Letras, Habilitação Português Inglês e suas Literaturas

Informações:


Docentes do curso atuando em projetos de pesquisa em outros cursos.

 

Ano de Início: 2024

Quadrinhos: possibilitando análises das representações estereotipadas através do tempo.

  • Resumo: Há estudos expressivos realizados sobre personagens consideradas “celebridades” ou não do universo das histórias em quadrinhos explorados na linguagem verbal/não verbal e como são representados, muitas de forma estereotipada, como no caso do blackface. Todavia, também, nos deparamos que as mesmas retratações na estereotipagem dos personagens evidenciadas perpassam certa correlação com a prática blackface utilizada, originalmente, no século XIX. Pois atores brancos pintavam suas faces de preto e forte, espécie de maquiagem, somado aos seus comportamentos exagerados para interpretarem pessoas negras nas apresentações de espetáculos humorísticos à sociedade da época. Essa prática ainda acontece em outros aspectos e nesse sentido é possível analisar essas identidades linguísticas em vários personagens das narrativas das histórias em quadrinhos e que não é perceptível no contexto da educação básica, por exemplo.
  • Unidade de origem: Bacharelado em Letras
  • Coordenador: Nataniel dos Santos Gomes
  • Situação: Em andamento (2024-2026)

 

Ano de Início: 2023

Narrativa fantástica e temas afins em todos os contos de Júlio Cortázar

  • Resumo: O presente projeto de pesquisa se propõe a estudar a edição Julio Cortázar: todos os contos (2021), publicada pela Companhia das Letras, que reúne, pela primeira vez no Brasil, quatorze livros de narrativas curtas do escritor argentino. Vamos centrar nossa análise nos textos de Cortázar ainda não suficientemente estudados pela crítica, como é o caso dos contos de A outra margem (1945), livro até então inédito no país, com os trabalhos do autor produzidos entre os anos de 1937 e 1945; bem como de Histórias (inesperadas), seleção de onze narrativas de Papeles inesperados (2009), reunião de textos esparsos publicada pela Alfaguara; e ainda Um tal de Lucas (1979), livro composto por cinquenta e nove textos que chegam a colocar em questão os limites entre os gêneros narrativos conto e romance, uma vez que grande parte dos relatos gira em torno do personagem título. Também analisaremos, nos livros mais conhecidos do autor, os contos que ainda não tenham sido suficientemente explorados pela crítica. Esse estudo será realizado paralelamente ao exame dos principais trabalhos críticos sobre a contística cortazariana, em diálogo com alguns dos principais teóricos sobre o fantástico moderno, expressão literária à qual o nome de Cortázar é frequentemente associado.
  • Unidade de Origem: Letras Português/Espanhol e suas literaturas
  • Coordenador: Fábio Dobashi Furuzato
  • Situação: Em andamento (2023 -2027)

 

Ano de Início: 2022 

Acervo Maria da Glória Sá Rosa: dialogismo, memória discursiva e identidade sociocultural de Mato Grosso do Sul

  • Resumo: O projeto “Acervo Maria da Glória Sá Rosa: memória discursiva e identidade sociocultural de Mato Grosso do Sul” tem por objeto a análise de discursos sobre a construção da identidade sociocultural de Mato Grosso do Sul, disponibilizados no Acervo Maria da Glória Sá Rosa, situado na unidade da UEMS de Campo Grande, em diferentes meios e suportes: produções bibliográficas, anotações de aulas, diários, telas de pintura, comendas etc. Este rico acervo, doado à universidade pela família da professora, escritora e incentivadora cultural Maria da Glória Sá Rosa, constitui um espaço rico e ainda pouco explorado para o desenvolvimento de pesquisas sobre a memória discursiva e a identidade sociocultural do estado de Mato Grosso do Sul, da qual Rosa faz parte, considerando-se seu papel de protagonismo no momento histórico do divisionismo, legando às futuras gerações obras ficcionais e críticas sobre literatura, artes, música, educação, dentre outros temas de sua predileção, e nos quais se notabilizou, de que dão prova os inúmeros títulos honoríficos a ela concedidos em vida. O suporte teórico da pesquisa é embasado pela concepção dialógico-discursiva da linguagem, segundo a qual os textos, contemplados em suas mais variadas semioses, produzem sentido na relação de alteridade que estabelecem com outros textos/discursos, veiculando posicionamentos, memória e história. A metodologia da pesquisa é composta pelo levantamento das produções disponibilizadas no Acervo; a análise do corpus previamente coletado e selecionado; a publicização dos resultados.
  • Unidade de Origem: PPGLetras - Mestrado Acadêmico em Letras
  • Coordenadora: Aline Saddi Chaves
  • Docentes colaboradores (do curso): Daniel Abrão
  • Status: Em andamento (2022 - 2024)

 

MAIN - Multilingual Assessment Instrument for Narratives: tradução e adaptação

  • Resumo: Instrumento de Avaliação Multilíngue de Narrativas (MAIN) foi desenvolvido em 2012 para avaliar habilidades narrativas em crianças que adquirem um ou mais idiomas desde o nascimento ou desde os primeiros anos de idade. O MAIN tem sido desenvolvido principalmente para crianças de aproximadamente 3 a 10 anos; trabalhos recentes descobriram que também pode ser usado com crianças mais velhas, adolescentes e adultos. Seu design permite avaliar a compreensão e a produção de narrativas em várias línguas na mesma criança e em diferentes modos de orientação: Estória Modelo, Releitura e Narrativa. A versão de 2012 foi desenvolvida com base em um extenso teste com mais de 500 crianças monolíngues e bilíngues de 3 a 10 anos, para 15 idiomas e combinações de idiomas diferentes. Em 2019, a versão em inglês foi revisada com base em mais de 2.500 narrativas transcritas, além de cerca de 24.000 respostas a perguntas de compreensão do MAIN, coletados com cerca de 700 crianças monolíngues e bilíngues na Alemanha, Rússia e Suécia entre 2013 e 2019. Nossa proposta é adaptar para as seguintes línguas indígenas de Mato Grosso do Sul: Terena, Guarani e Kadiwéu. Ao fim deste trabalho teremos uma versão em português e nas línguas alvo mencionadas; baseada na versão em inglês de 2019 disponibilizada pelo Leibniz-Zentrum Allgemeine Sprachwissenschaft (ZAS).
  • Unidade de origem: Bacharelado em Letras
  • Coordenador: Antonio Carlos Santana de Souza
  • Docentes colaboradores (do curso): Herbertz Ferreira, Marlon Leal Rodrigues , Nataniel dos Santos Gomes
  • Status: Em andamento (2022 - 2024)

 

Ética, estética e política na poesia brasileira contemporânea

  • Resumo: Assim como outras esferas da arte e da sociedade, também parte da poesia na contemporaneidade se afastou do presente, da história, do sujeito e de sua produção de vida. A palavra, como sabemos, vem deixando de ser “perigosa” - ou pelo menos incômoda - e sua mansidão
    está coadunada com os novos espaços de circulação e consumo, bem como orientada por um novo sujeito leitor – a sociedade contemporânea -, muito mais apta a tratar a arte pela sua ludicidade de adereços e entretenimento que pela sua capacidade de gerar reflexão, confronto e abalo. Como sabemos, nossa era pós-utópica, na verdade, toma a arte e a poesia a partir de outros paradigmas, que não aqueles de uma idealização humanista do alto modernismo, mas sim emanando sinais evidentes dos novos tempos agora indicam os critérios da arte voltados para a satisfação individual, a corporeidade e certo desprezo pela causas coletivas. Desta forma, pesquisamos na poesia brasileira contemporânea algumas poéticas que, negando a fragmentação do sujeito pós-moderno, elaboram uma aproximação com as formas da vida social, de maneira contundente, isto é: crítica e criativa. São poéticas que projetam certo posicionamento do sujeito, que se configura mais pela força da ação que pela sua localização discursiva, isto é, são sujeitos produzidos sem uma localização ideológica ou identitária precisa, como na abordagem social da poesia nos anos 60/70, mas sim sujeitos difusos que ante o real e o presente se colocam como críticos,
  • Unidade de Origem: Bacharelado em Letras
  • Coordenador: Daniel Abrão
  • Status: Em andamento (2022-2024)

 

Literatura, Cinema e Psicanálise: uma análise transdisciplinar das adaptações

  • Resumo: Este Projeto de Pesquisa propõe um estudo transdisciplinar acerca das relações entre Literatura, Cinema e Psicanálise. Para isso, elegemos como corpus filmes que sejam adaptações de romances. Já há bastante tempo as adaptações têm sido convocadas para se pensar as relações entre Literatura e Cinema, contudo, a crítica convencional tem legitimado um discurso que sugere que o Cinema está/estará sempre em débito com a Literatura. Não raro encontramos termos como: “infidelidade”, “traição”, “deformação”, “violação”, “abastardamento”, “vulgarização” e “profanação”. Não é nossa intenção, neste Projeto de Pesquisa, endossar aquele discurso crítico. Pretendemos seguir em outra direção que, para além da questão da adaptação, promova uma reflexão transdisciplinar da qual participam a Literatura, o Cinema e a Psicanálise. Enfatizamos que, longe de “aplicar” a teoria psicanalítica à leitura/análise das adaptações, nosso interesse é o de promover uma leitura que, não busque converter a obra artística em um sintoma da teoria psicanalítica, procure lê-la em sua especificidade, lugar de produção e jogo de significantes, construindo uma interpretação para ela e derivando dela. Alguns autores se apresentam como basilares para a execução deste Projeto de Pesquisa, dentre os quais citamos: Robert Stam, André Bazin, Ismail Xavier, Sigmund Freud, Jacques Lacan, Roland Barthes, Julia Kristeva, Antoine Compagnon, Adalberto Muller, Tania Franco Carvalhal e Eneida Maria de Souza.
  • Unidade de origem: Bacharelado em Letras
  • Coordenador: Neurivaldo Campos Pedroso Júnior
  • Status: Em andamento (2022-2025)

 

Pervasão nas obras de arte de mulheres artistas: diferentes linguagens e o cinema

  • Resumo: Pesquisando mais a fundo a experiência estética na perspectiva adorniana, deparei-me com uma categoria-fenômeno muito interessante, a ideia de pervasão das obras de arte. Na existência da Arte, falando de modo geral enquanto área do conhecimento e das artes, quando pensamos especificamente as linguagens, abarcando aí a dança, o teatro, a música, as artes visuais e as áudio visuais como o cinema, por exemplo, essa ideia surge no pensamento de Adorno de forma muito articulada com a ideia de constelação. A constelação seria não apenas um modo de organizar, enxergar, conceber filosoficamente os fenômenos sociais, mas também um modo composicional. O pensar sobre Arte e o fazer arte estariam relacionados constelatoriamente, o que dito de outro modo seria tecer uma rede de aspectos possíveis na interpretação e feitura das obras de arte, alcançando dimensões sociais, econômicas, históricas, culturais, entre outros, dependendo da linguagem artística e da autoria. Este projeto se dedica a pensar mais especificamente a pervasão nas obras de mulheres artistas, e intenta alcançar diferentes linguagens, dando mais destaque a obras cinematográficas.
  • Unidade de origem: Bacharelado em Letras
  • Coordenador: Keyla Andrea Santiago Oliveira
  • Colaboradora: Lucilene Soares da Costa (Docente - Letras Português/Inglês e suas literaturas)
  • Status: Em andamento (2022-2025)

 

Ano de Início: 2021

 Crítica cultural materialista e a produção literária e cultural contemporânea

  • Resumo: Este projeto visa contribuir com os estudos sobre crítica cultural materialista desenvolvidos no Brasil, tendo em perspectiva o estudo de teóricos relacionados a essa vertente, bem como a análise de obras literárias e de outras produções artísticas que possibilitem a discussão mais ampla sobre a cultura e a sociedade contemporânea. Tendo em vista  
  • Unidade de Origem: Letras Português/Espanhol e suas literaturas
  • Coordenador: Volmir Cardoso Pereira
  • Status: Em andamento (2021 -2024)

 

UEMS na Rota/Corredor Bioceânico

  • Resumo: O presente projeto de pesquisa busca contemplar de maneira inter/multi/transdisciplinar cinco eixos temáticos - Direito, Inovação e Integração; Educação, cultura e impactos sociais; Turismo, Gestão e sustentabilidade; Saúde e Fronteira e Território, negócios e transporte - relacionados o corredor Bioceânico. O projeto tem por objetivo geral promover pesquisas que darão suporte a implementação do corredor Bioceânico por intermédio de um programa institucional da UEMS. O enfoque metodológico pauta-se em perspectivas qualitativas e quantitativas para contemplar as diversidades dos contextos e das áreas do conhecimento. As pesquisas possuem em comum os estudos que abarcam o território do corredor Bioceânico dos quatro países (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile) de acordo com as especificidades do enfoque de cada pesquisador. A fundamentação teórica é ampla e atende as especificidades da cada área do conhecimento envolvida.
  • Unidade de origem: Assessoria de Relações Internacionais - ARELIN
  • Coordenador: Ruberval Franco Maciel
  • Docentes colaboradores (do curso): Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Aline Saddi Chaves, Daniel Abrão, Herbertz Ferreira,  João Fábio Sanches Silva, Marlon Leal Rodrigues, Nataniel dos Santos Gomes, Susylene Dias de Araújo,  Volmir Cardoso Pereira
  • Status:  Finalizado (2020-2022)

 

Ano de Início: 2020

A discursização da mulher vítima de violência na voz de operadoras de políticas públicas integrantes da “Casa da Mulher Brasileira”, de Campo Grande/MS

  • Resumo:
  • Unidade de Origem: Letras Português/Espanhol e suas literaturas
  • Coordenadora: Vanessa Arlésia de Souza Ferretti
  • Status: Finalizado (2020 - 2021)

 

Os elementos messiânicos do Superman e a intertextualidade com o apocalipse na Graphic Novel Reino do Amanhã: uma análise a partir das multisemioses

  • Resumo:  “Aqueles que, uma década antes, sentiram o peso da maior e mais fundamental falha do Superman, sua incapacidade de se ver como a inspiração que é.” (Reino do Amanhã) É a partir dessa citação que gira a história de Reino do Amanhã, uma graphic novel que resgata os heróis clássicos da DC Comics, no momento em que o mercado editorial buscava histórias cheias de violência e com personagens visualmente grandiosos, mas com histórias pueris. A história narra a ocasião em que, após o Superman ter decidido abandonar sua vocação como herói e salvador da humanidade, a sociedade entra em crise, esperando pela sua volta. A narrativa faz uma intertextualidade com o livro de Apocalipse, escrito por São João, em que a figura do Superman é apresentada como o messias da fé cristã, pano de fundo da criação do super-herói e é explorado ao extremo nessa história. Esses e outros elementos são resgatados e amplamente utilizados na história em questão, e serão analisados sob a perspectiva das multissemioses para os que sentidos fossem interpretados, comparados, ressignificados, conforme Barbosa (2018), fazendo a intertextualidade com o livro cristão do Apocalipse.
  • Unidade de Origem:   Letras/Espanhol - Coordenação do Curso de Letras/Espanhol
  • Coordenador: Nataniel  dos Santos Gomes
    Status: Finalizado (2020 - 2022)

 

Ano de Início: 2019

Aspectos linguísticos, sociais e de ensino das línguas: dialogando com a sociolinguística e a linguística aplicada

  • Resumo: Este projeto tem por objetivo principal apresentar os conceitos teóricos relacionados aos aspectos linguísticos, sociais e de ensino das línguas, em diálogos com a Sociolinguística e a Linguística Aplicada, que vêm sendo pesquisados, discutidos, compilados e (co)construídos por mim e pelos meus orientandos dos cursos de graduação e pós-graduação, monitores e acadêmicos do programa de Iniciação Científica, durante os anos vigentes e/ou anteriores a este projeto. Por objetivos específicos buscarei promover, junto aos orientandos, o estudo, a leitura, o debate, a escrita de seus próprios textos, sobre as teorias que abrangem a noção de “língua”, pertinentes às minhas duas linhas de pesquisa: a Sociolinguística e a Linguística Aplicada; valorizar o trabalho desenvolvido por esses pesquisadores sob minha orientação; e servir de aporte teórico para atuais e futuros estudos nas duas referidas áreas.
  • Unidade de Origem:
  • Coordenadora: Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
  • Status:

 

Núcleo de Estudos Bakhtinianos da UEMS

  • Resumo: Este projeto de pesquisa abarca reflexões, estudos e análises de textos em torno da apropriação da teoria do dialogismo do Círculo de Bakhtin no âmbito da chamada Análise Dialógica do Discurso (ADD). A perspectiva adotada é a do reconhecimento de que a recepção das obras do Círculo de Bakhtin, no que tange às reflexões sobre língua, linguagem, dialogismo, enunciação, interação, gêneros do discurso, entre outros, se dá, necessariamente, no contexto dos estudos do discurso. São contemplados, nessa abordagem, os corpora institucionalizados, tanto quanto os ordinários; os diferentes tipos de semiose dos textos contemporâneos (verbal, não verbal, verbo-visual, etc.); os observáveis da materialidade linguística para além de unidades semânticas, em direção de unidades maiores, como os gêneros do discurso; os papeis desempenhados pelo locutor e destinatário na co-construção do sentido, dentre outras questões pertinentes e prementes. Diante desse quadro, esta pesquisa se interessa por problemáticas relacionadasàs diferentes esferas de  atividade humana mediadas pela linguagem - no âmbito do discurso político, científico, literário, jornalístico, publicitário, escolar, nas redes sociais, entre outros -, em um viés teórico-epistemológico, analítico e aplicado (ensino e aprendizagem de gêneros discursivos).
  • Unidade de Origem: Bacharelado em Letras
  • Coordenadora: Aline Saddi Chaves
  • Status: Concluído (2019-2021)

 

Ano de Início: 2018

Dicionário do falar evangélico

  • Resumo: Conforme Burke (1997) a maioria dos estudos sobre a língua de classe são bidimensionais, falhando ou na abordagem histórica ou na dimensão social. Mas é impossível fazer um bom trabalho do que seria a Sociolinguística, sem prestar atenção à história social, já que ela é cheia de solidariedades e conflitos, continuidades e mudanças. Sabemos que o jargão está relacionado ao ouvido do receptor e à língua do emissor. Portanto, podemos observar que palavras que eram consideradas jargão, com o tempo foram incorporadas ao uso corrente, tornando-se, algumas, indispensáveis. Nosso estudo está ligado ao uso dos jargões pelos evangélicos. Os evangélicos representam o segmento religioso que mais cresce no Brasil. Temos evangélicos em todas as classes sociais: gente famosa, gente desconhecida, cantores, médicos, professores, estudantes, políticos, motoristas, ambulantes, cientistas. Segundo Freston (1994), já tivemos até mesmo um presidente evangélico: Ernesto Geisel. Vale notar que eles baseiam boa parte do discurso num livro que terminou de ser escrito a cerca de 2000 anos, a Bíblia, num ambiente bem diferente do nosso, em países diferentes do nosso, e com muitos símbolos e metáforas. Isso tudo vai ajudar a formar a identidade linguística do grupo, que pretendemos descrever.
  • Unidade de Origem: Letras/Espanhol 
  • Coordenador: Nataniel dos Santos Gomes
  • Status: Concluído: (2016-2018)

 

Estudos de narrativas literomidiáticas contemporâneas

  • Resumo: Este Projeto de Pequisa propõe o estudo de narrativas literomidiáticas contemporâneas, principalmente orientais, sob o prisma de sua indissociabilidade estético-ideológica. Por narrativas literomidiáticas compreendemos narrativas de circulação e suporte tecnomidiáticos marcadas pela literariedade (embora não necessariamente de origem literária), de modo a operar um recorte no âmbito das narrativas midiáticas em geral, distinguindo-as, por exemplo, das reportagens televisivas. Propomos a distinção, também, e muito embora parcial, entre narrativas literomidiáticas e narrativas cinematográficas, na medida em que as primeiras destinam-se a circulação em âmbito exclusivamente doméstico, o que determina padrões narrativos e de verossimilhança específicos, ao menos em certa medida. Assim, entre as referidas narrativas incluem-se os seriados e desenhos animados produzidos para televisão ou para veiculação na internet, assim os como animes e dramas (ou doramas) orientais. O Projeto comportará projetos de Iniciação Científica que se dedicarão a narrativas específicas, a serem definidas, enquanto o coordenador do projeto se dedicará a outras, indicadas no corpo desta proposta. Ao longo dos dois anos de vigência do Projeto, esperamos analisar um corpus significativo de narrativas literomidiáticas, discutindo seus aspectos estéticos e ideológicos; estes últimos, sobretudo, pelos prismas das críticas feminista e materialista.
  • Unidade de Origem: Bacharelado em Letras 
  • Coordenador: Ravel Giordano de Lima Faria Paz
  • Status: Concluído (2018-2020)

 

Arte, educação, infância e cinema: em busca de uma experiência estética plena do saber sensível

  • Resumo: Percebe-se, no contato com as escolas, que estamos às voltas com os ditames da indústria cultural como única provedora de uma pedagogia da imagem, do corpo e da música, e a instituição educativa precisa fazer frente a essas questões, preenchendo lacunas especialmente criadas a partir de discursos aparentemente belos e harmônicos e experiências de sensibilização. No desenho desse contexto, faz-se necessário pensar projetos de pesquisa que investiguem as interfaces entre as linguagens da arte e que tipo de concepções tem permeado as ações dos docentes (pedagogos e docentes artistas) nas instituições de Educação Básica no que se refere à experiência estética e o saber sensível. Este projeto dedica-se a essa investigação, tentando compreender como tem se dado a experiência estética e a vivência do saber sensível no que diz respeito à arte, à educação, à infância e ao cinema em algumas instituições educativas de Campo Grande, tendo por base três linhas de ação: reflexões teóricas, pesquisas empíricas e construção de propostas didático-estéticas.
  • Unidade de origem: Artes Cênicas e Dança
  • Coordenadora: Keyla Andrea Santiago Oliveira
  • Colaborada: Lucilene Soares da Costa (Docente - Letras Português/Inglês e suas literaturas)
  • Status: Finalizado (2018-2021)

 

Ano de Início: 2017

 

Organização e manutenção do Acervo bibliográfico de Maria da Glória Sá Rosa

  • Resumo: Maria da Glória Sá Rosa foi umas das principais intelectuais do Estado de Mato Grosso do Sul. Membro da
    Academia de Letras e fundadora da Aliança Francesa, a professora foi pioneira na educação do Estado (a primeira professora licenciada e registrada em carteira de trabalho em Campo Grande - MS), tendo desenvolvido uma carreira de variadas publicações referentes aos universos literários e artísticos em Mato Grosso do Sul. Sua biblioteca, doada à UEMS em 2017, foi uma referência para os intelectuais do Estado, possuindo obras raras da literatura e da história sul-mato-grossense, bem como obras em várias línguas(inglês, francês, espanhol), além de fitas cassetes, DVDs, VHSs, CDs, entre outras mídias, em grande parte parte referentes á cultura sul-mato-grossense. O Projeto Organização e Manutenção do Acervo Literário e Bibliográfico de Maria da Glória Sá Rosa busca a organização, sob forma de um banco de dados, do acervo literário e bibliográfico da autora sul-matogrossense. Por meio de procedimentos básicos para o armazenamento do material que o constitui, trabalha-se no sentido de organizar a coleção de originais, visando a atividades de pesquisa, que devem promover a produção de artigos, ensaios, dissertações e teses - estratégia determinante para a preservação da riqueza cultural do acervo e a sua consequente divulgação.
  • Unidade de origem: Bacharelado em Letras
  • Coordenador:  Daniel Abrão
  • Docentes colaboradores (do curso):  Aline Saddi Chaves, Volmir Cardoso Pereira
  • Status: Concluído ( 2017-2020)