Pedagogia

Informações:


Coordenadoria do Curso de Pedagogia
 Coordenação do Curso de PedagogiaCoordenador do curso: Estela Natalina Mantovani Bertoletti

 

 

Secretário acadêmico

 

 Gustavo Franco de Queiroz Gonzalez

Telefone: 3503-1007

 E-mail: secretariaacademica.paranaiba@uems.br

 

 

 

Secretaria Administrativa

Bárbara Walker Santos Cabral

Sandra Maria Pereira da Silva

 Telefone: 3503-1007

 E-mail: secretariaacademica.paranaiba@uems.br

 

SOBRE O CURSO

 

O curso tem o objetivo de atender aos princípios de uma formação pautada nos direitos humanos, na diversidade e na inclusão, proporcionando a constituição de um perfil profissional que possibilite o desenvolvimento humano e impacte positivamente na prática dos futuros professores que se encontram em formação, dando-lhes condições de garantir o desenvolvimento de competências necessárias para uma práxis transformadora, de modo que possibilite a aprendizagem dos estudantes, ou seja, que vise seu pleno desenvolvimento e seu preparo para o exercício da cidadania conforme consta no art. 205 da Constituição Federal de 1988.

 

OBJETIVO GERAL:

 

- formar educadores para a docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na área de serviços, gestão e apoio escolar, e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, como agentes críticos, éticos e comprometidos politicamente com a construção de uma sociedade justa, inclusiva, equânime e igualitária.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

- possibilitar a compreensão dos processos de implantação e implementação de políticas educativas em âmbito nacional e internacional;

- analisar e atuar frente às políticas educacionais e a alguns fenômenos educativos, a partir do reconhecimento e do respeito à diversidade e à diferença, dentre elas: de gênero, étnico-raciais e econômica, geracionais, de classes sociais, religiosas, de pessoas com deficiência, de diversidade sexual, entre outras;

- planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da educação;

- planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas não-escolares;

- produzir e difundir conhecimentos científico-tecnológicos do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares;

- promover a apropriação de conhecimento que permita o entendimento do contexto histórico, cultural e científico da sociedade, respeitando a dinamicidade e totalidade das relações de forma interdisciplinar;

- discutir contribuições teóricas e metodológicas e suas possíveis implicações no cotidiano escolar e no processo de escolarização;

- assegurar o domínio dos fundamentos e da metodologia específica à área de conhecimento, vinculando teoria e prática;

- conceber a inclusão como um princípio do trabalho educativo, em direção a uma práxis transformadora que possibilite a construção do conhecimento e a participação do(a) estudante com necessidades educacionais especiais na escola e na sociedade;

- desenvolver capacidades de ler, analisar e avaliar textos teóricos; estruturar logicamente o pensamento, a crítica, a expressão e a defesa de ideias próprias;

- problematizar o uso dos instrumentos tecnológicos como recurso de comunicação e informação na educação;

- avaliar currículos e programas de ensino da Educação Infantil e dos Anos iniciais do Ensino Fundamental, correlacionando-os com o contexto histórico e sociocultural;

- assumir identidade profissional de educador, com competência, responsabilidade e ética;

- adquirir conhecimentos básicos sobre a estrutura organizacional da escola e demais espaços educativos.

 

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Unidade Universitária: Paranaíba    Modalidade: Presencial                  

Grau/Título Conferido: Licenciatura, Licenciado(a) em Pedagogia

Regime de matrícula: Anual             Turno: noturno 

Duração: 4 anos                  Integralização: máximo 7 anos

Formas de Ingresso: SISU (ENEM) e Vestibular UEMS  Vagas: 40 vagas   

Carga Horária: 3.901 horas (Reformulado pela Deliberação CE/CEPE-UEMS Nº 333, de 5 de outubro de 2021)

Nota CPC: CPC 4 (índice de 1 a 5)  Avaliação ENADE:  04                                                  

Situação legal: reconhecido: Deliberação CEE/MS nº 9669/2011

 

PERFIL DO PROFISSIONAL EGRESSO

Considerando os princípios e objetivos destacados, a construção do perfil desejável do Pedagogo egresso da UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba, envolve o reconhecimento e a valorização das diferenças (diversidade étnico-racial, sexual, de gênero e identidade de gênero, geracional, cultural e regional), além das diferenças cognitivas e físicas. Tais diretrizes contribuem, efetivamente, para se repensar a Educação Básica e suas políticas numa perspectiva de educação pautada na diversidade, direitos humanos e inclusão, como já destacado.

Nesse sentido, o perfil profissional do formado no curso de Pedagogia contempla a docência como base obrigatória, com possibilidade de atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no planejamento, gestão e execução dos processos educativos/educacionais, na esfera escolar e não escolar, compreendendo a diversidade cultural, bem como a necessidade de difusão e produção de conhecimentos por meio da pesquisa. O perfil profissional ainda contempla a capacidade de:

- ter uma visão histórica, contextualizada e crítica, acerca dos processos educativos e de seus condicionantes econômicos, sociais e políticos;

- compreender o processo de construção de novos saberes da profissão docente por meio da formação continuada, bem como o interesse, a aquisição e o uso de recursos tecnológicos;

- ser criativo, ter interesse pela leitura e ter capacidade de expressar-se com clareza, precisão, coerência e objetividade;

- criar estratégias pedagógicas para executar o seu trabalho, com intencionalidade, buscando uma prática interdisciplinar;

- conviver e se relacionar eticamente com todos os envolvidos no processo educacional;

- entender como a Educação pode se configurar como meio de transformação social e desempenhar seu papel de agente de democratização da qualidade da Educação;

- participar da gestão das instituições em que atue, planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;

- realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus estudantes, alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e das práticas pedagógicas;

- reconhecer a necessidade de união da categoria profissional, para conquista de melhores condições de trabalho.