Nos dias 29 e 30 de outubro de 2024, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Aquidauana, recebeu uma comitiva de pesquisadores, estudantes e servidor técnico da Universidad de La Guajira e da Universidad del Atlántico, da Colômbia. Acompanharam essa comitiva a Profa. Dra. Agnes Iara Domingos Moraes e a Me. Mônica de Fátima Berno, integrantes da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).
A visita foi um Encontro Internacional de Saberes que, possibilitou uma convergência entre tradições culturais, vivências indígenas e reflexões acadêmicas internacionais. A programação promoveu atividades na Aldeia Limão Verde, onde os participantes puderam mergulhar nas tradições dos povos originários com destaque para as conexões entre as comunidades locais e globais. Também houve passeio no Morro do Paxixi.
Foi um momento de reflexão sobre a preservação cultural e a interação entre diferentes povos. A Profa. Dra. Agnes Moraes, destacou a pluralidade de vivências proporcionadas pelo evento. “A visita à Comunidade Indígena Limão Verde e ao Morro do Paxixi facilitou os intercâmbios linguísticos em Aquidauana, seja pelo diálogo nas línguas originárias de um indígena Wayuu (Colômbia) e de um indígena Terena (Brasil), seja pelo diálogo, com mediação dos intérpretes, entre dois estudantes surdos, que utilizaram as respectivas línguas, quais sejam, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Colombiana (LSC)", afirmou.
Aconteceu ainda, um diálogo acadêmico, com uma mesa-redonda que trouxe reflexões sobre direitos indígenas, dinâmicas de famílias Wayuu, competências socioemocionais e educação inclusiva. A Profa. Dra. Fabiana Sterza reforçou a relevância da troca de experiências culturais e científicas. “Fomos agraciados com a apresentação de trabalhos desenvolvidos por eles em comunidades indígenas, assim como eles tiveram a oportunidade de visitar uma aldeia local”, concluiu.