A Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (CEUA/UEMS) está com inscrições abertas para a Turma 10 do curso de extensão “Princípios Éticos e Legais no Uso de Animais no Ensino e Pesquisa”. A capacitação é totalmente gratuita e voltada, exclusivamente, para a comunidade interna da UEMS.
O curso tem como foco capacitar docentes, discentes e técnicos administrativos que atuam ou pretendem atuar na área de produção, manejo e utilização de animais destinados a atividades de experimentação e ensino.
Objetivos e Estrutura do Curso
Com carga horária de 40 horas, a capacitação busca atender às diretrizes da Resolução Normativa CONCEA nº 49/2021, estimulando a reflexão técnica, ética e legal sobre a temática, além de discutir métodos práticos de avaliação das condições de bem-estar animal em aulas e experimentos.
O formato é EAD autoinstrucional (educação a distância, assíncrona e sem tutoria), permitindo que os participantes organizem seus próprios horários de estudo. As atividades e materiais serão disponibilizados por meio da plataforma Moodle UEMS.
Prazos e Inscrições
Período de inscrições: de 30 de outubro a 10 de novembro de 2026.
Período de realização do curso: de 16 de novembro de 2026 a 17 de janeiro de 2027.
Como se inscrever: As inscrições devem ser efetuadas diretamente pela plataforma Sympla. Após o cadastro, o participante deverá aguardar o e-mail de confirmação contendo os procedimentos de acesso.
Público-alvo: O curso é destinado exclusivamente à comunidade acadêmica da UEMS (docentes, discentes e técnicos administrativos).
Conteúdo Programático
A programação aborda tópicos essenciais para a conduta ética e científica, ministrados por pesquisadores e especialistas da UEMS e profissionais convidados:
| Módulo | Conteúdo | Responsável |
|---|---|---|
| Apresentação | Apresentação do Curso | Dra. Tânia Mara B. Santos (Zootecnista - UEMS) |
| Tópico 01 | Histórico do uso de animais para fins de ensino e pesquisa científica e Importância da CEUA | Dra. Tânia Mara B. Santos (Zootecnista - UEMS) |
| Tópico 02 | Fundamentos de Ética e Bioética | Dra. Reíssa Alves Vilela (Zootecnista - UEMS) |
| Tópico 03 | Delineamento experimental | Dra. Andréa R. D. L. Souza (Zootecnista - UEMS) |
| Tópico 04 | Legislação nacional referente ao uso de animais em ensino e pesquisa científica | Dra. Priscila Gusmão Pompiani (Bióloga - UEMS) |
| Tópico 05 | Bem-estar animal | Dra. Reíssa Alves Vilela (Zootecnista - UEMS) |
| Tópico 06 | Animais de laboratório | Dra. Lidiani Figueiredo Santana (Nutricionista - UEMS) |
| Tópico 07 | Prevenção e monitoramento de dor | MSc. João Pedro Brochado Souza (Med. Veterinário - Anestesiologista volante Anvet MS) |
| Tópico 08 | Instalações animais experimentais | Dra. Carolina da Silva Barbosa (Med. Veterinária - UEMS) |
| Tópico 09 | Técnicas humanitárias | Dra. Carolina da Silva Barbosa (Med. Veterinária - UEMS) |