
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio do Divisão de Gestão do ENADE e Indicadores da Educação Superior (Diges), reforça a importância da participação dos estudantes habilitados nas avaliações que compõem o ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2026.
Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o ENADE é um dos principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira e tem como objetivo analisar a aprendizagem e o desempenho dos estudantes nos cursos de ensino superior.
Além de constituir requisito obrigatório para a regularidade acadêmica dos estudantes concluintes, os resultados obtidos contribuem diretamente para a avaliação dos cursos, para o reconhecimento da qualidade institucional e para o fortalecimento da imagem e relevância da universidade perante a sociedade.
Modalidades de avaliação em 2026
O ENADE é organizado em diferentes modalidades, de acordo com a área de formação dos cursos de graduação.
- ENAMED – Medicina
O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED) é realizado anualmente e destinado aos estudantes dos cursos de Medicina. - Data da prova: 13 de setembro de 2026. Além de avaliar a qualidade da formação médica no país, o desempenho obtido pelos estudantes de Medicina poderá ser utilizado, conforme regulamentação específica, em processos seletivos para programas de residência médica, ampliando oportunidades acadêmicas e profissionais.

- PND – Licenciaturas
Os cursos de licenciatura participam anualmente da Prova Nacional Docente (PND), aplicada aos estudantes concluintes. - Data da prova teórica: 20 de setembro de 2026. A participação na PND pode representar uma importante oportunidade para futuros professores. Diversos estados e municípios vêm aderindo à utilização dos resultados da prova em processos seletivos para contratação de docentes da educação básica, especialmente para vagas temporárias.
Além da prova teórica, as licenciaturas participam da Avaliação da Prática Docente, realizada durante o estágio curricular supervisionado obrigatório. Essa avaliação ocorre uma única vez durante a formação e integra o processo avaliativo específico das licenciaturas.

- ENADE – Bacharelados e Cursos Superiores de Tecnologia
Os cursos de bacharelado e tecnológicos participam do ENADE tradicional, organizado por ciclos de avaliação definidos pelo Inep. - Data da prova: 29 de novembro de 2026.
- Na Uems, os cursos de bacharelado e tecnológicos avaliados em 2026 são:
Ciência da Computação – Dourados
Ciências Biológicas – Campo Grande
Ciências Biológicas – Dourados
Engenharia Ambiental e Sanitária – Dourados
Engenharia de Alimentos – Nova Andradina
Gestão Ambiental – Mundo Novo
Sistemas de Informação – Dourados
Sistemas de Informação – Nova Andradina

Atenção às obrigações dos estudantes
A PROE ressalta que a participação dos estudantes habilitados envolve mais do que comparecer à prova. Todos os concluintes inscritos devem acompanhar as orientações divulgadas pela UEMS e pelo Inep e realizar as etapas previstas no cronograma, incluindo o preenchimento do Questionário do Estudante.
O Questionário do Estudante é uma etapa obrigatória do processo avaliativo e reúne informações importantes sobre a trajetória acadêmica, as condições de formação e a experiência universitária dos participantes.
Regularidade acadêmica e colação de grau
A regularidade junto ao ENADE é requisito obrigatório para a conclusão do curso.
O estudante habilitado que deixar de cumprir as obrigações estabelecidas pelo Inep — incluindo o preenchimento do Questionário do Estudante e a participação na prova — poderá ser considerado irregular perante o ENADE. A situação de irregularidade impede a emissão da regularidade necessária para a conclusão do curso, podendo inviabilizar a colação de grau até que a situação seja regularizada nos termos definidos pelo Inep. Por isso, é fundamental que os estudantes acompanhem atentamente os comunicados institucionais e cumpram todas as etapas previstas no cronograma.
Participar é também valorizar o próprio diploma
A participação dos estudantes vai além do cumprimento de uma exigência legal.
Os resultados do ENADE, da PND e do ENAMED contribuem para a construção dos indicadores de qualidade dos cursos e da instituição. Esses indicadores são utilizados nacionalmente para demonstrar a qualidade da formação oferecida pelas universidades brasileiras.
Quando os estudantes participam com compromisso e dedicação, colaboram para o fortalecimento da reputação acadêmica da UEMS, para a valorização dos cursos de graduação e para o reconhecimento público do papel das universidades públicas na formação de profissionais qualificados. Ao mesmo tempo, bons resultados fortalecem o valor social do diploma obtido pelos egressos, evidenciando a qualidade da formação recebida e ampliando as oportunidades na futura carreira.
Mais do que uma obrigação acadêmica, participar do ENADE, da PND ou do ENAMED é um compromisso com a própria trajetória profissional, com o curso, com a universidade e com a sociedade. Com informações da DIGES/PROE/UEMS e da Procuradoria Institucional da PROE.
