Pós-graduação lato sensu Gestão e Docência da Educação Infantil
A Educação Infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças por meio de práticas educativas sistemáticas. É no espaço educativo que as crianças acessam os conteúdos, estruturados em atividades lúdicas, que promovem o desenvolvimento integral. Além disso, a Educação Infantil ao introduzir, de maneira acessível e apropriada a cada idade, conceitos básicos das várias linguagens e das ciências assegura o atendimento que reconhece as especificidades da infância. E, para a efetivação de uma Educação Infantil de qualidade, é necessária a qualificação adequada dos(as) profissionais envolvidos(as) no processo educacional.
Nesse sentido, a proposta do curso de pós graduação lato sensu se justifica pela necessidade de ampliar a qualificação dos(as) profissionais da Educação Infantil, assegurando-lhes formação política e pedagógica adequadas à gestão e à docência, bem como a avaliação de propostas, que correspondam aos avanços do conhecimento no campo da Educação Infantil. O objetivo central é que o curso contribua para a qualificação dos profissionais da Educação Infantil em nível de Pós-Graduação lato sensu, fornecendo-lhes uma formação política e pedagógica sólida, capaz de respaldar a gestão e docência na área, além de possibilitar a avaliação de propostas que acompanhem os avanços no campo da educação infantil. Para tanto, as ações propostas no Projeto deste Curso de Pós- Graduação lato sensu em Gestão e Docência da Educação Infantil visam garantir um espaço de incorporação a novos desafios na prática educativa.
O curso é totalmente gratuito e oferecido na modalidade a distância, por meio de atividades assíncronas e encontros síncronos online, culminando na conclusão efetiva dos créditos previstos e na produção do Trabalho de Conclusão de Curso. Dentre as atividades, possui a obrigatoriedade de dois encontros presenciais para a realização da avaliações presenciais, sendo a primeira data em novembro de 2025 e, a segunda, em setembro de 2026. Os (as) Pós-graduandos (as) deverão no ato da inscrição, definir em qual polo presencial irá realizar a avaliação presencial, se na cidade de Maracaju ou Dourados/MS. Para a realização desta pós-graduação lato sensu na modalidade EaD, serão utilizados recursos e materiais digitais, tendo como base a Plataforma Virtual UEMS (Moodle), na qual ocorrerá a disponibilização de materiais didáticos de forma eficiente e acessível. Nesse contexto, serão disponibilizados textos de apoio para cada disciplina, organizados pelo corpo docente, além de leituras complementares, como artigos de periódicos especializados, revistas, jornais e obras clássicas virtuais, além de videografias, audiografias e webliografias.
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Sub-área: Educação Pré-escolar
Local de Realização: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Maracaju - Polos de Atendimento Presencial: Maracaju e Dourados/MS
Carga Horária Total, Sistema de Créditos e Integralização: A carga horária total do curso é de (trezentos e sessenta) 360 horas, distribuídas em 10 (dez) disciplinas, equivalentes a 24 (vinte e quatros) créditos, não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente. A carga horária de cada disciplina será constituída por unidade de crédito, sendo que cada unidade corresponderá a 15 (quinze) horas de atividades. O tempo de orientação para elaboração individual do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) não constará da carga horária total.
Período de Realização: O curso, de caráter temporário, terá a duração mínima de 12 (doze) meses, iniciando em 01 de setembro de 2025 e encerrando em 30 de setembro de 2026.
Quantidade ofertada: 40 vagas
Quem pode fazer a pós-graduação: graduados em Pedagogia, com diploma reconhecido pelo MEC, e/ou profissionais da Educação Infantil com formação equivalente (Normal Superior), devidamente autorizado e reconhecido por órgão competente.