Letras, Habilitação Português Inglês e suas Literaturas

Informações:


2023

- A presença do paganismo e do cristianismo na obra Beowulf.

https://drive.google.com/file/d/1IQyMs9jX0Xy-1RUg5S931ggsIzNC5pXq/view?usp=sharing

 

- Ancestralidade, memória e violência na poesia de Conceição  Evaristo e Conceição Lima.

https://drive.google.com/file/d/1EYYK_Px8UThStK8I-5tadbP108FmRoSG/view?usp=sharing

 

- Aquisição de linguagem: um estudo bibliográfico (2020-2021).

https://drive.google.com/file/d/196X8iiM55yYg439B9hDV0J3s_dijVuvH/view?usp=sharing

 

- Aspectos da escrita feminina e sua construção: uma análise das obras Água viva, de Clarice Lispector, e Pequena coreografia do adeus, de  Aline Bei 

https://drive.google.com/file/d/19Hwbzi2DXdJN-Qqc0G0gEyFiKmFAPgo0/view?usp=sharing

 

- Estudo sobre a formação de professores bilíngues em escola privada na cidade de Campo Grande-MS.

https://drive.google.com/file/d/12kpX2x0WkotZ2kBFC5_yQoaVQzjJjgXh/view?usp=sharing

 

- Heteronormatividade e etnia na obra O quarto de  Giovanni de James Balswid

https://drive.google.com/file/d/1_5GrYW1kROqTAfirN2cqjlow-Lc5-gfG/view?usp=sharing

 

- Maria, Helena e seus amores: a cultura popular em "Amor de Maria", de Inglês de Sousa, e " Acontecimento em Vila Feliz", de Aníbal Machado. 

https://drive.google.com/file/d/1-bth86GH55zD135fOx1Og4gHC3N6g1lq/view?usp=sharing

 

- Max e os felinos de Moacyr Scliar: uma discussão sobre o fantástico.

https://drive.google.com/file/d/1Ms91wR64mszYEeF3FxNc7YXiM53YunSc/view?usp=sharing

 

- Nas veredas do letramento literário: uma proposta de sequência básica com base no conto "Venha ver o por do sol" de Lygia Fagundes Telles.

https://drive.google.com/file/d/10VjuWZqCuaJbwBwMYtv3IANJKhx7nTmm/view?usp=sharing

 

- O conto O elfo da rosa de  Hans Christian Andersen: as nuances do fim.

https://drive.google.com/file/d/1nUmYzPcowfN4s38Q1VX7ix-sN_-luHE7/view?usp=sharing

 

- Pós-humanismo e distopia em "Tóquio", de Daniel Galera.

https://drive.google.com/file/d/1SMkNU-GmUZ-O_GO1c7AAGNExt2QXVYc-/view?usp=sharing

 

- Pós-memória e intertextualidade como dispositivos da (re)construção da experiência da segunda geração nas narrativas de Djamila Pereira de Almeida.

https://drive.google.com/file/d/1p7p3B-wBg7EsAr4a2gmlN0V6PXNjnqE5/view?usp=sharing

 

- Práticas de multiletramentos na aula de língua portuguesa: percepções de uma pesquisa.

https://drive.google.com/file/d/19iZ2Ql-vG1_o1cvbdXgd0uU2en6HJidl/view?usp=sharing

 

- Questões sobre multiletramento e multimodalidade no filme  A chegada, de Denis Villeneuve.

https://drive.google.com/file/d/11x5T5Aoxi8lpVI9IKWrTkBLkisvxoCYI/view?usp=sharing

 

- Tecnologias digitais aplicadas ao ensino de língua inglesa.

https://drive.google.com/file/d/19rZ2vS461NxL_upSXu16UlRMXHuV13VD/view?usp=sharing

 

2022

- A análise do discurso da lenda urbana Setealém .

 https://drive.google.com/file/d/1TQYsmA8Uit-sqRo313o4xzWMaBvKIbTr/view?usp=sharing

 

- A importância da literatura como elemento do processo de humanização do indivíduo no ensino básico brasileiro.

https://drive.google.com/file/d/1rezn4syVWDBLwQ8RtlT70F3X18jXgazl/view?usp=sharing

 

- A jornada do herói de Miles Morales no filme Homem-aranha no aranhaverso.

https://drive.google.com/file/d/1C7i3tJnBMAt4-6WFq9sjAHf6lFq2opdR/view?usp=sharing

 

- A pregação religiosa:  caracterizando  o discurso dos televangelistas.

https://drive.google.com/file/d/1ej0midfPt05RyCsUyXUMc37NZz3jN1ZC/view?usp=sharing

 

- A utilização de músicas e memes no ensino de língua inglesa.

https://drive.google.com/file/d/1adpwavZaDs0-5CwTVEjyLNiuBplJQsWQ/view?usp=sharing

 

- Análise da obra Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato: o benefício do texto como  recurso de apoio literário em sala de aula.

https://drive.google.com/file/d/1RIlKjLtW2sSXi1gjyfi2SzviTB10sMBT/view?usp=sharing

 

- As estratégias narrativas em  A volta do parafuso , de Henry James e sua adaptação para o cinematográfica: : diálogos entre cinema  e  literatura.

https://drive.google.com/file/d/1IVGAq8l_YTrVM9xr_H9r1yviXVelFLN-/view?usp=sharing

 

- Estereótipos etários do uso da tecnologia em aulas de língua inglesa na educação básica.

 https://drive.google.com/file/d/1VsZDd1soRTJrqz0zANYO_Ryx01FpTqz4/view?usp=sharing

 

- "Eu também falo português": contribuição da sociolinguística nos âmbitos sociais e educacionais.

 https://drive.google.com/file/d/1lo467OhelFv96jYUqiSYPLEFFAopOv4j/view?usp=sharing

 

- Here comes a thought: 'Steven Universe' como ferramenta didática nas aulas de língua inglesa para o ensino médio.

https://drive.google.com/file/d/1YEDiZONypYnX22hoYZjN6CyIIrtNUqgS/view?usp=sharing

 

- Iñe-e, a voz recuperada: uma leitura de O Som do Rugido da Onça, de Micheliny  Verunschk.

https://drive.google.com/file/d/1HebeIUX4QK9CulidesMuR1j2oOBY6FvE/view?usp=sharing

 

- Língua de sinais como fator de sobrevivência: uma análise da  personagem Connie em The Walking Dead.

https://drive.google.com/file/d/1OPgDk0-1LlgxtUWOWYFGHr0itYSkaGVm/view?usp=sharing

 

- Linguagens e suas tecnologias no ensino médio: um relato a partir da experiência de estágio na Escola Estadual Prof.ª Clarinda Mendes de Aquino, em Campo Grande - MS.

https://drive.google.com/file/d/1dMDRo57acL4UjdqKhSMHjtMdwGaxpxVV/view?usp=sharing

 

- Literatura e psicanálise: um estudo do aparelho psíquico em "O grande inquisidor", de Dostoiévski.

https://drive.google.com/file/d/1zF33-j-8yOAAK_sWeKEsI7fYv6EWVlsj/view?usp=sharing

 

- O assombro fantástico na poética de Stephen King.

https://drive.google.com/file/d/1aXpwfEPSWGyvZuSK-yDC1oyxUiGbawhF/view?usp=sharing

 

- O silenciamento feminino em The yellow wallpaper, Charlote Perkins Gilman.

https://drive.google.com/file/d/1pvdgs0pULyKzUb6VrTh6ronysGOWL4ku/view?usp=sharing

 

- Quando o silêncio grita: uma leitura de O peso do pássaro morto, de Aline Bei.

https://drive.google.com/file/d/1MuqRLkpfP6L__-CcitHj5EPA_B3KXs6F/view?usp=sharing

 

- Quarto de despejo: Maria com ar de Carolina.

https://drive.google.com/file/d/1SNwwTGqxJQWKG8lckaldUflugdpuD3Q9/view?usp=sharing

 

2021

- A diáspora africana e sua influência na  língua portuguesa no Brasil.

  https://drive.google.com/file/d/1cYLQl4FmgWRXfJJtYwKDTmC23G6WDBRW/view?usp=sharing

 

- A pregação religiosa: caracterizando o discurso dos televangelistas.

 https://drive.google.com/file/d/1Qc6Z6OEsLtND54j45YVLL_JQGe24dfmH/view?usp=sharing

 

- Entre o popular e o erudito:  um estudo de "O recado do morro", de Guimarães Rosa. 

 https://drive.google.com/file/d/19U0wzvYj4fM6rJPxRdLUMvAd2DOecyit/view?usp=sharing

 

- Gênero crônica como estímulo à produção textual dos alunos do nono ano da Escola Municipal Professora Danda Nunes. 

 https://drive.google.com/file/d/1gMbvciM-rxOsiZtjQ3rLb1kbZN2nSCWN/view?usp=sharing

 

- Gírias utilizadas pelos policiais militares de  Mato Grosso do Sul.

 https://drive.google.com/file/d/1foqi_JSth0zqPTJOH4FlwRl9CuQuPXTE/view?usp=sharing

 

- Língua inglesa na Educação Infantil

 https://drive.google.com/file/d/1wIJ513Brin3VdIsvSRZ5k3yJN0I1ERBd/view?usp=shari

 

- Nuances do Erotismo no poema "Do desejo", de Hilda Hilst.  

 https://drive.google.com/file/d/1UDfsEfq4rG4WetuQq6o3ZLvKk-gYTLAO/view?usp=sharing

 

- Recursos TA e TIC para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa para alunos com deficiências visuais. 

 https://drive.google.com/file/d/1K8obiZ6SOwp_QOt8trCRSf5LXSc0-4_R/view?usp=sharing

 

- Representações contemporâneas na obra o Grande Gatsby.

 https://drive.google.com/file/d/1mZ8AbNLkMRpDLFlsKnreboaFzR2RVp3h/view?usp=sharing

 

- Tecnologias digitais e multiletramento no processo ensino-aprendizagem: considerações introdutórias. 

 https://drive.google.com/file/d/1vMzX0cCdJRRmcZgUB9M6Ia1MQEIKrStK/view?usp=sharing

 

- Um estudo sobre as personagens femininas presentes na obra Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida. 

 https://drive.google.com/file/d/1adKTyw0ffXg76gS-cfD6T3vTtYK22y9A/view?usp=sharing

 

- Uma mulher que vê entre cegos e espectro: representação do feminino e alegoria social em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago.  https://drive.google.com/file/d/1RYpNdw0kCaw_QXgZH0okTOiRRkh21hqv/view?usp=sharing

 

2020

- A designação de Jaraguari: uma análise enunciativa do nome próprio.

 https://drive.google.com/file/d/1vf7R1cJ6YVzqJizJgAQfxoo4okaE5AcN/view?usp=sharing

 

- Análise comparativa entre a obra literária Se a Rua Beale falasse de James Baldwin e sua adaptação cinematográfica. 

 https://drive.google.com/file/d/11dNSOmYuXjTDYAu88FtTdoIgtc7AiA9a/view?usp=sharing

 

- Entre a ingenuidade e o medo: um estudo comparativo entre "Chapeuzinho Vermelho", dos Irmãos Grimm, e Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque. 

https://drive.google.com/file/d/1CFf0rtcs7fS9npEkTxnEcUI7WPWNCC7z/view?usp=sharing

 

2019

- A abordagem dos conceitos de adjunto adnominal e complemento nominal segundo Ferrarezi: desconstruindo o tradicionalismo na Educação Básica. 

https://drive.google.com/file/d/1anouRowjF8v2pPiwqfagdaCLXIb7Uspc/view?usp=sharing

 

- A herança africana em aspectos fonéticos e fonológicos de músicas regionais\populares brasileiras.

 https://drive.google.com/file/d/1SOmKC3ghcKm3g-P51gtSzBKwD_DKEEFA/view?usp=sharing

 

- Faces e importância  da violência no romance Assim na terra como embaixo da terra, de Ana Paula Maia.  https://drive.google.com/file/d/1RW3BnEiR-7vKrGsplEeSCE1MxrcPSZVQ/view?usp=sharing

 

- Missangas do fantástico: três momentos da contística de Mia Couto. 

 https://drive.google.com/file/d/1C1nZwhGZporLoW3l5hSoxFEauBzteupv/view?usp=sharing

 

- O realismo  maravilhoso  em Noites  no Circo, de Angela Carter.

  https://drive.google.com/file/d/1JXabr19aEXFLBKu7HeebLRXMWhX55zdI/view?usp=sharing

 

- Sentidos na nomeação de Aquidauana.

https://drive.google.com/file/d/10PNXbPWN5_fGZhPcYlzCYfbnOobyzdAH/view?usp=sharing

 

- Terror e Repulsa em “Aluno Inteligente”, de Stephen King: uma análise sobre a manifestação do medo.  

https://drive.google.com/file/d/1x_F-_kAz_2orqchQ-5PrACIFz9Vp8crE/view?usp=sharing