Em Andamento
-Título: Nivelamento no curso de Licenciatura em Matemática: conceitos matemáticos do Ensino Básico:
Coordenador: Kátia Guerchi Gonzales
Aluno Bolsita: Marcus Vinícius Machado Pereira dos Santos
Período: 04/2023 a 12/2023
Descrição: Construir com os acadêmicos d curso de Licenciatura em Matemática conceitos básicos matemáticos necessários para as disciplinas do curso em questão. Elaborar vídeoaulas retratando conceitos matemáticos do Ensino Básico necessárias para as disciplinas da primeira série do curso.
-PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Coordenador de Área do Subprojeto Matemática: Prof. Oyran Silva Raizzaro
Período: 2022-2023
Número de Bolsistas: 24 alunos
-Residência Pedagógica
Coordenador de Área do Subprojeto Matemática: Prof. Sonner Arfux de Figueiredo
Período: 2022-2023
Número de Bolsistas: 5 alunos
Objetivos dos Programas
https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/pibid
Concluído
Título: Nivelamento no curso de Licenciatura em Matemática: conceitos matemáticos do Ensino Fundamental II
Coordenador: Kátia Guerchi Gonzales
Aluno Bolsita: Matheus Eduardo Olimpio Sabino
Período: 01/07/2022 a 12/12/2022
Descrição: É um fato observável que os acadêmicos chegam ao curso de Licenciatura em Matemática muitas vezes sem os pré-requisitos necessários para iniciar as disciplinas específicas e fundamentais na formação inicial do professor de Matemática. O projeto propõe uma forma dos estudantes retomarem, reforçarem ou até mesmo construírem os conceitos matemáticos do Ensino Fundamental. Em suma, o projeto visa um nivelamento necessário para a permanência dos ingressos no curso em questão.
Título: O PROCESSO DE ESTUDO, COMO UMA METODOLOGIA DE NATUREZA EPISTEMOLÓGICA, PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Coordenador - Dr. José Felice
Descrição: Esta pesquisa tem a intensão de buscar a validação do desenvolvimento do processo de estudo, para a aprendizagem da Matemática dos alunos do Ensino Fundamental. Considerando a aprendizagem como a construção do conhecimento pelo sujeito, este só poderá ser obtido por meio do estudo o que significa o desenvolvimento de uma metodologia de natureza epistemológica. Levando em conta a importância em investigar a atuação dos estudantes, do Ensino Fundamental, sobre o objeto matemático em estudo a proposta é que os professores ou futuros professores trabalhem com o enfoque epistemológico, onde os saberes referentes a este objeto sejam obtidos do processo de estudo gerados por situações problematizadoras e que as reflexões sejam voltadas para a institucionalização dos saberes nelas contidos. A pesquisa tem o caráter qualitativo e os fundamentos teórico-metodológicos do estudo baseou-se na Teoria Antropológica do Didático como suporte para o desenvolvimento do processo de estudo, para a caracterização de uma situação de estudo e para a análise das atividades matemáticas produzidas pelos estudantes do Ensino Fundamental. O que se espera, é a obtenção de dados suficientes para registrar a evolução da aprendizagem obtida pelos estudantes durante o desenvolvimento do processo de estudo que poderão, durante a mobilização dos saberes contido nas situações apresentadas, dar vida aos conceitos estudados quando interpreta-los no contexto apresentado. Palavras-chave: Didática para a aprendizagem da matemática. Processo de estudo. Metodologia de natureza epistemológica. Aprendizagem da docência do professor de matemática. Teoria antropológica do didático. Educação matemática.