UEMS CG: Projetos do PIBID e PRP, vinculados ao Curso de Geografia Licenciatura são apresentados em exposição

Geografia

CAMPO GRANDE
Por:Katiuscia Fernandes DCS UEMS CG 01/04/2024 09:43

No último mês de março de 2024, a Unidade Universitária de Campo Grande, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), sediou a exposição dos trabalhos resultantes dos programas Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculados ao curso de Geografia Licenciatura.

Na oportunidade, a comunidade acadêmica dos períodos vespertino e noturno tiveram a chance de conhecer os resultados das atividades desenvolvidas durante os últimos 18 meses, fazendo questionamentos aos expositores e aos demais integrantes. Para o Prof. Airton Aredes, dos cursos de Geografia e Turismo, a atividade é uma forma de divulgar os projetos e atividades desenvolvidas e ainda incentivar os outros discentes a participarem dos próximos editais dos dois programas.

Ainda durante a exposição o Coordenador do Curso de Geografia Licenciatura, Professor Paulo Fernando Jurado da Silva, destacou a importância dos projetos para a melhoria da qualidade da formação de professores e da importância da interação entre a universidade e a escola pública.

Na ocasião além dos alunos residentes, os preceptores Professor Alan de Oliveira Quadros da E. E. General Malan, Professoras Ana Flávia Alexandre e Mirella Lacerda Teixeira de Souza, da E. E. Joaquim Murtinho, o docente orientador da UEMS, Professor Airton Aredes. vinculados ao PIBID estiveram presentes.

Alunos Pibidianos e o Coordenador de Área do PIBID da Geografia, o Professor Rafael Oliveira Fonseca, representando o também coordenador de área Prof. Walter Guedes da Silva e as professoras supervisoras que atuaram com os pibidianos nas Escolas Estaduais Hércules Maymone, Maria Constança Barros Machado e Sebastião Santana de Oliveira também participaram da atividade.

PRP e PIBID

Segundo a CAPES, o Programa Residência Pedagógica (PRP) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) são programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cuja finalidade é fomentar projetos institucionais de residência pedagógica e iniciação à docência, implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura, valorização do magistério e melhoria da qualidade da educação básica, além do estreitamento da relação entre instituições de ensino superior e escolas públicas.