Acadêmico de Zootecnia da UEMS é nomeado assessor de entidade internacional

Lucas Valfré está finalizando a graduação em Zootecnia na UEMS/Aquidauana

AQUIDAUANA
Por:Liziane Zarpelon 13/11/2023 11:36

O acadêmico do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Aquidauana, Lucas Valfré foi nomeado Assessor para Assuntos Internacionais da Associação de Ciências Animais da Urmia Animal Science Association, entidade de pesquisa da Universidade de Urmia localizada no Irã.

“ Recebi a notícia através do presidente da Scientific Association of Animal Sciences of Urmia University, e fiquei muito feliz com o convite e em poder contribuir com a universidade auxiliando no desenvolvimento e fortalecimento dos relacionamentos com outras sociedades e instituições similares dentro e fora do país”, relata Valfré.

Lucas é também presidente da ABZ Jovem, ala estudantil da Associação Brasileira de Zootecnia. Em 2021, assumiu o cargo de Representante Estadual de Mato Grosso do Sul e Diretor Regional da Federação dos Estudantes de Zootecnia do Brasil (FEBZ), antiga ABZ Jovem. Em 2022, Valfré teve uma experiência internacional como intercambista em Portugal e, no ano de 2023 assumiu a presidência da ABZ Jovem.

A Urmia Animal Science Association opera de forma colaborativa, fomentando a pesquisa científica e a nomeação do presidente da ABZ Jovem mostra a importância da sua atuação no intercâmbio das universidades de Zootecnia em nível internacional. Hoje a associação é constituída por dez membros e conta com mais de 30 pessoas na universidade que cooperam e participam nos programas que já alcançam cerca de 200 pessoas no país. A participação do acadêmico e presidente da ABZ Jovem  reforça o intercâmbio da entidade iraniana com instituições similares dentro e fora do país.

Atualmente Valfré está finalizando o estágio supervisionado em uma granja de  suínos em Brasilândia-MS. O acadêmico fez parte da primeira turma de estudantes aprovados para participar do PibicIN - Programa Institucional de Iniciação Científica Internacional da UEMS promovido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) juntamente da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI). Texto com informações da DIRCOM/ABZ Jovem.