Coordenadoria do Curso de Pedagogia | |
Coordenação do Curso de Pedagogia | Coordenador do curso: Estela Natalina Mantovani Bertoletti |
Secretário acadêmico
| Gustavo Franco de Queiroz Gonzalez Telefone: 3503-1007 E-mail: secretariaacademica.paranaiba@uems.br
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Secretaria Administrativa | Bárbara Walker Santos Cabral Sandra Maria Pereira da Silva Telefone: 3503-1007 E-mail: secretariaacademica.paranaiba@uems.br |
SOBRE O CURSO |
O curso tem o objetivo de atender aos princípios de uma formação pautada nos direitos humanos, na diversidade e na inclusão, proporcionando a constituição de um perfil profissional que possibilite o desenvolvimento humano e impacte positivamente na prática dos futuros professores que se encontram em formação, dando-lhes condições de garantir o desenvolvimento de competências necessárias para uma práxis transformadora, de modo que possibilite a aprendizagem dos estudantes, ou seja, que vise seu pleno desenvolvimento e seu preparo para o exercício da cidadania conforme consta no art. 205 da Constituição Federal de 1988.
OBJETIVO GERAL:
- formar educadores para a docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na área de serviços, gestão e apoio escolar, e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, como agentes críticos, éticos e comprometidos politicamente com a construção de uma sociedade justa, inclusiva, equânime e igualitária.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- possibilitar a compreensão dos processos de implantação e implementação de políticas educativas em âmbito nacional e internacional;
- analisar e atuar frente às políticas educacionais e a alguns fenômenos educativos, a partir do reconhecimento e do respeito à diversidade e à diferença, dentre elas: de gênero, étnico-raciais e econômica, geracionais, de classes sociais, religiosas, de pessoas com deficiência, de diversidade sexual, entre outras;
- planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da educação;
- planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas não-escolares;
- produzir e difundir conhecimentos científico-tecnológicos do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares;
- promover a apropriação de conhecimento que permita o entendimento do contexto histórico, cultural e científico da sociedade, respeitando a dinamicidade e totalidade das relações de forma interdisciplinar;
- discutir contribuições teóricas e metodológicas e suas possíveis implicações no cotidiano escolar e no processo de escolarização;
- assegurar o domínio dos fundamentos e da metodologia específica à área de conhecimento, vinculando teoria e prática;
- conceber a inclusão como um princípio do trabalho educativo, em direção a uma práxis transformadora que possibilite a construção do conhecimento e a participação do(a) estudante com necessidades educacionais especiais na escola e na sociedade;
- desenvolver capacidades de ler, analisar e avaliar textos teóricos; estruturar logicamente o pensamento, a crítica, a expressão e a defesa de ideias próprias;
- problematizar o uso dos instrumentos tecnológicos como recurso de comunicação e informação na educação;
- avaliar currículos e programas de ensino da Educação Infantil e dos Anos iniciais do Ensino Fundamental, correlacionando-os com o contexto histórico e sociocultural;
- assumir identidade profissional de educador, com competência, responsabilidade e ética;
- adquirir conhecimentos básicos sobre a estrutura organizacional da escola e demais espaços educativos.
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
Unidade Universitária: Paranaíba Modalidade: Presencial
Grau/Título Conferido: Licenciatura, Licenciado(a) em Pedagogia
Regime de matrícula: Anual Turno: noturno
Duração: 4 anos Integralização: máximo 7 anos
Formas de Ingresso: SISU (ENEM) e Vestibular UEMS Vagas: 40 vagas
Carga Horária: 3.901 horas (Reformulado pela Deliberação CE/CEPE-UEMS Nº 333, de 5 de outubro de 2021)
Nota CPC: CPC 4 (índice de 1 a 5) Avaliação ENADE: 04
Situação legal: reconhecido: Deliberação CEE/MS nº 9669/2011
PERFIL DO PROFISSIONAL EGRESSO
Considerando os princípios e objetivos destacados, a construção do perfil desejável do Pedagogo egresso da UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba, envolve o reconhecimento e a valorização das diferenças (diversidade étnico-racial, sexual, de gênero e identidade de gênero, geracional, cultural e regional), além das diferenças cognitivas e físicas. Tais diretrizes contribuem, efetivamente, para se repensar a Educação Básica e suas políticas numa perspectiva de educação pautada na diversidade, direitos humanos e inclusão, como já destacado.
Nesse sentido, o perfil profissional do formado no curso de Pedagogia contempla a docência como base obrigatória, com possibilidade de atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no planejamento, gestão e execução dos processos educativos/educacionais, na esfera escolar e não escolar, compreendendo a diversidade cultural, bem como a necessidade de difusão e produção de conhecimentos por meio da pesquisa. O perfil profissional ainda contempla a capacidade de:
- ter uma visão histórica, contextualizada e crítica, acerca dos processos educativos e de seus condicionantes econômicos, sociais e políticos;
- compreender o processo de construção de novos saberes da profissão docente por meio da formação continuada, bem como o interesse, a aquisição e o uso de recursos tecnológicos;
- ser criativo, ter interesse pela leitura e ter capacidade de expressar-se com clareza, precisão, coerência e objetividade;
- criar estratégias pedagógicas para executar o seu trabalho, com intencionalidade, buscando uma prática interdisciplinar;
- conviver e se relacionar eticamente com todos os envolvidos no processo educacional;
- entender como a Educação pode se configurar como meio de transformação social e desempenhar seu papel de agente de democratização da qualidade da Educação;
- participar da gestão das instituições em que atue, planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
- realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus estudantes, alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e das práticas pedagógicas;
- reconhecer a necessidade de união da categoria profissional, para conquista de melhores condições de trabalho.