Mignolo (2005, 2003, 2010), Hall (1994, 2006), Monte Mór (2002 e Bauman (1998, 2006). As discussões partiram dos excertos de narrativas sobre o cotidiano paraguaio, na fronteira do Brasil e Paraguai. Considerando que o conceito de decolonialidade possibilita a reconstituição das histórias silenciadas, destaco as narrativas de duas paraguaias e as analiso sob a égide do pós-colonialismo, a fim de desestabilizar a base das narrativas imperiais e subverter as estruturas de subalternização que mantém essas pessoas emudecidas, excluídas e desumanizadas.
  • Coordenadora: Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
  • Discentes colaborador (do curso): Matheus Carlesso da Silva 
  • Status: Concluído (2016-2018)