PSP/UEMS 2024 - Notas do ENEM: Confira o Edital de Matrícula para cotistas negros/as

Avaliação fenotípica online ocorre de 28 a 29 deste mês

Por:Rubens Urue 27/11/2023 15:26

A Diretoria de Registro Acadêmico da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (DRA/UEMS) publicou Edital nº 039/2023/DRA/UEMS de Convocação para Matrículas no Processo Seletivo Permanente (PSP). A apresentação online às bancas de Verificação Fenotípica ocorrem de 28 a 29 de novembro de 2023.

Acesse AQUI o Edital com a 1ª CHAMADA DO PROCESSO SELETIVO PERMANENTE UEMS 2024 – NOTAS DO ENEM (PSPUEMS-2024), NO SISTEMA DE CONCORRÊNCIA DE VAGAS RESERVADAS PARA NEGROS/AS (PRETOS/AS E PARDOS/AS) A EFETUAREM MATRÍCULA PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, NA MODALIDADE PRESENCIAL.

A Lista de convocados da 1ª Chamada do Processo Seletivo Permanente UEMS 2024 – NOTAS DO ENEM (PSP-UEMS-2024), dos candidatos classificados no sistema de concorrência VAGAS RESERVADAS PARA NEGROS (PRETOS/AS E PARDOS/AS) encontra-se no Anexo VII do Edital acima.

Os/as candidatos/as que se inscreveram para esse sistema de concorrência, obrigatoriamente, deverão inicialmente, apresentar-se para avaliação da banca de Verificação Fenotípica, seguindo as etapas descritas no Edital.

As bancas de Verificação Fenotípica atuarão de forma remota, reunindo-se por meio de plataforma de web conferência. A emissão do parecer pelo deferimento ou pelo indeferimento do termo de autodeclaração étnico-racial do candidato será realizada mediante a apresentação online dos candidatos às bancas de Verificação Fenotípica, na qual será convocado conforme regramentos do Edital.

Haverá período de recursos, conforme informado em Edital.

Prazo de Matrículas e Documentação necessária

As matrículas serão realizadas de forma remota de 01 a 05/12 de 2023, pelo e-mail indicado no Anexo I, ou presencial nos dias 04/12 e 05/12 de 2023, no endereço e horário indicados no Anexo I.

O candidato convocado que optar em fazer sua matrícula de forma presencial deverá se dirigir a Coordenadoria do Curso para o qual foi convocado (endereço e horário constante no Anexo I), munido de cópia e original dos documentos indicados no Edital.

O candidato que optar em fazer sua matrícula de forma remota deverá encaminhar ao e-mail da
Coordenadoria do Curso, indicado no Anexo I, os seguintes documentos:
a) “Requerimento de Matrícula Inicial – PROCESSO SELETIVO 2024” (Anexo III, também disponível no link), preenchido (à mão ou digitado) e assinado.

b) Cópia dos documentos relacionados no item 4.1, preferencialmente digitalizadas em formato pdf e arquivo único na ordem indicada; Obs.: Na primeira semana de aula o aluno deverá apresentar cópia e original dos documentos na Coordenadoria do Curso para autenticação pelo responsável pela matrícula.

A matrícula poderá ser efetuada pelo candidato ou por terceiro, com procuração simples (Anexo II).

a) Cópia legível do CPF, caso não conste no RG.
b) Cópia legível do RG (frente e verso) ou documento oficial de identificação com foto.
b.1. Candidato/a estrangeiro deverá apresentar cópia legível do documento de identidade
para estrangeiro, válido à data do registro; uma fotografia 3x4 recente; cópia legível da
certidão de registro civil de nascimento ou casamento; cópia legível do documento que
comprove a conclusão de escolaridade do ensino médio ou superior no Brasil ou
declaração de processo de equivalência de estudos realizados no exterior, concedida pelo
órgão competente. Todos os documentos traduzidos para a Língua Portuguesa.
c) Cópia legível do histórico escolar do Ensino Médio ou curso equivalente, integralmente
em Escola Pública;

Obs.: O histórico escolar poderá, excepcionalmente, ser substituído para efeito de registro, de comprovante de conclusão do Ensino Médio, expedido pelo estabelecimento de ensino respectivo, devendo, o/a candidato/a apresentar o referido documento no prazo máximo de 90 (noventa) dias consecutivos, sob pena de nulidade da matrícula.
d) Autodeclaração de pessoa negra de cor preta ou parda, conforme modelo da UEMS (Anexo
IV)
e) Cópia legível da certidão de nascimento/casamento.
f) Cópia legível do título de eleitor* (frente e verso) ou, no caso de e-título print da tela.
* Obrigatório para os candidatos com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com
16 ou 17 anos.
g) Certidão de quitação eleitoral (expedida no site https://www.tse.jus.br/).
h) Cópia legível de documento militar (frente e verso) para maior de dezoito anos, se do sexo masculino ou Certificado de dispensa de incorporação emitido via GOV.BR. Obs.: Documento facultativo para candidato indígena. Dispensado para brasileiros amparados pelo Art. 74 da Lei 4.375/64, combinado com o Art. 1705.
i) Uma foto 3X4.

Após os processos constantes no Cronograma do Edital nº 039/2023/DRA/UEMS, as datas de matrícula deste Edital ocorrerão: de 01 a 05/12, de forma remota; e de 04 e 05/12 de forma presencial. Os candidatos devem, obrigatoriamente, acessar o respectivo Edital para mais informações.

Quaisquer dúvidas e informações suplementares poderão ser respondidas pela Coordenadoria do Curso de Graduação, no endereço de e-mail constante do Anexo I, pela Divisão de Ingresso Discente ( dind@uems.br ) ou pela Diretoria de Registro Acadêmico ( dra@uems.br ).