A Coordenação do Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) estabeleceu duas importantes parcerias, que resultarão em pesquisas de fluxo turístico em dois grandes eventos da Capital Campo Grande.
A primeira, com a Associação de Feirantes da Feira Central, prevê o desenvolvimento da atividade durante todos os dias do 17º Festival do Sobá, que acontece de 07 a 11 de agosto. O evento, que é anual, celebra o sobá como patrimônio cultural imaterial de Campo Grande e promete ser uma verdadeira festa da cultura e gastronomia local.
Já a segunda, com a Associação de Pequenos Produtores Rurais da Furnas de Dionísio, prevê a realização da mesma pesquisa, porém durante o 10º Festival da Rapadura da Comunidade Quilombola de Furnas de Dionísio, no dia 09 de agosto.
Para a coordenadora do Curso, professora Dra. Débora Fittipaldi, este tipo de parceria é de fundamental relevância não só para os acadêmicos, como objeto de estudo, mas também para os organizadores destes grandes eventos. Segundo ela a partir dos dados coletados é possível, por exemplo, concorrer a editais para o setor. “Esses números mostram a relevância do evento e como ele foi capaz de movimentar a economia local”, acrescenta a professora.
Festival do Sobá
A abertura oficial do festival, no dia 7 de agosto, será marcada pelo show de Dany Cristinne e o desfile da fanfarra da EM Padre Thomaz Ghirardelli. Às 20h30, o público poderá assistir ao grande show nacional de Cezar e Paulinho, com seus sucessos que atravessam gerações. Nos dias seguintes, a programação continuará com uma variedade de atrações para todos os gostos.
Alguns dos destaques do Festival são a Exposição de Orquídeas e Flores: Um espetáculo de cores e aromas que encanta os visitantes; Espaços Temáticos como Espaço Donas do Negócio (SICREDI), Feira MADE IN PANTANAL (SEBRAE), e Parada Nerd, com concurso de cosplay. Painéis e Oficinas: Debates sobre o sobá como patrimônio imaterial e oficinas de manejo, cuidados e replantio de orquídeas ministradas por especialistas, além de atrações Musicais e Culturais.
Festival da Rapadura
A 10º edição do Festival de Rapadura acontece entre os dias 9 e 11 de agosto, com entrada gratuita, na Comunidade Quilombola de Furnas do Dionísio, localizada em Jaraguari, a 44 quilômetros de Campo Grande.
A programação tem início na sexta-feira, 9 de agosto, às 18h, com feira cultural. Às 19h30, terá cerimônia em homenagem aos 10 anos de festival, e às 21h tem show de Maria Cecília e Rodolfo.
Estão programadas ainda apresentações culturais, mesa quilombola, show gospel com o cantor Jonathan Cordeiro, e show musical de Tonho Cordeiro e Grupo Carandá, e participação especial de Erick Cordeiro, bailão com os Grupos Uirapuru, Jeitão Pantaneiro e Grupo Zingaro, além do Grupo de pagode Sarará Kriolo.