UEMS/CG: Professores do NuPeQ falam sobre quadrinhos para estudantes de escola pública na capital

Por:Lucinéia Ramos 22/05/2024 09:46

Na tarde de segunda-feira (20), integrantes do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ), realizaram palestra para estudantes do Ensino Normal Médio – Habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os alunos são da Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes.

Os professores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Profº Dr. Nataniel Gomes e a Profª Mestre Flávia Cavalcanti Gonçalves, enfatizaram as características dos quadrinhos, sua importância e como realizar a leitura dos quadrinhos – tanto do texto quanto a imagem. As duas turmas eram formadas por mulheres, com idades entre 25 e 60 anos, sendo que cerca de 80% já trabalham como Assistentes de Educação em Escolas de Educação Infantil – estão concluindo o curso.

De acordo com Flávia, a maioria das alunas gostam de ler quadrinhos, outras despertaram o interesse por esse tipo de leitura com a palestra. Além dos famosos gibis, as estudantes também conheceram as tiras e outros formatos de HQ. Ela acrescentou que, essa atividade “pode incentivar a leitura e o uso em sala de aula”.

A atividade foi uma maneira de capacitar futuros professores para a leitura dos quadrinhos, a convite da Escola o NuPeQ ofereceu a palestra e contribuiu com os profissionais da educação, afirmou o professor Nataniel.