Com novo curso de Engenharia Civil, UEMS em Nova Andradina oferta vagas em três graduações

Com novo curso de Engenharia Civil, UEMS em Nova Andradina oferta vagas em três graduações

Com novo curso de Engenharia Civil, UEMS em Nova Andradina oferta vagas em três graduações

São 60 vagas; com e sem vestibular

NOVA ANDRADINA
Por: Eduarda Rosa

03/10/2024 11:04

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) oferta 60 vagas para três cursos de graduação oferecidos na Unidade de Nova Andradina, sendo 20 vagas para o novo curso de Engenharia Civil por meio do Vestibular 2025 e 40 vagas no Processo Seletivo Permanente (PSP) - Histórico Escolar para os cursos de Matemática (20 vagas) e de Bacharelado em Sistemas de Informação (20 vagas).

As inscrições para o Vestibular estão abertas até 06 de novembro de 2024 e para o Processo Seletivo Permanente (PSP) - Histórico Escolar, até 5 de janeiro de 2025.

Para se inscrever no Vestibular UEMS 2025, acesse: https://concurso.fapec.org/inscricoes-uems.php.

Para se inscrever Processo Seletivo Permanente - Histórico Escolar , acesse: https://candidato.uems.br/ 

 

Confira o curso ofertado no Vestibular UEMS 2025:

No Vestibular UEMS 2025, a novidade para Nova Andradina é o curso de  Engenharia Civil. Este bacharelado será ofertado no período noturno, com 20 vagas e duração de 5 anos. São 11 vagas para ampla concorrência, 4 vagas para negros, 2 para indígenas, 2 para residentes em MS e uma para pessoa com deficiência (PCD).

A Prova Objetiva e a Prova de Redação serão realizadas no dia 24 de novembro de 2024 (período matutino), nos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas – MS.

O(A) candidato(a) deverá pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 100,00. O período de solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição 23/09/2024 a 15/10/2024. Os(As) candidatos(as) amparados pela Lei Estadual nº 2.136, de 14 de agosto de 2000, que dispõe sobre a isenção do pagamento da taxa de inscrição para vestibular a alunos de escolas públicas, deverão proceder conforme disposto nessa lei.

Inscreva-se no Vestibular UEMS 2025: https://concurso.fapec.org/inscricoes-uems.php.

 

Confira os cursos ofertados no PSP - Histórico Escolar:

Os cursos de licenciatura em Matemática (20 vagas) e de Bacharelado em Sistemas de Informação (20 vagas) são ofertados no período noturno com duração de quatro anos. São 11 vagas para ampla concorrência, 4 vagas para negros, 2 para indígenas, 2 para residentes em MS e uma para pessoa com deficiência (PCD).

Para participar do PSP UEMS 2025 utilizando o Histórico Escolar do Ensino Médio o candidato NÃO precisa fazer nenhuma prova e também não há cobrança de taxa, a inscrição é GRATUITA. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Internet, entre as 9h do dia 23 de setembro de 2024 e as 23h59 do dia 15 de janeiro de 2025 (horário oficial de Mato Grosso do Sul).

Para efetuar a inscrição no PSPHE-UEMS 2025, o(a) candidato(a) deverá preencher o Formulário de Inscrição Digital, informando a maior nota da disciplina de Língua Portuguesa entre as séries cursadas do Ensino Médio, considerando os dados constantes no Histórico Escolar do Ensino Médio (ou curso equivalente), ou a nota equivalente a pontuação da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, considerando os dados constantes no Certificado do Ensino Médio, a partir da participação no ENCCEJA ou ENEM, conforme o item 5 deste edital, emitida pelas instituições certificadoras (Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia).

Inscreva-se no PSP - Histórico Escolar: https://candidato.uems.br/ 

 

Reserva de Vagas

Todos os cursos da UEMS possuem Reserva de Vagas para candidatos/as Negros/as (20%), Indígenas (10%), Residentes em Mato Grosso do Sul (10%) e pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD) (5%). 

 

Sobre os cursos 

O Engenheiro Civil formado pela UEMS poderá atuar em diversas áreas: construção civil – área mais tradicional da Engenharia Civil, responsável por todos os processos construtivos da obra, desde o projeto até a execução, que vai da escolha dos materiais usados na fundação até o acabamento; estruturas – responsável por todo esquema de estrutura, pelo cálculo de deformações, esforços e cargas, cálculo e definição dos elementos estruturais e pelo desenho de detalhamento do projeto; geotécnica – diz respeito a tudo que envolve escavações e mecânica dos solos, atua na prevenção de desabamentos, de desmoronamentos, de deslizamentos, de lençóis freáticos, atua para minimizar essas situações de forma sustentável e segura sem degradar o meio ambiente; recursos hídricos e saneamento – atua em projetos de exploração do uso da água e em obras de saneamento básico e geral, que incluem esgoto, água, drenagem e resíduos; transportes – atua não só no planejamento, construção e implementação de diversos sistemas de transporte, mas de toda logística de tráfego.

O curso Bacharelado em Sistemas de Informação aborda conceitos e técnicas da Tecnologia da Informação para a resolução de problemas em empresas. Por conta disso, além da sólida formação técnica em programação de computadores, o curso contempla conhecimentos oriundos da Administração de Empresas e da Economia, que o diferenciam do tradicional curso de Bacharelado em Ciências de Computação. Ao longo do curso, os estudantes aprendem as estruturas empresariais mais comuns, os sistemas de informação utilizados para melhoria e automação de processos organizacionais e as competências e habilidades de profissionais encarregados de gerenciar as informações geradas por estes sistemas. Os impactos sociais, políticos e ambientais das escolhas dos sistemas de informação também são abordados.

A Licenciatura em Matemática tem por principal objetivo formar professores para atuarem no Ensino Fundamental e Médio e preparar profissionais com capacidade de observação e reflexão de sua prática para atuarem de maneira crítica no contexto da escola. A principal atuação dos formandos é como professor de Matemática nas escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental e Médio. Mas, atualmente, há diversos formandos trabalhando com Estatística, Informática e Computação, Matemática Financeira e Finanças, Atuária e Gerenciamento de Riscos, Comunicação, Biologia e Saúde, etc, em posições de destaques tanto em instituições públicas quanto em empresas privadas, além da docência em ensino superior.

Saiba mais em: https://www.uems.br/pagina/Estude-na-UEMS