UEMS Aquidauana: Startup Pantabio e Secretaria de Produção fazem visita técnica aos produtores do Indaiá IV

UEMS Aquidauana: Startup Pantabio e Secretaria de Produção fazem visita técnica aos produtores do Indaiá IV

UEMS Aquidauana: Startup Pantabio e Secretaria de Produção fazem visita técnica aos produtores do Indaiá IV

A parceria visa implementar programas de capacitação para os agricultores da região

AQUIDAUANA
Por: Katiuscia Fernandes DCS UEMS CG

28/11/2024 11:09

Resultado de uma parceria entre a Startup Pantabio, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria de Produção, foi realizada no último dia 21, uma visita técnica aos produtores de abacaxi e hortas, do Assentamento Indaiá IV, Aquidauana.

 

Recentemente, a Pantabio firmou uma parceria a Secretaria de Produção, visando implementar programas de capacitação para os agricultores da região. Essa colaboração tem como objetivo disseminar conhecimentos sobre o uso do Trichoderma e outras práticas sustentáveis que podem potencializar a produtividade do abacaxi e outros produtos.


Na última visita realizada no dia 08, a equipe fez um questionário para identificar os problemas de solo e, também, a coleta de material e retirada de plantas para pesquisa. Já nesta última visita retornaram para verificar a evolução da aplicação do bioagente, que tem se mostrado eficaz no crescimento da plantação e aumento da produtividade.

 

De acordo com o Secretário de Produção do município de Aquidauana, Cipriano Mendes, a ideia é promover uma agricultura mais sustentável. “Estamos ajudando os agricultores a integrar esses bioagentes em suas práticas diárias, promovendo uma agricultura mais sustentável. Além disso, a parceria busca estimular a economia local, incentivando a produção de alimentos de qualidade e a utilização de tecnologias que respeitam o meio ambiente”, afirmou.

 

Com a ação conjunta, espera-se não apenas um aumento na produtividade das plantações, mas também uma conscientização sobre a importância da biodiversidade e do uso de soluções biológicas na agricultura.

 

 

O sócio fundador da Startup Pantabio – Professor Dr. Tiago Calves a busca é não só por mais sustentabilidade, mas também segurança. “Estamos montando um protocolo de manejo de doenças e pragas, para melhorar a produção, ser mais sustentável e com mais segurança. Acredito que seguindo o plano, em 6 meses vamos ter um upgrade na produção. Então estamos levando assistência, inovação para agricultura familiar”, disse.

 

Pantabio

A Pantabio é uma Startup que foca no melhoramento das práticas agrícolas por meio do uso de Trichoderma, um fungo benéfico que atua como bioagente no solo.

 

Com colaboração da Imprensa Prefeitura de Aquidauana