Letras, Habilitação Português Inglês e suas Literaturas

Informações:


Ano de Início: 2023

Explorando a polissemia : produzindo conteúdo para o canal do NuPeQ

  • Resumo: Apresentar proposta para produção de conteúdo sobre a importância das histórias em quadrinhos (HQs) e como elas podem ser utilizadas como ferramenta de ensino em um canal do YouTube. Além disso, o texto destaca a relevância da polissemia na análise dos enunciados visuais presentes nas HQs, que combinam imagens e texto de forma única e podem gerar diferentes interpretações. O uso da polissemia permite uma análise mais aprofundada dos significados presentes nas HQs e pode contribuir para uma melhor compreensão da arte e da linguagem utilizada nas histórias em quadrinhos.
  • Coordenadora: Jaklene Colman de Oliveira
  • Situação: Em andamento (2023 - 2024) 

 

Ano de Início: 2018

Organização e disponibilização de material audiovisual do Acervo Maria da Glória Sá Rosa

  • Resumo: Esta proposta vincula-se ao projeto de extensão Cineclube UEMS, atualmente coordenado pelo professor Doutor Volmir Cardoso Pereira, e busca realizar a compilação e organização de acervo audiovisual do acervo Maria da Glória Sá Rosa. Quanto a este vasto material, será possível realizar os trabalhos de identificação e organização dos originais, ou seja, os materiais fílmicos, fitas cassetes, cds, dvds, etc., presentes no acervo, a fim de criar um banco de dados do acervo literário e bibliográfico da autora sul-mato-grossense. Por meio de procedimentos básicos para o armazenamento do material que o constitui, trabalha-se no sentido de organizar a coleção de originais, visando a atividades de pesquisa, que devem promover a produção de artigos, ensaios, dissertações e teses - estratégia determinante para a preservação da riqueza cultural do acervo e a sua consequente divulgação. A criação deste banco de dados audiovisual contribuirá sobremaneira para a divulgação do acervo, especificamente, do material de extremo valor para as pesquisas literárias e linguísticas do Estado de Mato Grosso do Sul, estimulando a formação crítica e estética, em parceria com as ações do Cineclube UEMS, voltado para a exibição e discussão de obras audiovisuais.
  • Coordenador: Breydson Santos de Souza
  • Situação: Concluído (2018 -2019)

 

Ano de Início: 2017

Práticas do Karate Shotokan na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

  • Resumo : A presente proposta tem como intuito principal promover a divulgação da prática do Karatê Shotokan, com base na Escola JKA, para comunidade interna da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na Unidade Universitária de Campo Grande e comunidade externa, a mesma esta, entendida como residentes da cidade de Campo Grande, MS. Almejando a interação dos participantes através da prática do Karate Shotokan, o presente projeto também visa a formação de uma equipe universitária de Karate que representará a universidade em diversos contextos esportivos e culturais. A proposta de bolsa se apresenta como relevante para seu contexto de aplicação pelo fato de proporcionar oportunidades de prática de uma atividade física que busca a integração dos seus participantes, proporcionando aos mesmos resultados significantes, como, por exemplo, características de disciplina, autoconfiança, combate à violência, cortesia, formação do caráter e controle físico, emocional e mental. Desta forma, esta proposta espera, além de contribuir com o desenvolvimento de aspectos práticos e teóricos sobre a prática do Karate Shotokan, o projeto ainda espera proporcionar melhor qualidade de vida aos seus participantes, que poderão se valer dos benefícios físicos e mentais proporcionados pela prática constante do Karate.De:30/09/2017  à  31/07/2018
  • Coordenadora: Carlos Matheus Lucena Machado
  • Situação: Concluído (2017 - 2018)

 

Karate para Todos: uma proposta de inserção social a partir da prática do Karate Universitário

  • Resumo: A proposta da bolsa de extensão intitulada ' Karate para Todos: uma proposta de inserção social a partir da prática do Karate Universitário', integrante do Projeto de Extensão Karate UEMS – JKA, visa possibilitar a comunidade interna da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande e comunidade externa a mesma, esta, entendida como residentes da cidade de Campo Grande, MS, a interação dos seus participantes a partir da prática do Karate Shotokan, contribuindo para o desenvolvimento físico, social e cultural dos seus praticantes. A presente proposta espera, ainda, favorecer a inserção social dos seus participantes por oferecer oportunidades de treinamento em uma arte marcial de forma gratuita aos seus membros, valorizando a participação dos mesmos oriundos de diversas esferas sociais, tanto da Instituição quanto da comunidade externa a mesma.
  • Coordenadora: Danielly Delfino Camargos
  • Situação: Concluído (2017 - 2018)

 

Karate Universitário: Experiências de Aprendizagem

  • Resumo: A presente proposta, que integra o Projeto de Extensão em Karate UEMS JKA, procura estimular a prática do Karate Shotokan junto aos acadêmicos da Instituição e a comunidade geral de Campo Grande, aliada ao favorecimento da melhoria de aspectos relacionados à disciplina, autoconfiança, combate à violência, formação do caráter e controle físico, emocional e mental dos seus participantes. As ações desenvolvidas esperam contribuir para a difusão da prática do Karate junto à comunidade geral de Campo Grande e à comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na Unidade Universitária de Campo Grande, a partir de eventos, mídia espontânea e em redes sociais. Este projeto tem sua base comunitária, pois é um dos poucos projetos na área no município de Campo Grande, MS, que disponibiliza aulas de Karate de forma gratuita a população, favorecendo não só a interação das pessoas com a atividade física e a cultura do esporte, como também oferecendo um novo estilo de vida. O projeto, atualmente, conta com parceiros para sua realização, no oferecimento de infraestrutura para condução das suas ações.
  • Coordenadora: Concluído (2017 - 2018)
  • Situação: Concluído (2017 -2018)