UEMS/CG: No mês indígena, cursos de Teatro e Dança trabalham performances culturais com Mestres das etnias Guarani-Nãndeva e Terena

UEMS/CG: No mês indígena, cursos de Teatro e Dança trabalham performances culturais com Mestres das etnias Guarani-Nãndeva e Terena

UEMS/CG: No mês indígena, cursos de Teatro e Dança trabalham performances culturais com Mestres das etnias Guarani-Nãndeva e Terena

Ação ocorre em Abril e visa promover inclusão identitária por meio de Projeto com apoio do CEPERSI

CAMPO GRANDE
Por: Rubens Urue

08/04/2025 08:28

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade Universitária de Campo Grande - Santo Amaro recebe neste mês de abril mestres indígenas das etnias Guarani-Nãndeva e Terena dentro do Projeto “Poéticas Afro-Ameríndias no Ensino Superior". As visitas interculturais ocorrem nas seguintes datas: os Mestres Guarani-Nãndeva estarão na Unidade da UEMS/Campo Grande em 14 e 15, e os Mestres Terena nos dias 28 e 29 deste mês.

O projeto foi contemplado pelo edital CNPq/MCTI No 10/2023, sendo realizado em parceria com a UFG (Universidade Federal de Goiás) e com a UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e tem o apoio do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Rede de Saberes Indígenas - CEPERSI.

"O objetivo da proposta é de superar a ausência histórica de saberes afro-brasileiros e indígenas no ensino superior, reconhecendo a importância desses conhecimentos para construção de novos paradigmas para a educação e para as artes", informa a coordenadora do projeto, Gabriela Salvador.

A dinâmica do projeto problematiza a necessidade de propor a efetivação da inserção epistêmica afro-brasileira e indígena, como forma de superação do racismo epistemológico e de promoção de justiça sociocognitiva, relata Gabriela.

"Assim, os cursos que participam do projeto receberão Mestres indígenas das duas mencionadas que irão ministra aulas sobre suas respectivas culturas, seus saberes e suas danças, em um movimento contra colonial, promovendo a inclusão
epistemológica desses saberes no ensino superior de Dança e Teatro", conclui a docente da UEMS.

A partir dessa ação a ampliação do arcabouço teórico e prático relativo às artes, à dança e às performances culturais, com atenção a questões relacionadas a corpo, cena, identidade, diversidade, espiritualidade e meio-ambiente.